AC/DC e Metallica: entre os álbuns mais vendidos de 2008

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Zambarda de Araújo, Fonte: Billboard, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 01/01/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A matéria abaixo foi publicada na Billboard:

4610 acessosMetallica: Lars Ulrich lamenta a morte de Chester Bennington5000 acessosThe Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho

O álbum "Tha Carter II" do rapper Lil Wayne (Cash Money/Universal) está disparado no topo de vendas de 2008, com 2.88 milhões de cópias vendidas, de acordo com a Nielsen SoundScan. No entanto, é a primeira vez que o disco mais vendido do ano vendeu menos de três milhões de exemplares, desde que a Nielsen SoundScan começou a contabilizar as vendas em 1991.

Coldplay está em um distante segundo lugar, com "Viva La Vida or Death and All His Friends" (Capitol) e suas 2.15 milhões de cópias, seguida pelo álbum recém-lançado de Taylor Swift, "Fearless" (Big Machine) com 2.11 milhões. O debut "Swift" é o número 6 nas paradas de final de ano, com 1.6 milhões.

Kid Rock coroa o final do ano no quarto lugar com "Rock N Roll Jesus", que vendeu mais de 2 milhões. O release da Atlantic não estava disponível no iTunes, portanto estas são as vendas físicas do disco.

AC/DC, em seu acordo de exclusividade com o Wal-Mart do álbum "Black Ice" (Columbia), vendeu 1.92 milhões de cópias e está no quinto lugar do ranking desse ano. Também não teve auxílio de vendas digitais. O "Death Magnetic" do Metallica (Warner Bros.) ficou no sétimo lugar com 1.57 milhões, seguido pelo "Paper Trail" do T.I. (Grand Hustle/Atlantic), número 8 com 1.52 milhões.

"Sleep Through the Static", de Jack Johnson (Brushfire/ Universal), é o nono lugar com 1.5 milhões, enquanto "I Am... Sasha Fierce" de Beyonce (Music World/Columbia) está caindo fora do Top 10 com apenas 1.46 milhões.

2008 teve 428.4 milhões de álbums vendidos, caindo 14.4% comparando a 500.5 milhões de 2007. Downloads digitais de álbuns contabilizaram 65.79 milhões das vendas neste ano, ou 15.4% de todo o mercado de modo geral. Em 2007, álbuns digitais venderam 50.01 milhões, representando 10% de todo o mercado.

Curiosamente, CDs físicos contaram apenas 360.6 milhões de álbums neste ano (84% do mercado), comparado com 449.18 milhões do último ano (90% de todas as vendas).

Esse ano também teve um recorde de vendas de LPs, com aproximadamente 1.9 milhões -- mais do que em qualquer outro ano desde quando a Nielsen SoundScan começou a contabilizar os dados, em 1991. É a primeira vez na indústria que se vendeu 1 milhão de vinis em um ano todo desde 2004, quando 1.2 milhões foram vendidos. O LP mais vendido de 2008 foi o "In Rainbows" do Radiohead, com 26 mil exemplares.

Enquanto isso, as vendas online continuam a crescer, com 2008 sendo o primeiro ano a contabilizar mais de 1 bilhão de faixas vendidas. Ao todo, 1.07 bilhão de músicas foram vendidas, mais de 26.7% comparado aos 844 milhões de 2007. O topo de vendas de músicas nesse ano foi "Bleeding Love" de Leona Lewis, com 3.37 milhões.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MetallicaMetallica
Lars Ulrich lamenta a morte de Chester Bennington

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
James Hetfield e Miguel Falabella

Joey JordisonJoey Jordison
"Nunca serei tão bom quanto Lars Ulrich"

Jason NewstedJason Newsted
Criticando bandas que cobram para encontrar os fãs

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "AC/DC"0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

The SimpsonsThe Simpsons
10 melhores aparições de roqueiros

The OsbournesThe Osbournes
Sharon conta como Ozzy tentou assassiná-la

Em 21/08/1989Em 21/08/1989
Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte

5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"5000 acessosGaleria - Tatuagens em homenagem ao Iron Maiden (I)5000 acessosSlipknot: "pastor" detecta mensagens subliminares nas capas5000 acessosIron Maiden: "Eddie precisa de um quiroprático"5000 acessosThe Voice Brasil: candidato arrebenta com Queen e vai pra final5000 acessosHistória do Rock

Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.

Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online