Tierramystica: apresentando seu oitavo elemento
Por Karen Waleria
Fonte: Rocksblog
Postado em 29 de maio de 2011
Apresento para vocês, quem está por detrás do sucesso da banda porto-alegrense de heavy metal TIERRAMYSTICA.
CLAUDIO RIGO, 38 anos, produtor executivo, o oitavo elemento da banda.
Rocks: Quem é Claudio Rigo?
CR: Empresário que iniciou atuando na área de Engenharia e que tem como sua grande paixão a música.
Rocks: Você está trabalhando com o Tierramystica desde abril de 2010, porque resolveu aparecer somente agora?
CR: Na fase inicial o foco foi o planejamento estratégico e a gestão interna da banda. Agora neste novo momento estamos transcendendo fronteiras, quebrando algumas barreiras, sendo a atuação na linha de frente deste mercado.
Rocks: Nesse ano que você vem assessorando a banda é visível o crescimento da mesma. Quais as estratégias utilizadas para alcançar esse sucesso que se tornou a banda?
CR: Atuo há mais de 10 anos tanto na gestão de pessoas, quanto no estudo de estratégias para novos negócios. A banda estava muito bem encaminhada e gerenciada, o que fiz foi canalizar todo esse gerenciamento. E o que temos é isto, uma equipe de músicos com talento acima da média, trabalhando de maneira inovadora e com uma identidade ímpar. A paixão pela música, a forte identidade musical que a banda possui somada a uma visão empresarial ampla acabaram sendo a trilogia fundamental para alcançarmos nossos objetivos nesse primeiro ano. As coisas não funcionam isoladamente.
Rocks: Há alguns anos a banda Angra, que é um dos maiores expoentes do metal brasileiro de todos os tempos, também tinha um conhecido empresário no comando da banda. O Angra teve muitos problemas relacionados a esse empresário, como você vê essa situação?
CR: Desconheço os problemas internos do Angra e de seu empresário. O que posso te afirmar é que no Tierramystica as coisas ocorrem de forma muito planejada e com muita conversa. Todos tem seus papéis muito bem definidos com um objetivo claro e comum.Tudo ocorre as "claras" para que não haja desgaste. O objetivo de todos é um só.
Rocks: Os pontos positivos e negativos do uso da internet como ferramenta de divulgação de bandas. O free download, as mídias como Twitter, facebook, Myspace, Reverbnation e afins.
CR: Só vejo pontos positivos. A utilização da internet é um caminho sem volta, e vem para democratizar o acesso a música e impulsionar o mercado de shows. Eu ainda tenho o hábito de comprar o CD, aprecio a arte gráfica e tudo o que compõe a preparacão de um álbum, pois é a extensão do trabalho musical. Acredito que assim como eu muitas outras pessoas ainda mantém essa rotina de compra de CDs. O grande desafio dos dias atuais é a adaptação do mercado a essa nova realidade. Estamos vivendo um momento de transição e como todo momento de transição também surgem oportunidades e possibilidades, basta você estar atento a tudo isso. O Tierramystica se adaptou muito bem a essa nova realidade, a prova disso é que seu disco de estréia "A New Horizon" esgotou em apenas 3 meses após o lançamento, sua tour já passou por todas as regiões do Brasil, exceto a Região Norte, num total de mais de 25 shows para aproximadamente 80 mil espectadores. Está sendo um sucesso!!
Rocks: Com a queda da indústria fonográfica mundial e estagnação musical, como um todo, os investimentos a área musical cairam muito. Qual motivação encontrada para se investir em um setor com tantas incertezas?
CR: Acredito na boa música, principalmente quando encontramos uma banda de alta qualidade como é o Tierramystica. Não basta apenas ter bons músicos é necessário ter identidade musical e muito planejamento também. Esse resgate da cultura e do orgulho latino-americano que o Tierramystica promove é fantástico!!!
Rocks: Próximos passos da banda (publicáveis).
CR: Em qualquer empresa o planejamento é fundamental, nós conseguimos planejar o Tierramystica com pelo menos dois anos de antecedência. A curto prazo te digo que vamos continuar com a tour do "A New Horizon"no Brasil e América-latina e iniciar as gravações de nosso segundo disco em julho. Mas adianto que muitas surpresas virão em breve....e serão surpresas mesmo!!
Rocks: Recado para os leitores.
CR: Queria realmente agradecer a todos os fans do Tierramystica que apoiam constantemente a banda através de seus canais de comunicação na internet ou nos shows da banda, mais uma vez nosso muito obrigado! Viva o Orgulho Sul-Americano!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Phil Campbell, ex-Motörhead, cancela turnês por recomendações médicas
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Os três baixistas que influenciaram o saudoso Canisso, do Raimundos
Nick Mason revela sua música preferida do Pink Floyd; "divertida de tocar"
As bandas de rock que não saem dos ouvidos do diretor Quentin Tarantino


Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
Perrengues do rock: "minas da Nervosa dormiram em cima de papelão no backstage"
Ricardo Confessori: "O Shaman foi o ápice da nossa carreira"



