Collector's Room: 10 discos essenciais do Metal brasileiro
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 19 de junho de 2009
Desde seus primórdios o rock pesado brasileiro sofreu muito preconceito, sendo muitas vezes deixado de lado pela grande mídia e discriminado pela sociedade de uma forma geral como música para vagabundos ou drogados. Por via disso, tanto os músicos e como os fãs tiveram que se unir para organizar e promover seus próprios shows, editar zines, enfim, formar uma espécie de cena onde poderiam se expressar e trocar informações com pessoas com a mesma linha de pensamento. Após a realização da primeira edição do Rock in Rio no ano de 1985 o heavy metal ganhou de fato mais força em nosso país, com novas bandas, uma mídia cada vez mais especializada e selos dedicados à música pesada.
Hoje, com a mídia especializada, a internet e outros meios de comunicação, tudo está muito mais fácil para os fãs, que atualmente tem acesso a informações de grupos que em outros tempos não teriam a mesma oportunidade. Mas sem essa união que houve no início esta forte cena brasileira talvez hoje nem existisse.
Além do país ter inúmeras bandas excelentes, que vão desde Os Mutantes, Made in Brazil e outras ainda dos anos setenta, hoje ainda temos grupos excepcionais em todas as vertentes do heavy metal e também espalhadas por todo o território nacional, onde podemos citar os thrashers do Claustrofobia e do Violator como dois ótimos exemplos da nova geração.
Também tivemos projetos memoráveis, como a metal opera William Shakespeare’s Hamlet, lançada pela Die Hard e que surpreendeu ao narrar a obra do autor ao som das mais diversas bandas, como Tuatha de Danann, Crusader, Torture Squad, Nervochaos, Imago Mortis, entre outras.
O público brasileiro é outro show à parte e deve ser comentado, pois a maioria das grandes bandas do metal mundial curtem muito tocar por aqui, algumas ainda gravando álbuns ao vivo em nossos shows, como por exemplo os excelentes trabalhos do Iron Maiden e Scream For Me Brazil, disco solo de Bruce Dickinson, só para citar alguns exemplos.
A lista não é para ser encarada como definitiva, pois são muitos os nomes que gravaram ótimos discos, mas sim um pequeno exemplo de alguns álbuns que considero bons e importantes para o heavy metal brasileiro e que marcaram esta cena de alguma forma. E cá entre nós, não foi nada fácil escolher apenas dez álbuns.
Clique no link abaixo, confira os dez discos essenciais do metal brazuca e dê a sua opinião sobre as nossas escolhas!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Tarja Turunen elege primeiro disco do Nightwish como o pior que já gravou
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Guitarrista comenta possibilidade de o Soundgarden fazer shows com vocalista convidado
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
O que levou a Legião Urbana a expulsar o baixista Renato Rocha em 1989?
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore

Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
Joe Satriani revela o guitarrista que ele ouve e diz: "Eu jamais alcançarei isso!"
Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"



