Van Der Graaf Generator: homenagem de Amyr Cantusio Jr.
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 21 de setembro de 2008
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O músico e compositor paulista AMYR CANTUSIO JR gravou recentemente uma homenagem à grande banda britânica de rock progressivo Van Der Graaf Generator. A partir da gravação original da faixa "Lizard Play" do álbum "The Quiet Zone" de 1978, AMYR CANTUSIO JR fez novos arranjos de teclados inserindo órgão e atmosferas bem ao estilo do velho Van Der Graaf.
O VAN DER GRAAF GENERATOR é uma das principais influencias de AMYR CANTUSIO JR que faz questão de esclarecer que esse tributo não tem nenhum fim lucrativo. Segundo Amyr, seu único objetivo foi simplesmente registrar sua admiração pela banda liderada pelo introspectivo Peter Hammill.
"Sou fã absoluto da banda", confessa Amyr. "Curti muito fazer estes arranjos e espero que o Peter Hammill ouça algum dia e goste. Eu ficaria muito feliz. Aqui não se trata em absoluto de comércio, plágio ou afins, já que a música é original do disco e eu só fiz arranjos para os teclados. Aliás, esse álbum do Graaf, o "The Quiet Zone", não têm teclados. Gravaram este álbum do Van Der Graaf Generator o líder Peter Hammil (vocais e guitarras), Nic Portter (baixo), Graham Smith (violino) e Guy Evans (bateria). Sugiro que as pessoas ouçam as versões com e sem teclados e comparem".
Para ouvir a música acesse o Myspace do músico: www.myspace.com/projectalpha3
AMYR CANTUSIO JR é multi-instrumentista, compositor, teósofo, psicanalista ambiental e historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp. Ele é considerado um dos principais músicos do rock progressivo brasileiro, embora sempre tenha permanecido como um artista "cult". Com mais de 30 anos de carreira liderando o projeto Alpha III, sua discografia inclui 20 Cds e sete LPs lançados no Brasil, Estados Unidos e Itália. Reconhecido internacionalmente, ele ganhou o prêmio de melhor tecladista do mundo em vários festivais ao redor do mundo: Espanha e Japão em 1986, Canadá em 1991 (Festival de Música Eletrônica Internacional); Itália em 1999 e Green Dolphin Third Anual International Critics and Musicians Poll, na Escandinávia e Holanda. Também foi premiado com a Medalha Carlos Gomes (Câmara de Vereadores de Campinas/SP) pelo primeiro lugar como arranjador e compositor do Projeto Guarani, em 1974. Desde 1995 Cantusio desenvolve projetos de Música New Age, World Music e ritmos árabes e hindus com instrumentos típicos regionais da área do Oriente Médio e Índia, história e filosofia no Espaço Cultural Lince Negro, especializado em Dança do Ventre e suas modalidades folclóricas (localizado em Campinas/SP).
Paralelamente a música, Cantusio é professor de filosofia oriental, monge e mestre espiritual tendo estudado profundamente e se iniciado em várias ordens, doutrinas e filosofias.
Mais recentemente, AMYR CANTUSIO JR esteve envolvido em vários trabalhos musicais distintos como o projeto eletrônico Gothik Kamasutra (em parceria com Edgar Franco), The Dusk Of Universe (projeto solo eletrônico/medieval), Procyon X (projeto solo eletrônico com sequencers), Andromeda (eletrônico sinfônico com piano acústico e sintetizadores), Elemental (álbum duplo de música psicodélica kraut gravado em parceria com Marcelo Diniz), Assakaze (projeto de música oriental gravado em parceria com o flautista Marcio Valério) e o Ishtar (projeto folk com sitars, tablas, sintetizadores, shenai, flautas e derback calcado diretamente na música árabe, hindu e egípcia). Todos os trabalhos de Cantusio estão a disposição do público para venda através dos e-mails [email protected] e [email protected].
Antenado às novas tendências do mercado, o músico também disponibilizou recentemente para download gratuito uma coletânea virtual com 14 faixas de seu legendário projeto Alpha III. Para baixar, acesse este link.
Mais Informações:
www.myspace.com/projectalpha3
http://br.geocities.com/amyr_alpha3
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Vocalista Silje Wergeland anuncia saída do The Gathering
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Legião Urbana: a versão de Renato Rocha sobre a sua saída
Max Cavalera e o vergonhoso incidente que o fez deixar de usar drogas e beber
A banda que marcou os anos noventa e que, para James Hetfield, salvou a música

Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne
O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Namore um cara que goste de Metal
Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais



