Timo Tolkki: reflexão sobre os seminários da América do Sul
Por Thamirys Layla
Fonte: Blabbermouth
Postado em 05 de janeiro de 2010
Timo Tolkki, ex-guitarrista do STRATOVARIUS/atual REVOLUTION RENAISSANCE, acaba de completar um período de três semanas numa Tour-Seminário pelo Brasil. Ele escreveu em sua página do MySpace, "Agora, depois de ficar em casa por uma semana, eu começo a obter algumas perspectivas sobre a turnê-seminário na América do Sul.
"Finalmente cheguei ao aeroporto de Helsínqui, via Frankfurt, às 17h30 do dia de Natal (24 de dezembro) vestindo uma camiseta. Eu esqueci minha jaqueta na bagagem e a temperatura aqui é de -20°C. Quando deixei São Paulo, a temperatura era de 34°C, por isso estava um pouco em choque.
No geral, eu viajei quase 100.000 km, embora a maior parte de avião, mas também de ônibus e num burro. Foi difícil, mas foi gratificante. A coisa que eu mais temia era o calor e eu encontrei temperaturas como 42°C. Mas eu me acostumei com isso em menos de três semanas.
Revolution Renaissance - + Novidades
Eu fui para cidades que nunca estive no Brasil, 17 no total, e é justo dizer que vi o Brasil mais do que a maioria dos brasileiros já viu. Vi lugares que foram tão surpreendentes que eu realmente não tenho palavras para descrevê-los. As cachoeiras de Foz do Iguaçu foi um deles. É uma das sete novas maravilhas do mundo.
Claro, eu vi também o Paraguai, Colômbia, Argentina e Equador. Todos os países ricos em tradição e cultura. Eu apreciei todos eles.
Uma coisa que me tocou foi o entrosamento das pessoas. Como eles cumprimentam seus amigos e como dizem tchau. Sou proveniente de uma atmosfera Luterana Finlandêsa que nem sempre trata as pessoas da mesma forma. Nokia-disconnecting people (Nokia-desconectando pessoas) :)
'Quando em Roma, faça como os romanos' se aplica à América do Sul mais do que qualquer coisa e se você não foi para lá antes, você pode ter uma surpresa.
Os seminários foram agradáveis e as pessoas pareciam apreciá-los. Às vezes, eles foram anunciados como shows de rock normal, o que não era tão bom, mas essas coisas acontecem.
Conheci pessoas maravilhosas nos seminários, antes e depois. Ouvi muitas histórias surpreendentes, realmente tocantes. Aqueles que estavam lá já sabem que uma das pincipais coisas do seminário foi a comunicação e as emoções. Acho que eu entreguei a minha mensagem e que eu queria compartilhar.
Eu sinto muito sobre o cancelamento dos três seminários no Chile. O promotor dos seminários os cancelou no mesmo dia em que desembarquei na América do Sul com base em uma afirmação de que 'não havia música em meus seminários', o que é, naturalmente, uma desculpa. Ouvi também algumas das pessoas que não reaveram o dinheiro dos bilhetes que compraram. Por favor, enviem um e-mail para [email protected] sobre isso com suas informações."
Vídeos do workshop de Tolkki, realizado em 10 de dezembro de 2009, em Londrina, podem ser vistos abaixo. Ele foi acompanhado durante parte da sessão pelo vocalista Gus Monsanto, o baixista Ederson Prado e o baterista Marcelo Moreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A clássica canção que fez tanto sucesso que nem Nick Mason consegue mais ouvir
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte


Exportando metal: músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas



