Tierramystica: apresentando seu oitavo elemento
Por Karen Waleria
Fonte: Rocksblog
Postado em 29 de maio de 2011
Apresento para vocês, quem está por detrás do sucesso da banda porto-alegrense de heavy metal TIERRAMYSTICA.
CLAUDIO RIGO, 38 anos, produtor executivo, o oitavo elemento da banda.
Rocks: Quem é Claudio Rigo?
CR: Empresário que iniciou atuando na área de Engenharia e que tem como sua grande paixão a música.
Rocks: Você está trabalhando com o Tierramystica desde abril de 2010, porque resolveu aparecer somente agora?
CR: Na fase inicial o foco foi o planejamento estratégico e a gestão interna da banda. Agora neste novo momento estamos transcendendo fronteiras, quebrando algumas barreiras, sendo a atuação na linha de frente deste mercado.
Rocks: Nesse ano que você vem assessorando a banda é visível o crescimento da mesma. Quais as estratégias utilizadas para alcançar esse sucesso que se tornou a banda?
CR: Atuo há mais de 10 anos tanto na gestão de pessoas, quanto no estudo de estratégias para novos negócios. A banda estava muito bem encaminhada e gerenciada, o que fiz foi canalizar todo esse gerenciamento. E o que temos é isto, uma equipe de músicos com talento acima da média, trabalhando de maneira inovadora e com uma identidade ímpar. A paixão pela música, a forte identidade musical que a banda possui somada a uma visão empresarial ampla acabaram sendo a trilogia fundamental para alcançarmos nossos objetivos nesse primeiro ano. As coisas não funcionam isoladamente.
Rocks: Há alguns anos a banda Angra, que é um dos maiores expoentes do metal brasileiro de todos os tempos, também tinha um conhecido empresário no comando da banda. O Angra teve muitos problemas relacionados a esse empresário, como você vê essa situação?
CR: Desconheço os problemas internos do Angra e de seu empresário. O que posso te afirmar é que no Tierramystica as coisas ocorrem de forma muito planejada e com muita conversa. Todos tem seus papéis muito bem definidos com um objetivo claro e comum.Tudo ocorre as "claras" para que não haja desgaste. O objetivo de todos é um só.
Rocks: Os pontos positivos e negativos do uso da internet como ferramenta de divulgação de bandas. O free download, as mídias como Twitter, facebook, Myspace, Reverbnation e afins.
CR: Só vejo pontos positivos. A utilização da internet é um caminho sem volta, e vem para democratizar o acesso a música e impulsionar o mercado de shows. Eu ainda tenho o hábito de comprar o CD, aprecio a arte gráfica e tudo o que compõe a preparacão de um álbum, pois é a extensão do trabalho musical. Acredito que assim como eu muitas outras pessoas ainda mantém essa rotina de compra de CDs. O grande desafio dos dias atuais é a adaptação do mercado a essa nova realidade. Estamos vivendo um momento de transição e como todo momento de transição também surgem oportunidades e possibilidades, basta você estar atento a tudo isso. O Tierramystica se adaptou muito bem a essa nova realidade, a prova disso é que seu disco de estréia "A New Horizon" esgotou em apenas 3 meses após o lançamento, sua tour já passou por todas as regiões do Brasil, exceto a Região Norte, num total de mais de 25 shows para aproximadamente 80 mil espectadores. Está sendo um sucesso!!
Rocks: Com a queda da indústria fonográfica mundial e estagnação musical, como um todo, os investimentos a área musical cairam muito. Qual motivação encontrada para se investir em um setor com tantas incertezas?
CR: Acredito na boa música, principalmente quando encontramos uma banda de alta qualidade como é o Tierramystica. Não basta apenas ter bons músicos é necessário ter identidade musical e muito planejamento também. Esse resgate da cultura e do orgulho latino-americano que o Tierramystica promove é fantástico!!!
Rocks: Próximos passos da banda (publicáveis).
CR: Em qualquer empresa o planejamento é fundamental, nós conseguimos planejar o Tierramystica com pelo menos dois anos de antecedência. A curto prazo te digo que vamos continuar com a tour do "A New Horizon"no Brasil e América-latina e iniciar as gravações de nosso segundo disco em julho. Mas adianto que muitas surpresas virão em breve....e serão surpresas mesmo!!
Rocks: Recado para os leitores.
CR: Queria realmente agradecer a todos os fans do Tierramystica que apoiam constantemente a banda através de seus canais de comunicação na internet ou nos shows da banda, mais uma vez nosso muito obrigado! Viva o Orgulho Sul-Americano!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado
Gugu Liberato: relembrando encontro com Slash em homenagem ao apresentador
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia
Ricardo Confessori: "O Shaman foi o ápice da nossa carreira"
Perrengues do rock: "minas da Nervosa dormiram em cima de papelão no backstage"



