Regis Tadeu: "Enfim, um supergrupo", relata em coluna
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 14 de janeiro de 2010
Regis Tadeu, editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera, Teclado & Piano e Studio, escreveu em sua coluna sobre o termo "supergrupo". Confira abaixo alguns trechos do artigo.
"O termo "supergrupo" foi cunhado na segunda metade dos anos 60 por ocasião da formação do Cream, que, como você sabe, era formado por três músicos conhecidíssimos na cena musical inglesa da época e que eram oriundos de grupos famosos - Eric Clapton veio da banda de John Mayall, o Blues Breakers; Jack Bruce saiu do Manfred Mann e Ginger Baker era oriundo do Graham Bond Organization.
A partir de então, toda vez que músicos de outras bandas se reuniam, a palavra "supergrupo" era usada sem parcimônia tanto pela critica especializada quanto pelo público - o exemplo mais recente disso foi o hoje extinto Audioslave, que trazia ¾ do Rage Against the Machine ao lado do ex-vocalista do Soundgarden, Chris Cornell.
Pois bem, a palavra veio à mente de todos quando, em uma entrevista para a ótima revista inglesa Mojo, Dave Grohl disse que iria criar um projeto ao lado de Josh Homme (líder do Queens of the Stone Age) e o mítico ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones. Quatro anos depois, o resultado disso está em um dos mais aguardados discos de estreia dos últimos tempos.
Them Crooked Vultures - + Novidades
Batizado com o nome do grupo - Them Crooked Vultures -, o CD que acaba de ser lançado no Brasil deixa claro que um "supergrupo" tem que fazer jus ao termo não apenas reunindo figuras estelares, mas também apresentando um resultado musical acima da média. E é justamente o ponto alto deste disco."
Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps