Roger Waters: T4F confirma datas da tour brasileira
Por Carlos Alberto de Oliveira
Postado em 01 de julho de 2011
A T4F publicou em seu site informações sobre a tour brasileira de Roger Waters.
Roger Waters, um dos fundadores e principal compositor de uma das bandas de rock progressivo mais importantes de todos os tempos, Pink Floyd, leva sua obra-prima, The Wall, em uma turnê que passa primeiro pela Austrália e Nova Zelândia, antes de desembarcar no Chile, Argentina e, finalmente, Brasil.
Com realização da TIME FOR FUN, Roger Waters apresenta The Wall no dia 17 de março de 2012 em Porto Alegre, segue para duas datas em São Paulo nos dias 22 e 23 de março e, encerra a série de shows no Rio de Janeiro, dia 25 de março de 2012. As vendas para os shows terão início em setembro de 2011. Mais informações sobre valores serão divulgadas em breve.
A produção ao ar livre de The Wall na América do Sul será em uma escala nunca antes vista pelo público. Pela primeira vez em toda a turnê, os shows acontecerão em estádios. Waters desenvolveu também imagens dinâmicas para ilustrar a história e as canções, tudo isso com um muro com mais de 137 metros de largura, que forma um telão.
Escrito e produzido por Roger Waters, The Wall foi apresentado pela primeira vez ao vivo pelo Pink Floyd em 1980, e ainda conta com todos os efeitos especiais criados por ele, incluindo as imagens originais de Gerald Scarfe, o avião batido, o som quadrafônico, pirotecnia, bonecos infláveis gigantescos, porco voador, além de uma tecnologia de projeção mais recente, mapeamento de vídeo e muitos efeitos elaborados.
O momento mais especial do show é o Fallen Loved Ones, onde fotografias e histórias de pessoas que perderam suas vidas em guerras, incluindo o pai de Roger Waters, Eric, são apresentadas no telão, em uma homenagem e também um protesto contra os combates militares ao redor do mundo. Entre os homenageados está o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em 2005.
A turnê norte-americana de The Wall em 2010 foi a mais lucrativa em arenas fechadas em todos os Estados Unidos no ano passado (arrecadou 89,5 milhões de dólares em 56 shows, sendo sete esgotados em Nova York e cinco em Los Angeles). A perna européia da turnê também foi tão bem sucedida quanto à americana, com 64 shows já realizados este ano, em apresentações esgotadas como os seis shows na O2 Arena, em Londres, onde a performance contou com a presença dos ex-membros David Gilmour e Nick Mason, para delírio dos fãs e críticos.
Antes da turnê de 2010, The Wall foi realizada ao vivo pelo Pink Floyd apenas 29 vezes entre 1980 e 1981, como parte de divulgação do álbum. O próximo show só foi acontecer em Berlin, em julho de 1990, onde Roger Waters celebrou a queda do muro de Berlim em uma performance que atraiu quase meio milhão de fãs à Potsdamer Platz.
The Wall recebeu dois prêmios da prestigiada Pollstar Music Industry Awards em Los Angeles, nas categorias "Maior Turnê de 2010" e "Produção de Palco Mais Criativa".
Originalmente lançado em novembro de 1979 e tocado pela primeira vez ao vivo em 1980, The Wall foi o álbum mais vendido daquele ano e ainda está entre os cinco discos mais vendidos de todos os tempos nos EUA. Também se tornou filme, dirigido por Alan Parker, com roteiro de Roger Waters, lançado em 1982.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE THE WALL
• Largura da parede: 137 metros de largura; 11 metros de altura; 5,5 metros de profundidade
• Número de tijolos: 424
• Número de tijolos que serão usados na turnê (todos os tijolos são reciclados e serão re-reciclado após o uso): 3.000 tijolos para turnê nos EUA e turnê européia
• Tempo para construir o muro (ou seja, período que corresponde ao primeiro tijolo até o último): 45 minutos
• Número de construtores: 12 pessoas da produção do artista e 8 pessoas das produções locais
• Motores elétricos: 47
• Eixos de controle para construção de The Wall: 20
• Comprimento de todos os cabos elétricos, incluindo iluminação, som e potência: Cerca de 32 quilômetros
• Alto-falantes:172 (incluindo surrounds e monitores)
• Moving lights: 82
• Projetores: 23
• Diâmetro da tela circular: cerca 9 metros de diâmetro
• Comprimento / largura da projeção da parede: 73 metros de largura x 7,5 metros de altura
• Mesas de controle e seus respectivos operadores: 12
• Carrinhos de cenário: 140
• Altura dos infláveis: Professor – 9 metros; Esposa – 9 metros; Mãe – 10 metros
• Peso de todo o cenário: 55 toneladas
• Peso de equipamentos de chão: 57 toneladas
• Peso total: 112 toneladas
• Caminhões: 21
• Quantidade de energia necessária para show: 3000 ampères
• Equipe de carpintaria: 16
• Equipe de iluminação: 5
• Equipe de vídeo: 5
• Equipe de som: 6
• Equipe de backline: 4
• Equipe de automação: 6
• Equipe de pirofagia: 3
• Equipe de aparelhadores: 4
• Equipe total da turnê: 66 (excluindo 18 da banda e equipe pessoal)
• Ônibus: 6
• Equipe local: 80.
Mais informações sobre serviço, preços e classificação etária estarão disponíveis no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
"Wind of Change", cinebiografia do Scorpions, ganha data de lançamento
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A lenda do rock que Jagger se arrependeu de conhecer; "Ele foi bem grosseiro e autoritário"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Quem foi o grande gênio do Pink Floyd, David Gilmour ou Roger Waters?
O segundo álbum mais influente de todos os tempos, de acordo com Roger Waters



