Whiplash.Net: fim das seções de resenhas de usuários
Postado em 14 de maio de 2010
Desde suas origens, nos primórdios da internet no Brasil, e mesmo muito antes de sites como a Wikipedia ou outros do gênero, o Whiplash! é um site colaborativo. O conteúdo do Whiplash! é feito pelos próprios usuários. Qualquer usuário, desde que seja um bom redator, pode se tornar um colaborador.
Quando este conceito ainda não era tão forte, e quando o site possuia ainda uma "equipe de redatores", cada uma das seções de resenhas de CDS, DVDS, DEMOS e SHOWS possuía duas partes, uma principal, com mais destaque, onde eram publicadas as resenhas postadas pela "equipe de redatores" e uma outra, com menos destaque, onde eram publicadas as resenhas postadas pelos "usuários" do site. Os usuários eram incentivados a postar nestas seções secundárias e, com o decorrer do tempo, no caso de resenhas de boa qualidade, passavam a integrar a "equipe de redatores" do site.
Com o passar do tempo, conforme o site se tornava mais colaborativo, e conforme extinguimos completamente a "equipe de redatores" (passando a redação a ser responsabilidade de qualquer usuário que desejasse se tornar um colaborador) as seções de resenhas de usuários continuaram a existir. E a partir de então recebiam, na maior parte das vezes, resenhas que por um motivo ou outro não entravam na área de resenhas de destaque. Entre outros motivos eram encaminhadas ultimamente para as seções de resenhas de usuários as matérias que:
- Possuíam muitos erros de digitação ou ortografia;
- Se tratavam de resenhas de shows antigos ou de CDs e DVDs já amplamente resenhados;
- Estavam em um formato muito diferente do usado nas resenhas do Whiplash!;
- Haviam sido enviadas por membros de bandas ou promotores ligados ao material resenhado;
- Ou realmente se tratavam de textos de pouca qualidade.
Como seções de "resenhas de usuários" não fazem sentido em um site colaborativo onde é cada vez menor a distinção entre usuários e colaboradores, estamos extinguindo estas seções. A partir de agora as resenhas enviadas serão publicadas em destaque no site ou, no caso das matérias que não se adequem ao formato de publicação no Whiplash! (por um dos motivos citados na lista acima) serão descartados.
Infelizmente o fim destas seções implicam na eliminação de um conteúdo muito extenso do site, mais de quatro mil resenhas de CDS, DVDS, DEMOS e SHOWS. Não gostaríamos de descartar este material mas, por motivos técnicos, não temos outra opção no momento. Todas as resenhas serão arquivadas e possivelmente, no futuro, as disponibilizaremos em algum tipo de arquivo.
Aos que colaboravam e gostariam de continuar colaborando com estas seções, lembramos que as matérias podem continuar sendo enviadas pelo mesmo processo, apenas sendo necessário maior cuidado na redação para que estas possam ser publicadas com destaque. No link ENVIAR COLABORAÇÕES no topo do site temos alguns tutoriais que explicam o formato que deve ser usado, bem como os erros que devem ser evitados. Comentários mais descompromissados podem ser enviados através dos fóruns disponíveis em cada matéria.
Qual a sua opinião sobre o fim das seções de resenhas postadas por usuários no Whiplash!? Comente no fórum abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"
Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e Guns N' Roses


Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"



