Exportando metal: músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 20 de outubro de 2015
Heavy metal é igual a futebol, chega uma hora que o "jogador" tem que mostrar seu talento em um time do exterior. Assim como existem jogadores argentinos, camaroneses e brasileiros que atuam fora de seu país, no rock e no metal não é diferente. Tanto no rock quanto no metal, diversas bandas contam com integrantes estrangeiros que buscaram novos horizontes através do seu talento e reconhecimento. Aqui no Brasil temos um time de músicos muito talentosos, e conseguimos exportar um pouco deste talento para o mundo. Através de algumas bandas e projetos, a nossa bandeira é levantada nos palcos dos quatro cantos do planeta. Da metal opera mais conceituada à um dos maiores nomes do thrash metal mundial, tem brasileiro fazendo história.
Circle II Circle - Mais Novidades
Através de algumas pesquisas feitas pelo blog Metal da Ilha, elaboramos uma lista de brasileiros que tocam ou já tocaram em alguma banda ou projeto internacional. Confira:
Bill Hudson (CELLADOR, POWER QUEST, CIRCLE II CIRCLE)
O menino prodígio da guitarra. Bill Hudson tem um belo currículo de trabalhos na gringa. Começando com seu primeiro trabalho, THE SUPREMACY, projeto com contou com a participação de músicos europeus renomados, como o baterista Mark Cross (ex-FIREWIND, ex-HELLOWEEN), bem como tecladista Joost van Den Broek do AFTER FOREVER, entre outros. Bill já fez teste para a banda alemã FREEDOM CALL, mais tarde ele se juntou ao CELLADOR, banda de power metal americana. Após uma breve passagem pela banda inglesa POWER QUEST, finalmente o músico se consagrou no CIRCLE II CIRCLE. Coincidentemente Bill também integra o JON OLIVA´S PAIN, desde então não parou mais. Está sempre envolvido e participando de grandes bandas como no caso do show especial que os membros do SAVATAGE e o TRANS SIBERIAN ORCHESTRA fizeram este ano, durante o Wacker Open Air.
Marcelo Moreira (CIRCLE II CIRCLE)
Marcelo Moreira, ex-baterista do ALMAH, agora é colega de banda de Bill Hudson no Circle II Circle. Após sua conturbada saída do Almah, Marcelo decidiu então se dedicar inteiramente a seus outros projetos, como o MARMOR e agora na banda de Zak Stevens. Através de algumas dicas, o brasileiro foi escolhido para integrar a banda americana. Marcelo se junta a banda em divulgação do próximo álbum que será lançado no dia 16 deste mês, intitulado "Reign Of Darkness".
Sérgio Crestana (MOONSPELL/Dæmonarch)
O baixista brasileiro atualmente reside em Portugal, país da banda de gothic metal MOONSPELL. Sérgio passou pela banda entre o período de 1997 à 2003, onde foi substituído por Niclas Etelävuori na época. Além de ter tocando com o Moonspell, Sérgio também integrou outro projeto com membros da banda. Juntamente com Ricardo Amorim, Pedro Paixão e Fernando Ribeiro, ele tocou no Dæmonarch. Atualmente Sérgio participa de eventos voltados ao Jazz.
Gus Monstanto (ADAGIO, REVOLUITON RENAISSANCE, HUMAN FORTRESS)
O vocalista Gus Monsanto passou por diversas bandas fora do Brasil. O vocalista da banda catarinense SYMBOLICA, já trabalhou com nomes de peso do metal mundial. Um dos grandes momentos do vocalista foi quando ele foi recrutado para ser o novo frontman da banda francesa ADAGIO, substituindo o excelente cantor David Readman. Com o Adagio, Gus gravou o pesadão "Dominate". Outro grande projeto que Monsanto foi parte fundamental foi quando ele foi escolhido por Timo Tolkki para fazer parte do REVOLUITON RENAISSANCE. A banda inglesa CODE OF SILENCE foi outra na qual Gus fez parte, onde gravou o único álbum da banda, "Dark Skies Over Babylon". Gus Monsanto também integra o line-up do HUMAM FORTRESS, banda alemã de power metal.
