Morre guitarrista Bob Bogle, da banda Ventures
Por Victor Seiler
Fonte: Nightwatcher
Postado em 19 de junho de 2009
Bob Bogle, guitarrista do THE VENTURES, cuja obra acerca de hits instrumentais como "Walk - Don't Run" e "Havaii Five-O" influenciou inúmeras bandas, morreu no domingo em Vancouver, Washington, aos 75 anos de idade.
A causa foi um Linfoma Não-Hodgkin, de acordo com Don Wilson, que fundou o Ventures com Bogle nos anos 50.
Durante sua longa carreira, os Ventures venderam mais de 100 milhões de álbuns no mundo inteiro. Eles são creditados como tendo tido forte influência no gênero surf music, e são conhecidos como "A Banda que Lançou Mil Bandas".
Eddie Van Halen, no ano passado, disse à revista Rolling Stone que a musica "Pipeline", do The Ventures, está entre as primeiras que ele aprendeu a tocar na guitarra. "The Ventures In Space", por causa de seus efeitos que simulam sons espaciais, foi considerado uma influência para a geração psicodélica de São Francisco no final dos anos 60, sendo tambem citado como favorita por Keith Moon, do The Who.
Eles também são creditados pelo The All Music Guide To Rock por darem início à formulação do álbum conceitual.
A banda se tornou uma das mais influentes bandas baseadas em guitarras de sua era, e foi indicada ao Rock and Roll Hall Of Fame em 2008. "['Walk, Don't Run'] iniciou um movimento completamente novo no rock & roll. Seu som tornou-se 'surf music' e sua audácia habilitou guitarristas em todos os lugares," disse John Fogerty (CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL) durante seu discurso na cerimônia de indicação.
Bogle combateu sua doença com dignidade, disse Wilson. "Seus médicos deram-lhe 10 anos de vida, e ele viveu 12. Os ultimos dois anos foram realmente difíceis. Ao menos ele viveu para saber que os Ventures foram indicados ao Rock and Roll Hall of Fame".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O ícone do rock nacional dos anos 00 que acordou do coma de dois meses falando espanhol
Família de Joey Jordison compartilha primeiro desenho do "S" tribal do Slipknot
A condição hilária que Blitz impôs para aceitar baterista que era feio e careca
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"

Pye Dubois, letrista que colaborou com o Rush em "Tom Sawyer", morre aos 77 anos
Morre aos 79 anos Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo
Chad Gilbert, guitarrista do New Found Glory, morre aos 45 anos
Cheetah Chrome, guitarrista do Dead Boys, morre aos 71 anos
Billy Joel lamenta morte de Jon Small, parceiro do início da carreira
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS
Em 02/02/1979: Sid Vicious, o lendário baixista do Sex Pistols, morre de overdose



