Kid Vinil: O rock brasileiro que poucos ouviram
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 12 de agosto de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito de bandas brasileiras pouco conhecidas por aqui. Confira um trecho do artigo.
"Não é de hoje que os gringos "pagam pau" para música brasileira. Já vi japoneses na feira de discos da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros (SP), pagando fortunas por discos de bossa nova para venderem no Japão por milhares de yens.
Na Alemanha, existe um selo chamado Shadocks que se especializou em rock psicodélico do mundo inteiro. Do Brasil eles descobriram tesouros enterrados durante anos e que pouca gente conhecia. Visite o site (clique aqui) e dê uma olhada nos lançamentos dos caras. Só obscuridades do mundo inteiro. Há alguns anos eles editam uma série chamada "Love, Peace & Poetry" e um dos volumes dessa coleção é dedicado à psicodelia brasileira. Olha só as bandas que aparecem nesse disco:
O Bando
Os Brazões
A Bolha
Liverpool
Bango
The Buttons
Assim Assado
O Terço
Spectrum
Modulo 1000
Os Lobos
Sound Factory
Paulo Bagunça
Hugo Filho
Marconi Notaro
Com certeza, muitos dos leitores nunca devem ter ouvido falar da maioria desses grupos. Acho que com exceção do Terço, o restante é para poucos ouvidos.
A mesma gravadora alemã lançou individualmente discos da maioria desses interpretes, o mais recente foi o paraibano Hugo Filho e seu álbum "Paraibô", gravado em 1978 e lançado em edição limitada de 500 LPs na época. Hugo Filho fez parte da banda The Gentlemen, na Paraíba, nos anos 60 e 70 (O LP do The Gentlemen é outra raridade). Conheça e ouça o disco de Hugo Filho, aqui.
Nesse disco solo, Hugo Filho gravou duas músicas de Zé Ramalho. Daí muitos vão me questionar: "mas isso é rock?". Sim, rock brasileiro com influencias de MPB, assim como um dos primeiros trabalhos de Zé Ramalho com o pernambucano Lula Cortes, o álbum duplo "Paêbirú", de 1975. Esse eu considero um dos clássicos mais obscuros da música brasileira. O disco virou uma raridade e foi relançado somente na Alemanha, em edição limitada há alguns anos."
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz
Cheio de humildade, Brian May fala sobre guitarristas que considera melhores que ele
Fotos de Infância: Jon Bon Jovi


Kid Vinil: cantor lutou pela vida e ficou mais de um mês internado



