Kid Vinil: Blues e Rockabilly, tendências fortes no Brasil
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 26 de janeiro de 2010
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre o blues e o rockabilly no Brasil. Confira alguns trechos abaixo.
"O Blues e o rockabilly são duas tendências muito fortes aqui no Brasil, mas sobrevivem sem qualquer apoio da grande mídia. As bandas de blues brasileiras começaram a aparecer definitivamente a partir da década de 80, quando músicos como André Christovam, Nuno Mindelis, Celso Blues Boy e a banda carioca Blues Etilicos ensaiavam os primeiros acordes.
No início dos anos noventa, trabalhei na gravadora Eldorado, que nessa época acabou se tornando a sede do blues brasileiro. Entre os músicos que tiveram recorde de vendas pela gravadora estão André Christovan, que gravou seus principais discos pelo selo, como "Mandinga"(1989) e "Touch Of Glass"(1990), e o grupo Blues Etílicos, que lançou seus álbuns "Água Mineral" e "San-Ho Zay" (1990).
O músico Nuno Mindelis, o angolano radicado no Brasil, também gravou pela Eldorado, em 1996, o álbum "Texas Bound", acompanhado por Tommy Shannon e Chris Layton, da banda Double Trouble, que acompanhava Steve Ray Vaughn. Outro grande guitarrista brasileiro lançado pela gravadora, com reconhecimento também no exterior, é Big Gilson, que gravou um de seus primeiros trabalhos com a banda Big Allanbik , assim como seu primeiro álbum solo, o acústico "Yellow Mojo Blues" (1997). De Porto Alegre veio o guitarrista Solon Fishbone, que teve seu segundo disco, "Heart'n'Soul" (1996), produzido por Charles Gavin (baterista dos Titãs)".
Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps