Kid Vinil: "Neil Young ainda dita as regras da música folk"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 27 de agosto de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito de Neil Young. Confira abaixo um trecho do artigo.
"No dia 12 de novembro Neil Young completará seus 64 anos e, assim como Dylan, ele continua na vanguarda da música folk.
Há quarenta anos esse canadense se apresentava em Woodstock ao lado do supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young. Durante a apresentação, eles dissseram que essa era a segunda vez que o grupo subia em um palco para se apresentarem juntos e ao vivo. Neil Young já vinha de experiências anteriores com o Buffalo Springfield antes de ser convidado para integrar o CSN&Y. Todos ali tinham um respeitável passado, David Brosby foi dos Byrds, Stephen Stills também integrou o Buffalo Springfield e Graham Nash foi dos Hollies. O mais interessante é que passados mais de 40 anos, todas essas bandas continuam sendo altamente influentes na música pop atual.
Recentemente, em sua turnê européia, Neil Young teve como uma das bandas de abertura a garotada do Fleet Foxes, um desses novos grupos americanos de música folk, altamente influenciados pelas harmonias vocais de CSN&Y. A maioria das novas bandas americanas e interpretes de folk rock como Bon Iver,The Low Anthem e Dexateens, por exemplo, citam Neil Young como uma referência.
Voltando no tempo, no final dos anos 80, quando apareceu o estilo "grunge" lá em Seattle, Neil Young mais uma vez foi proclamado o herói do gênero e também do "indie noise" dos anos noventa. Grupos como Pearl Jam, por exemplo, reverenciavam Neil Young e chegaram até a dividir o mesmo palco, com Eddie Vedder e Neil Young interpretando clássicos como "Rockin In The Free World"."
Confira a matéria na íntegra aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps