Focus: Noite de celebração para os fãs do Rock Progressivo
Por Fabiana Menine
Fonte: POA Show
Postado em 09 de março de 2010
Domingo, dia 07 de março, foi noite de celebração para os fãs do Rock Progressivo. A banda holandesa FOCUS, um dos expoentes do estilo, se apresentou para um público pequeno, porém seleto, no Teatro do CIEE.
Pontualmente as 20h as luzes se apagaram. Após breve anuncio, Thijs Van Leer (Órgão Hammond, Flauta e Voz), Pierre Van Der Linden (Bateria), Bobby Jacobs (Baixo) e Niels Van Der Steenhoven (Guitarra) subiram ao palco para um medley de "Focus I" e "Anonymus". Na sequência, Outro clássico: "House of the King". Guiada pela batida da música, a platéia acompanhou com palmas e ovacionou Pierre Van Der Linden nas viradas de bateria. Ainda na etapa inicial do show, mais duas "Focus", medley de "Focus II" e "Focus III".
"Obrigado… Essas foram ‘Focus II e III’… Ao longo dessa apresentação haverá material novo com o qual vão se deparar e também músicas mais antigas. Esta é uma música nova de autoria do nosso baixista Bobby Jacobs e se chama "Aya-Yuppie-Hippie-Yee" Anunciou Thijs Van Leer.
Logo em seguida, o público fez, mais uma vez, silêncio para ouvir Thijs Van Leer: "O show é dividido em 2 partes: Daqui a pouco faremos um pequeno intervalo para que vocês possam ir ao banheiro, beber alguma coisa… E, depois do show, estaremos esperando por vocês para conversar, apertar as mãos e… para os que tem algum material nosso, se vocês insistirem, assinaremos. Não é chantagem, é sério". A forma como foi anunciada causou risos, mas o que ficou mais claro entre o público foi a alegria pela promessa surpreendente, devidamente cumprida após o concerto. Thijs continuou: "As vezes temos esse tipo de chantagem, chantagem de sentimentos. As vezes temos tantos sentimentos que…" (aqui um acorde estrondoso no Hammond) "Eruption".
Veja mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
O clássico de Ozzy Osbourne que atingirá 1 bilhão de plays no Spotify em breve
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
O clássico de John Lennon comparado a "Like a Rolling Stone" pelo próprio John Lennon
"Não pratico porque não considero necessário", diz lendário guitarrista do rock progressivo
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu

Andre Matos: "É um homem cantando!? Impressionante!"
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"



