Tierramystica: apresentando seu oitavo elemento
Por Karen Waleria
Fonte: Rocksblog
Postado em 29 de maio de 2011
Apresento para vocês, quem está por detrás do sucesso da banda porto-alegrense de heavy metal TIERRAMYSTICA.
CLAUDIO RIGO, 38 anos, produtor executivo, o oitavo elemento da banda.
Rocks: Quem é Claudio Rigo?
CR: Empresário que iniciou atuando na área de Engenharia e que tem como sua grande paixão a música.
Rocks: Você está trabalhando com o Tierramystica desde abril de 2010, porque resolveu aparecer somente agora?
CR: Na fase inicial o foco foi o planejamento estratégico e a gestão interna da banda. Agora neste novo momento estamos transcendendo fronteiras, quebrando algumas barreiras, sendo a atuação na linha de frente deste mercado.
Rocks: Nesse ano que você vem assessorando a banda é visível o crescimento da mesma. Quais as estratégias utilizadas para alcançar esse sucesso que se tornou a banda?
CR: Atuo há mais de 10 anos tanto na gestão de pessoas, quanto no estudo de estratégias para novos negócios. A banda estava muito bem encaminhada e gerenciada, o que fiz foi canalizar todo esse gerenciamento. E o que temos é isto, uma equipe de músicos com talento acima da média, trabalhando de maneira inovadora e com uma identidade ímpar. A paixão pela música, a forte identidade musical que a banda possui somada a uma visão empresarial ampla acabaram sendo a trilogia fundamental para alcançarmos nossos objetivos nesse primeiro ano. As coisas não funcionam isoladamente.
Rocks: Há alguns anos a banda Angra, que é um dos maiores expoentes do metal brasileiro de todos os tempos, também tinha um conhecido empresário no comando da banda. O Angra teve muitos problemas relacionados a esse empresário, como você vê essa situação?
CR: Desconheço os problemas internos do Angra e de seu empresário. O que posso te afirmar é que no Tierramystica as coisas ocorrem de forma muito planejada e com muita conversa. Todos tem seus papéis muito bem definidos com um objetivo claro e comum.Tudo ocorre as "claras" para que não haja desgaste. O objetivo de todos é um só.
Rocks: Os pontos positivos e negativos do uso da internet como ferramenta de divulgação de bandas. O free download, as mídias como Twitter, facebook, Myspace, Reverbnation e afins.
CR: Só vejo pontos positivos. A utilização da internet é um caminho sem volta, e vem para democratizar o acesso a música e impulsionar o mercado de shows. Eu ainda tenho o hábito de comprar o CD, aprecio a arte gráfica e tudo o que compõe a preparacão de um álbum, pois é a extensão do trabalho musical. Acredito que assim como eu muitas outras pessoas ainda mantém essa rotina de compra de CDs. O grande desafio dos dias atuais é a adaptação do mercado a essa nova realidade. Estamos vivendo um momento de transição e como todo momento de transição também surgem oportunidades e possibilidades, basta você estar atento a tudo isso. O Tierramystica se adaptou muito bem a essa nova realidade, a prova disso é que seu disco de estréia "A New Horizon" esgotou em apenas 3 meses após o lançamento, sua tour já passou por todas as regiões do Brasil, exceto a Região Norte, num total de mais de 25 shows para aproximadamente 80 mil espectadores. Está sendo um sucesso!!
Rocks: Com a queda da indústria fonográfica mundial e estagnação musical, como um todo, os investimentos a área musical cairam muito. Qual motivação encontrada para se investir em um setor com tantas incertezas?
CR: Acredito na boa música, principalmente quando encontramos uma banda de alta qualidade como é o Tierramystica. Não basta apenas ter bons músicos é necessário ter identidade musical e muito planejamento também. Esse resgate da cultura e do orgulho latino-americano que o Tierramystica promove é fantástico!!!
Rocks: Próximos passos da banda (publicáveis).
CR: Em qualquer empresa o planejamento é fundamental, nós conseguimos planejar o Tierramystica com pelo menos dois anos de antecedência. A curto prazo te digo que vamos continuar com a tour do "A New Horizon"no Brasil e América-latina e iniciar as gravações de nosso segundo disco em julho. Mas adianto que muitas surpresas virão em breve....e serão surpresas mesmo!!
Rocks: Recado para os leitores.
CR: Queria realmente agradecer a todos os fans do Tierramystica que apoiam constantemente a banda através de seus canais de comunicação na internet ou nos shows da banda, mais uma vez nosso muito obrigado! Viva o Orgulho Sul-Americano!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Ringo Starr, baterista dos Beatles, conta como foi o seu último encontro com John Lennon
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
Iron Maiden fez show "secreto" em 1985 com Adrian Smith no vocal


Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Ricardo Confessori: "O Shaman foi o ápice da nossa carreira"
Perrengues do rock: "minas da Nervosa dormiram em cima de papelão no backstage"



