Fabio Massari: "Os Young Gods da Suíça"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 03 de março de 2011
Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.
Houve um tempo, lá na distante metade dos anos 80, em que os semanários britânicos Melody Maker e New Musical Express gastavam muita tinta com as chamadas bandas barulhentas norte-americanas. Páginas e mais páginas de crônicas e resenhas genuinamente entusiasmadas e dá-lhe capa com Swans, Sonic Youth, Big Black, Butthole Surfers, Skinny Puppy…
Até o curioso advento dos The Young Gods, da pouco tradicional Suíça, pelo menos em se tratando de mercado de bons sons independentes (vale lembrar que algumas falanges belgas tinham certo destaque na época – o Front 242, por exemplo, tinha moral similar).
Chegaram abalando ("eletroterroristas" cravaram alguns) e fincaram bandeira, fazendo a cabeça de toda uma geração de consumidores dessas sonoridades alternativas e transcendentes – com seu manuseio visionário das emergentes técnicas de cut-up digital e de sampler(ação); as interferências e irrupções assustadoras de riffs essenciais da cartilha de certo rock’n’roll underground devidamente reconfigurados; os climões de decadência simbolista e a urgência da poesia psicodélica, ou vice-versa.
Projeto de vida do suíço (filho de pai brasileiro) Franz Treichler, a banda vem atravessando as décadas basicamente ignorando hypes, tendências ou estranhos espíritos de época. Os The Young Gods circulam radicalmente livres pela galáxia dos "bons sons", liberando ocasionalmente contundentes doses de música inclassificável.
Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps