Exportando metal: músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Ver Acessos

Heavy metal é igual a futebol, chega uma hora que o "jogador" tem que mostrar seu talento em um time do exterior. Assim como existem jogadores argentinos, camaroneses e brasileiros que atuam fora de seu país, no rock e no metal não é diferente. Tanto no rock quanto no metal, diversas bandas contam com integrantes estrangeiros que buscaram novos horizontes através do seu talento e reconhecimento. Aqui no Brasil temos um time de músicos muito talentosos, e conseguimos exportar um pouco deste talento para o mundo. Através de algumas bandas e projetos, a nossa bandeira é levantada nos palcos dos quatro cantos do planeta. Da metal opera mais conceituada à um dos maiores nomes do thrash metal mundial, tem brasileiro fazendo história.

Grandes covers: cinco versões para "Hangar 18", do MegadethGuitarra: os melhores solos da história segundo a Guitar World

Através de algumas pesquisas feitas pelo blog Metal da Ilha, elaboramos uma lista de brasileiros que tocam ou já tocaram em alguma banda ou projeto internacional. Confira:

Bill Hudson (CELLADOR, POWER QUEST, CIRCLE II CIRCLE)

O menino prodígio da guitarra. Bill Hudson tem um belo currículo de trabalhos na gringa. Começando com seu primeiro trabalho, THE SUPREMACY, projeto com contou com a participação de músicos europeus renomados, como o baterista Mark Cross (ex-FIREWIND, ex-HELLOWEEN), bem como tecladista Joost van Den Broek do AFTER FOREVER, entre outros. Bill já fez teste para a banda alemã FREEDOM CALL, mais tarde ele se juntou ao CELLADOR, banda de power metal americana. Após uma breve passagem pela banda inglesa POWER QUEST, finalmente o músico se consagrou no CIRCLE II CIRCLE. Coincidentemente Bill também integra o JON OLIVA'S PAIN, desde então não parou mais. Está sempre envolvido e participando de grandes bandas como no caso do show especial que os membros do SAVATAGE e o TRANS SIBERIAN ORCHESTRA fizeram este ano, durante o Wacker Open Air.

Marcelo Moreira (CIRCLE II CIRCLE)

Marcelo Moreira, ex-baterista do ALMAH, agora é colega de banda de Bill Hudson no Circle II Circle. Após sua conturbada saída do Almah, Marcelo decidiu então se dedicar inteiramente a seus outros projetos, como o MARMOR e agora na banda de Zak Stevens. Através de algumas dicas, o brasileiro foi escolhido para integrar a banda americana. Marcelo se junta a banda em divulgação do próximo álbum que será lançado no dia 16 deste mês, intitulado "Reign Of Darkness".

Sérgio Crestana (MOONSPELL/Dæmonarch)

O baixista brasileiro atualmente reside em Portugal, país da banda de gothic metal MOONSPELL. Sérgio passou pela banda entre o período de 1997 à 2003, onde foi substituído por Niclas Etelävuori na época. Além de ter tocando com o Moonspell, Sérgio também integrou outro projeto com membros da banda. Juntamente com Ricardo Amorim, Pedro Paixão e Fernando Ribeiro, ele tocou no Dæmonarch. Atualmente Sérgio participa de eventos voltados ao Jazz.

Gus Monstanto (ADAGIO, REVOLUITON RENAISSANCE, HUMAN FORTRESS)

O vocalista Gus Monsanto passou por diversas bandas fora do Brasil. O vocalista da banda catarinense SYMBOLICA, já trabalhou com nomes de peso do metal mundial. Um dos grandes momentos do vocalista foi quando ele foi recrutado para ser o novo frontman da banda francesa ADAGIO, substituindo o excelente cantor David Readman. Com o Adagio, Gus gravou o pesadão "Dominate". Outro grande projeto que Monsanto foi parte fundamental foi quando ele foi escolhido por Timo Tolkki para fazer parte do REVOLUITON RENAISSANCE. A banda inglesa CODE OF SILENCE foi outra na qual Gus fez parte, onde gravou o único álbum da banda, "Dark Skies Over Babylon". Gus Monsanto também integra o line-up do HUMAM FORTRESS, banda alemã de power metal.

Bruno Agra (REVOLUTION RENAISSANCE, WE ARE HARLOT)

Colega de banda de Gus Monsanto no Revolution Renaissance, Bruno gravou as baterias nos três álbuns da banda, "New Era", "Age Of Acarius" e "Trinity". O baterista que também tocou na banda brasileira AQUARIA, despertou o interesse de Timo Tolkki e foi chamado para o posto. Atualmente o músico esteve envolvido em uma outra banda estrangeira, o WE ARE HARLOT. A banda americana conta com ex-membros do Asking Alexandria e Sebastian Bach.

Andre Matos (AVANTASIA, SYMFONIA)

Um vocalista que toda banda queria ter. Andre Matos foi um dos primeiros músicos brasileiros a fazer parte de uma banda, ou no caso um projeto, como foi com o AVANTASIA. Andre gravou suas partes na história da metal opera de Tobias Sammet, nos discos "The Metal Opera - part I", "The Metal Opera - part Ii" e "The Wicked Symphony". Além de outros projetos com o VIRGO, ao lado do guitarrista Sascha Paeth, Matos também foi vocalista do SYMFONIA, quando Timo Tolkki decidiu reunir músicos de ponta e formar um supergrupo.

Max Cavalera (SOULFLY, KILLER BE KILLED)

Max não só tocou com músicos gringos em um banda, como formou sua própria banda com músicos gringos. O Soulfly foi apenas um de seus projetos fora do Brasil. Além do Soulfly, Max teve um projeto que durou pouco tempo, o NAILBOMB, com o guitarrista Alex Newport. Além deste, Max Cavaleira também faz parte do KILLER BE KILLED, banda americana que conta com membros do The Dillinger Escape Plan e MASTODON.

Aquiles Priester (PRIMAL FEAR)

Aquiles poderia ser mais um brasileiro que se deu muito bem em uma banda gringa de renome. Tentou no DREAM THEATER, mas... não deu muito certo. Mas seu potencial foi reconhecido pelos caras do PRIMAL FEAR, mesmo que por pouco tempo. A possibilidade do músico ter ficado na banda e ter gravado um disco com os alemães poderia ter acontecido, se não fosse por causa da incompatibilidade de agendas e pela distância entre os músicos. Mas antes disso, o baterista já tinha participado de apresentações com Tony MacAlpine durante a NAMM Show de 2012.

Kiko Loureiro (MEGADETH)

Esse dispensa comentários. Kiko Loureiro foi ovacionado quando sua entrada no MEGADETH foi anunciada. Seus dotes guitarrísticos chegaram até o conhecimento do líder da banda, Dave Mustaine. Se já não bastasse ser membro de uma das bandas de power metal mais conhecidas do mundo, agora ele é guitarrista de umas das maiores bandas de thrash metal também. Kiko participou das gravações do novo álbum do Megadeth, "Dystopia", e foi efetivado como novo guitarrista da banda, para delírio e orgulho dos fãs brasileiros. A entrada de Kiko Loureiro na banda repercutiu em todos os meios de comunicação do país.

Fabrizio Moretti (STROKES)

Fabrizio é brasileiro radicado nos Estados Unidos. Sua grande conquista não foi apenas tocar no STROKES... mas ter pegado a Drew Barrymore... brincadeira!! Moretti e o guitarrista Nick Valensi já se conheciam desde a época que estudavam, nessa época eles começaram a tocar. Mesmo sabendo falar português, em algumas entrevistas Fabrizio insiste em responder em inglês. O baterista é filho de brasileira com um italiano, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para o EUA quanto tinha 4 anos de idade.

Se você, amigo leitor, conhece mais algum músico brasileiro que atua em uma banda estrangeira, sinta-se a vontade para citá-lo nos comentários.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Circle II Circle"Todas as matérias sobre "Moonspell"Todas as matérias sobre "Adagio"Todas as matérias sobre "Revolution Renaissance"Todas as matérias sobre "Avantasia"Todas as matérias sobre "Symfonia"Todas as matérias sobre "Soulfly"Todas as matérias sobre "Primal Fear"Todas as matérias sobre "Megadeth"Todas as matérias sobre "Strokes"Todas as matérias sobre "Sepultura"


Grandes covers: cinco versões para Hangar 18, do MegadethGrandes covers
Cinco versões para "Hangar 18", do Megadeth

Grandes covers: cinco versões para "Holy Wars... The Punishment Due"

Megadeth: por que a banda vai abrir para o Five Finger Death PunchMegadeth
Por que a banda vai abrir para o Five Finger Death Punch

Grandes covers: cinco versões para a excelente "Tornado Of Souls"

Megadeth: David Ellefson fala sobre Risk, vinte anos depoisMegadeth
David Ellefson fala sobre Risk, vinte anos depois

Desencontro com Kiko Loureiro: as frustrações de um Guitar Hero (vídeo)Desencontro com Kiko Loureiro
As frustrações de um Guitar Hero (vídeo)

Megadeth: Mustaine está indo bem na batalha contra o câncer, afirma EllefsonMegadeth
Mustaine está indo bem na batalha contra o câncer, afirma Ellefson

Megadeth: cinco curiosidades sobre o clássico Rust In PeaceMegadeth
Cinco curiosidades sobre o clássico Rust In Peace

Megadeth: Mustaine talvez não esteja presente no Megacruise, afirma EllefsonMegadeth
Mustaine talvez não esteja presente no Megacruise, afirma Ellefson

Em 24/09/1990: Megadeth lançava Rust In Peace, o magnum opus da bandaEm 24/09/1990
Megadeth lançava Rust In Peace, o magnum opus da banda

Megadeth: Dave Mustaine está indo bem contra o câncer, diz EllefsonMegadeth
Dave Mustaine está "indo bem" contra o câncer, diz Ellefson

Em 23/09/1990: Megadeth lançava o single "Holy Wars... The Punishment Due"

Megadeth: um passeio de ida e volta pelo Hangar 18Megadeth
Um passeio de ida e volta pelo Hangar 18

Em 19/09/1986: Megadeth lançava Peace Sells... But Whos's Buying?

Judas Priest: K.K. Downing, Tim Owens e Les Binks tocarão músicas da banda em concertoJudas Priest
K.K. Downing, Tim Owens e Les Binks tocarão músicas da banda em concerto

Megadeth: Marty Friedman foi a arma secreta de Rust In PeaceMegadeth
Marty Friedman foi a "arma secreta" de Rust In Peace

Megadeth: Kiko Loureiro levou Mustaine à praia em FortalezaMegadeth
Kiko Loureiro levou Mustaine à praia em Fortaleza

Dave Mustaine: depois que eu saí do Metallica, eu me reavalieiDave Mustaine
"depois que eu saí do Metallica, eu me reavaliei"


Guitarra: os melhores solos da história segundo a Guitar WorldGuitarra
Os melhores solos da história segundo a Guitar World

Stephanie Seymour: ex de Axl Rose mostra ótima forma aos 44Stephanie Seymour
Ex de Axl Rose mostra ótima forma aos 44

Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/MetalRefrãos
Alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Rock In Rio: por que ladrões agem menos no dia do Metal?Rock In Rio
Por que ladrões agem menos no dia do Metal?

Sepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reuniãoSepultura
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Venom: Eu não saio por aí assassinando virgensVenom
"Eu não saio por aí assassinando virgens"

Manowar: o dia em que a banda arregou pro Twisted SisterManowar
O dia em que a banda arregou pro Twisted Sister


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336