Asia: Frontiers Records lançará novo álbum em abril
Por Bruno Sampaio Barbosa
Fonte: Frontiers
Postado em 05 de março de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Traduzido do release de imprensa:
ASIA, primeiro supergrupo de rock da década de 80 - com membros do YES, EMERSON LAKE & PALMER, KING CRIMSON E THE BUGGLES - lançará "Omega", o seu tão aguardado novo álbum de material original. O registro sairá em abril de 2010 pela Frontiers Records.
Geoffrey Downes, Steve Howe, Carl Palmer e John Wetton, os quatro membros originais do Asia, reuniram-se em 2006, vinte e três anos depois que os quatro tocaram juntos. A reunião resultou em muita publicidade, turnês mundiais altamente bem-sucedidas, um CD duplo ao vivo e DVD (intitulado "Fantasia: Live In Tokyo") e um álbum aclamado chamado "Phoenix" em 2008, que estreou em número 73 da Billboard na E.U.A. e entrou no top 100 em vários países europeus.
Formado no início da era MTV, o primeiro album do ASIA foi o mais vendido no mundo em 1982 e ficou em número 1 nos E.U.A. por 9 semanas, alimentado pelo hino do rock clássico, "Heat Of The Moment ", e quatro hits de rádio. Em 1983 o segundo álbum, "Alpha", também foi multi-platina e lançou vários singles, incluindo o hit #1, "Don't Cry ".
Durante a gravação do seu terceiro disco, a banda foi fragmentada, e na década de 1990, apenas Geoff Downes era o remanescente da formação original.
A reunião foi para comemorar o 25º aniversário da banda, mas transformou-se em um esforço contínuo. Em 2008, eles voltaram com o primeiro álbum de estúdio de novo, Phoenix, que foi fortemente influenciado pela fusão de talentos e heranças com que a banda animou o mundo da música em 1982.
"Omega" mostra um novo renascimento para este grupo incrível de músicos, que parecem estar sempre usufruindo de uma alegria de viver que resiste ao teste do tempo.
Iniciada durante o Verão de 2009 (no hemisfério Norte), a composição e as sessões de gravação do "Omega", imediatamente mostraram inspiração e bons sentimentos. "Estávamos à procura de criar algo diferente com Omega", diz o tecladista Geoff Downes. "Claro, o som dos 4 membros do Asia terá sempre uma marca registrada quando tocarmos juntos. Isso é fato. Mas nós nos aproximamos da canção escrita tencionando a obtenção de um grau de variedade para essas composições. Então você ouvirá áreas de texturas onde provavelmente nunca ouviu nada antes".
Adiciona o vocalista e baixista John Wetton: "O Asia é uma banda inglesa de prog-rock com uma borda pop, sempre foi, e espero que sempre seja. Acessível, melódico, com músicas-hino bem tocadas, deleitando-se com uma cama de orquestração exuberante, com letras simpáticas, no estilo mais cínico do coração. Aqui você tem isso, o 'Omega' é um álbum temático na boa tradição do Asia, sem a 'pedra de moinho' de um conceito".
Steve Howe acrescenta que "todo o processo de gravação foi inspirador e gratificante, e eu estou muito animado com o resultado". "Eu diria que são todas as canções fortes individualmente", diz o baterista Carl Palmer. "Foi uma experiência muito gostosa, e sem dúvida um dos nossos melhores registos".
Pela primeira vez desde o álbum de estreia, ASIA trabalhou com um produtor de fora, Mike Paxman (URIAH HEEP, STATUS QUO) que conseguiu criar um álbum verdadeiramente especial soando com os altos, baixos e muita dinâmica. Ele ajudou a banda a reunir uma tapeçaria sonora, o que demonstra as camadas ricas da música do ASIA. Paxman foi capaz de conseguir isso através de canções que juntam histórias reais de acontecimentos reais e experiências locais ao redor do globo. "As músicas sempre têm uma mensagem, espero que positiva", diz Wetton. "Minhas músicas são quase sempre autobiográficas, então não há esperança e experiência lá, também". A letra nunca vai deixar você em um pensamento negativo".
Tal como acontece com o mais popular dos lançamentos do ASIA, a arte de capa projetada especificamente para o projeto pelo aclamado artista Roger Dean.
O conceito do título (Omega), e o "Ano do Tigre" da arte de capa sublinha o fato de que esse é, de fato, o ASIA real. John Wetton explica: "O título 'Omega', como qualquer fã da banda irá dizer-lhe, é 'muito Asia' (como é o álbum, por sinal). Significa que não há mais 'final' porque 'Alpha' significa 'o primeiro' (que não era). É uma grande ressonância, e um suporte para 'Alpha'. De muitas maneiras, musicalmente e conceitualmente, os dois albums compartilham em comum".
"Estamos embarcando em nossa turnê européia em meados de abril, em seguida, em linha reta para o Japão para meados de maio", diz Downes. "Vai ser divertido trabalhar o setlist novo porque, obviamente, temos outro álbum sob o nosso cinto agora com Omega".
Depois de turnê pela Europa e Japão, Asia vai embarcar em uma turnê americana no final do verão de 2010. (inverno, no Brasil)
"Omega" será lançado na primeira prensagem em digipack com uma faixa bônus exclusiva:
Finger on the Trigger
Through My Veins
Holy War
Ever Yours: Listen Children
End of the World
Light The Way
Emily (bônus na versão em digipack)
Still The Same
There Was a Time
I Believe
Don't Wanna Lose You Now
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Max Cavalera afirma que Donald Trump o fez reativar o Nailbomb
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Veja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais
O álbum que David Gilmour gravou contra a vontade, mas ele não viu outra alternativa

A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Asia anuncia o álbum "Live in England" e lança versão ao vivo da clássica "Heat of the Moment"
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
Para entender: o que é AOR?
Guitarristas e suas assinaturas



