Andreas Kisser: "a guitarra baiana, a guitarra do Brasil"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Emanuel Seagal, Fonte: Yahoo Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 05/10/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre a guitarra baiana. Confira abaixo alguns trechos do artigo.

796 acessosSepultura: mais datas e trailer da turnê europeia5000 acessosMustaine: "tive momentos difíceis por me assumir cristão"

"O Brasil é reconhecido no mundo todo como um país musical. Nosso povo é naturalmente musical e o Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo. Esta festa grandiosa inspirou a criação de um instrumento genuinamente brasileiro, a guitarra baiana.

Conta a história que os baianos Dodo e Osmar, os inventores do Trio Elétrico, foram também os inventores da guitarra baiana. Em meados da década de 40, depois de assistir ao show do guitarrista carioca Benedito Chaves - que usava um violão tradicional com um captador adaptado para amplificar o som - Dodo e Osmar começaram a fazer testes com um braço de cavaquinho, em cima de um pedaço comprido de Jacarandá, um captador caseiro e quatro cordas afinadas ao modo do bandolin, ou seja, em quintas (Sol, Ré, Lá, Mi). Este primeiro protótipo foi chamado de pau-elétrico ou cavaquinho elétrico.

O interessante é que nesta mesma época, nos Estados Unidos, outros músicos estavam fazendo experiências similares, como o "Log Guitar", do Les Paul - criador da grande Les Paul da Gibson e o violão com captador que originou a guitarra Fender Stratocaster, de Leo Fender, em 1944. Os irmãos baianos não registraram o seu invento, deixando o crédito somente aos pioneiros da América do Norte e hoje são pouco lembrados como um dos responsáveis pela invenção e evolução da guitarra elétrica.

Leia a matéria na íntegra aqui.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Thrash MetalThrash Metal
Os melhores álbuns de 1983 a 2016

796 acessosSepultura: mais datas e trailer da turnê europeia693 acessosRio Rock City: Quando o vocalista novo dá certo?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sepultura"

SepulturaSepultura
Derrick Green agora é um músico profissional

Adote, não compreAdote, não compre
Quatro músicos unidos por uma causa

Max CavaleraMax Cavalera
Triste ver uma banda tão importante virar uma merda

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "Sepultura"

Dave MustaineDave Mustaine
"Tive momentos difíceis por me assumir cristão!"

Rob HalfordRob Halford
A opinião do cantor sobre o vocal gutural

Floor JansenFloor Jansen
"Eu não sou uma puta arrogante"

5000 acessosSlipknot: não tinha jeito, Joey Jordison precisava cair fora5000 acessosBlink 182: Travis Barker teria sido chamado para o Slayer?5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal5000 acessosMetallica: homem que matou Bin Laden usou faixas em tortura5000 acessosSepultura: Derrick Green não era o cara certo, diz Max Cavalera5000 acessosRock In Rio: Tominaga sempre confunde Metallica com Nirvana

Sobre Emanuel Seagal

Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.

Mais informações sobre Emanuel Seagal

Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online