Bruno Agra (REVOLUTION RENAISSANCE, WE ARE HARLOT)
Colega de banda de Gus Monsanto no Revolution Renaissance, Bruno gravou as baterias nos três álbuns da banda, "New Era", "Age Of Acarius" e "Trinity". O baterista que também tocou na banda brasileira AQUARIA, despertou o interesse de Timo Tolkki e foi chamado para o posto. Atualmente o músico esteve envolvido em uma outra banda estrangeira, o WE ARE HARLOT. A banda americana conta com ex-membros do Asking Alexandria e Sebastian Bach.
Andre Matos (AVANTASIA, SYMFONIA)
Um vocalista que toda banda queria ter. Andre Matos foi um dos primeiros músicos brasileiros a fazer parte de uma banda, ou no caso um projeto, como foi com o AVANTASIA. Andre gravou suas partes na história da metal opera de Tobias Sammet, nos discos "The Metal Opera - part I", "The Metal Opera - part Ii" e "The Wicked Symphony". Além de outros projetos com o VIRGO, ao lado do guitarrista Sascha Paeth, Matos também foi vocalista do SYMFONIA, quando Timo Tolkki decidiu reunir músicos de ponta e formar um supergrupo.
Max Cavalera (SOULFLY, KILLER BE KILLED)
Max não só tocou com músicos gringos em um banda, como formou sua própria banda com músicos gringos. O Soulfly foi apenas um de seus projetos fora do Brasil. Além do Soulfly, Max teve um projeto que durou pouco tempo, o NAILBOMB, com o guitarrista Alex Newport. Além deste, Max Cavaleira também faz parte do KILLER BE KILLED, banda americana que conta com membros do The Dillinger Escape Plan e MASTODON.
Aquiles Priester (PRIMAL FEAR)
Aquiles poderia ser mais um brasileiro que se deu muito bem em uma banda gringa de renome. Tentou no DREAM THEATER, mas... não deu muito certo. Mas seu potencial foi reconhecido pelos caras do PRIMAL FEAR, mesmo que por pouco tempo. A possibilidade do músico ter ficado na banda e ter gravado um disco com os alemães poderia ter acontecido, se não fosse por causa da incompatibilidade de agendas e pela distância entre os músicos. Mas antes disso, o baterista já tinha participado de apresentações com Tony MacAlpine durante a NAMM Show de 2012.
[an error occurred while processing this directive]Kiko Loureiro (MEGADETH)
Esse dispensa comentários. Kiko Loureiro foi ovacionado quando sua entrada no MEGADETH foi anunciada. Seus dotes guitarrísticos chegaram até o conhecimento do líder da banda, Dave Mustaine. Se já não bastasse ser membro de uma das bandas de power metal mais conhecidas do mundo, agora ele é guitarrista de umas das maiores bandas de thrash metal também. Kiko participou das gravações do novo álbum do Megadeth, "Dystopia", e foi efetivado como novo guitarrista da banda, para delírio e orgulho dos fãs brasileiros. A entrada de Kiko Loureiro na banda repercutiu em todos os meios de comunicação do país.
Fabrizio Moretti (STROKES)
Fabrizio é brasileiro radicado nos Estados Unidos. Sua grande conquista não foi apenas tocar no STROKES... mas ter pegado a Drew Barrymore... brincadeira!! Moretti e o guitarrista Nick Valensi já se conheciam desde a época que estudavam, nessa época eles começaram a tocar. Mesmo sabendo falar português, em algumas entrevistas Fabrizio insiste em responder em inglês. O baterista é filho de brasileira com um italiano, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para o EUA quanto tinha 4 anos de idade.
[an error occurred while processing this directive]Se você, amigo leitor, conhece mais algum músico brasileiro que atua em uma banda estrangeira, sinta-se a vontade para citá-lo nos comentários.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps