Timo Tolkki: reflexão sobre os seminários da América do Sul
Por Thamirys Layla
Fonte: Blabbermouth
Postado em 05 de janeiro de 2010
Timo Tolkki, ex-guitarrista do STRATOVARIUS/atual REVOLUTION RENAISSANCE, acaba de completar um período de três semanas numa Tour-Seminário pelo Brasil. Ele escreveu em sua página do MySpace, "Agora, depois de ficar em casa por uma semana, eu começo a obter algumas perspectivas sobre a turnê-seminário na América do Sul.
"Finalmente cheguei ao aeroporto de Helsínqui, via Frankfurt, às 17h30 do dia de Natal (24 de dezembro) vestindo uma camiseta. Eu esqueci minha jaqueta na bagagem e a temperatura aqui é de -20°C. Quando deixei São Paulo, a temperatura era de 34°C, por isso estava um pouco em choque.
No geral, eu viajei quase 100.000 km, embora a maior parte de avião, mas também de ônibus e num burro. Foi difícil, mas foi gratificante. A coisa que eu mais temia era o calor e eu encontrei temperaturas como 42°C. Mas eu me acostumei com isso em menos de três semanas.
Revolution Renaissance - + Novidades
Eu fui para cidades que nunca estive no Brasil, 17 no total, e é justo dizer que vi o Brasil mais do que a maioria dos brasileiros já viu. Vi lugares que foram tão surpreendentes que eu realmente não tenho palavras para descrevê-los. As cachoeiras de Foz do Iguaçu foi um deles. É uma das sete novas maravilhas do mundo.
Claro, eu vi também o Paraguai, Colômbia, Argentina e Equador. Todos os países ricos em tradição e cultura. Eu apreciei todos eles.
Uma coisa que me tocou foi o entrosamento das pessoas. Como eles cumprimentam seus amigos e como dizem tchau. Sou proveniente de uma atmosfera Luterana Finlandêsa que nem sempre trata as pessoas da mesma forma. Nokia-disconnecting people (Nokia-desconectando pessoas) :)
'Quando em Roma, faça como os romanos' se aplica à América do Sul mais do que qualquer coisa e se você não foi para lá antes, você pode ter uma surpresa.
Os seminários foram agradáveis e as pessoas pareciam apreciá-los. Às vezes, eles foram anunciados como shows de rock normal, o que não era tão bom, mas essas coisas acontecem.
Conheci pessoas maravilhosas nos seminários, antes e depois. Ouvi muitas histórias surpreendentes, realmente tocantes. Aqueles que estavam lá já sabem que uma das pincipais coisas do seminário foi a comunicação e as emoções. Acho que eu entreguei a minha mensagem e que eu queria compartilhar.
Eu sinto muito sobre o cancelamento dos três seminários no Chile. O promotor dos seminários os cancelou no mesmo dia em que desembarquei na América do Sul com base em uma afirmação de que 'não havia música em meus seminários', o que é, naturalmente, uma desculpa. Ouvi também algumas das pessoas que não reaveram o dinheiro dos bilhetes que compraram. Por favor, enviem um e-mail para [email protected] sobre isso com suas informações."
Vídeos do workshop de Tolkki, realizado em 10 de dezembro de 2009, em Londrina, podem ser vistos abaixo. Ele foi acompanhado durante parte da sessão pelo vocalista Gus Monsanto, o baixista Ederson Prado e o baterista Marcelo Moreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O cantor com a voz mais bonita da história da música brasileira, segundo Frejat
O curioso motivo que fez Eric Clapton ficar "extremamente chateado" com Jeff Beck
Nando Reis diz que havia um "6 contra 1" nos Titãs e nenhuma sugestão sua era aceita


Exportando metal: músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas



