Radiohead: sucesso financeiro dos downloads de "In Rainbows"
Por Luciana C. D.
Fonte: NME.com
Postado em 16 de outubro de 2008
As estatísticas por trás da liberação "pague-quanto-quiser" do álbum "In Rainbows", do RADIOHEAD, lançado em 10 de outubro do ano passado na internet, foram reveladas no dia 15 de outubro de 2008. De acordo com relatos, a maioria dos fãs optou por não pagar ao baixar o álbum. Contudo, "In Rainbows" rendeu mais antes de ser oficialmente lançado do que as vendas do álbum anterior da banda, "Hail To The Thief".
Jane Dyball, responsável pelos negócios na Warner Chapell (empresa que supervisionou o lançamento de "In Rainbows") se recusou a revelar o preço médio pago por pessoas que baixaram o álbum. Dyball explicou que a Warner Chapell e a administração do RADIOHEAD monitoraram o preço diário e estavam preparados para cancelar o download caso a renda fosse muito baixa.
Mas o download do álbum ficou disponível por três meses e depois de lançado "fisicamente" atingiu o primeiro lugar nas paradas inglesas e americanas.
Pesquisas indicaram que muitos dos fãs fizeram o download do álbum através do BitTorrent, mas isso antes do lançamento.
A banda vendeu 100 mil cópias do box set de "In Rainbows", que contém faixas bônus que não são encontradas na versão do download ou no lançamento do CD.
Por fim, a Warner Chapell concluiu que o novo estilo de lançamento foi um "sucesso financeiro", mas não revelou se há planos para algo similar no futuro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps