Iced Earth: patrão fecha fã clube, Facebook entra no lugar
Por Marcos Garcia
Fonte: Facebook Iced Earth
Postado em 22 de novembro de 2010
Jon Schaffer, fundador do ICED EARTH, fechou hoje o fã clube de sua banda, Minions of the Wicked, citando o sucesso da página do Facebook como razão para tanto.
"Quando pusemos no ar Minions of the Wicked," diz Schaffer, "o poder real e a utilidade dos sites de relacionamento social como Facebook eram desconhecidos para nós. Todos sabiam sobre MySpace. Praticamente, todas as bandas já estavam lá. Twitter estava mais ou menos em seu começo. Consequentemente, bem poucas bandas usavam-no. E o Facebook já existia, é claro. Mas era uma questão crucial: Como bandas como a nossa poderia usar o Facebook para manter o contato com os fãs?"
Ele continua: "Em primeiro de setembro deste ano, lançamos a página oficial do ICED EARTH no Facebook. Não tínhamos idéia do que aconteceria. Todos sabíamos que outras bandas estavam no Facebook, e centenas de fãs pediam-nos para estar lá da mesma forma, então, pedimos aos nosso publicitário, Bill Murphy, para criar a página oficial do ICED EARTH no Facebook com uma exigência: Que ele fosse tão passional quanto o é por nossa música. E ele foi. E ficamos surpresos pela resposta que tivemos. Em dois meses, adicionamos mais de 6,400 seguidores. Mais de seis mil e quatrocentos! E aumenta mais cem a cada dia. No Facebook, encontramos o jeito perfeito para falarmos com os fãs, e — o mais importante — de ouvi-los em tempo real. Ficamos excitados."
Mas a euforia de Schaffer foi diminuída pela consciência de que o ICED EARTH — como muitas bandas de hoje em dia — estava agora carregando os fãs de informação e interação com a banda que eles poderiam interagir apenas clicando 'Curtir' no Facebook.
"Com a economia do mundo nesta forma duras, e as pessoas tendo que sofrer para juntar seu dinheiro suado para comprar as coisas de necessidade básica," diz Schaffer, "pensávamos que serviríamos melhor aos fãs lhes dando comunicação, interatividade, acesso à banda, brindes, e novidades exclusivas no Facebook, sem que lhes custasse um centavo."
De acordo com Schaffer, os membros do fã clube of the Wicked fan-club continuarão recebendo suas camisas de membros, e mais algo extremamente raro — duas faixas ao vivo nunca lançadas do ICED EARTH, diferentes daquelas postadas no site da banda. Ninguém, a não ser um membro atual do fã clube irá ouvir estas músicas, que são do festival Graspop Metal Meeting, da Bélgica, apresentando Matt Barlow nos vocais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Sai, capeta: as 10 bandas mais satânicas do rock e do heavy metal
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer



