Downloads ilegais: artistas britânicos defendem os usuários

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara, Fonte: NME, Tradução
Enviar Correções  

Músicos incluindo Billy Bragg, Ed O'Brien (RADIOHEAD) e Dave Rowntree (BLUR) disseram que os fãs não podem ser processados pelos downloads ilegais na internet.

CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não é

Humor: O dia em que Steve Vai foi humilhado por Chimbinha

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A declaração veio quando alguns dos mais conhecidos artistas britânicos apareceram juntos no Featured Artistas Coalition (FAC), no clube londrino Heaven na noite do dia 11 de março.

O encontro foi feito para discutir o direito dos artistas na indústria da música.

No total, 140 dos mais conhecidos músicos britânicos são membros do FAC. Os presentes na noite do último encontro incluíram Kate Nash, Robbie Williams, Mick Jones e White Lies.

Falando após o encontro, Bragg contou ao jornal The Independent que a maioria dos artistas do FAC votou contra penalizar os fãs que fazem downloads ilegais.

"O que eu disse no encontro foi que a indústria discográfica na Grã-Bretanha ainda está marginalizando nosso público pelos downloads ilegais de MP3", disse Bragg.

"Se nós seguirmos o mesmo caminho da indústria da música, nós não estaremos fazendo nada além de ser parte de um esforço protecionista. É como tentar botar pasta de dente de volta no tubo. Os artistas deveriam ter seus próprios direitos de quanto suas músicas podem ser usadas de graça ou quando elas devem ser pagas".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bragg adicionou que o FAC planeja levar suas visões para Lord Carter, que recomendou no Digital Britain (publicado em Janeiro) que as pessoas que fazem downloads ilegais deveriam ser processadas em côrtes civis.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos diretores do FAC é o baterista do BLUR, Dave Rowntree. Em uma declaração após o encontro, ele disse que a revolução digital fornece tanto aos artistas quanto aos fãs uma "oportunidade fantástica" para fazer a diferença.

publicidade

"Conforme esta revolução ganha velocidade, o FAC deve aproveitar a iniciativa", disse ele. "Nós estamos procurando forjar um novo acordo, construir com clareza, com nossos fãs, a indústria musical e os governos".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rowntree também comentou sobre a disputa entre o YouTube e a PRS sobre como os artistas deveriam ser pagos quando seus vídeos são acessados.

"A disputa entre o YouTube e a PRS é o exemplo mais recente de como a indústria musical está mudando. Nunca houve uma necessidade maior por uma voz coletiva dos artistas, que geram 95% dos lucros da indústria, que seja ouvida de maneira justa".

Os artistas que dão suporte à campanha do FAC são:

Billy Bragg
Boilerhouse Boys
Chrissie Hynde
Craig David
David Gilmour
Gang Of Four
Iron Maiden
Jazzie B
Jools Holland
Kaiser Chiefs
Kate Nash
Klaxons
Mick Jones
Radiohead
Richard Ashcroft
Robbie Williams
Sia Furler
Soul II Soul
Stephen Duffy
The Cribs
The Verve
Travis
Wet Wet Wet
White Lies




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pirataria: Os 20 álbuns mais baixados ilegalmente no Reino UnidoPirataria
Os 20 álbuns mais baixados ilegalmente no Reino Unido

Mike Portnoy: eu baixo músicas o tempo todoMike Portnoy
"eu baixo músicas o tempo todo"


CD vs Vinil: não diga que o som do vinil é melhor - porque não éCD vs Vinil
Não diga que o som do vinil é melhor - porque não é

Humor: O dia em que Steve Vai foi humilhado por ChimbinhaHumor
O dia em que Steve Vai foi humilhado por Chimbinha


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336