Behemoth: Nergal é inocentado em tribunal Polonês
Por Everton Costa
Fonte: Black Metal Komando
Postado em 18 de agosto de 2011
De acordo com a Associated Press, o vocalista/guitarrista Adam "Nergal" Darski da banda polonesa de metal extremo BEHEMOTH foi declarado inocente de ofender os sentimentos religiosos em relação a um incidente em setembro de 2007, quando ele teria chamado a Igreja Católica "o culto mais assassino do planeta", durante um desempenho da banda em Gdynia e rasgou um exemplar da Bíblia, chamando-o "um livro de mentiras" (veja vídeo abaixo).
Um juiz polonês decidiu hoje cedo (quinta-feira 18 agosto) que Darski ter rasgado uma Bíblia durante um show foi uma forma de expressão artística coerente com o estilo de sua banda.
Juiz Krzysztof Wieckowski disse que ele considerava as ações de Darski como "uma forma de arte". Ele acrescentou que o tribunal não tinha nenhuma intenção de limitar a liberdade de expressão ou o direito de criticar a religião.
A corte informou que os membros da audiência disseram que testemunharam que os seus sentimentos religiosos não tinha sido feridos, apesar do fato de eles serem cristãos.
O caso de Darski já havia sido considerado pelo Tribunal Distrital de Gdynia. No final de junho do ano passado, o tribunal rejeitou o caso depois de determinar que nenhum crime havia ocorrido. A acusação interpôs recurso e, posteriormente, em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Gdansk ordenou que o caso fosse reexaminado.
Após o incidente em setembro 2007, Ryszard Nowak, chefe do All-Polish Committee for Defense Against Sects (comitê de defesa contra seitas) processou o Behemot por promover o satanismo. Apesar de uma testemunha, um perito judicial em assuntos religiosos, dizer que o ato de destruir a Bíblia Sagrada poderia ofender os sentimentos religiosos de alguém, o caso foi interrompido porque ninguém, exceto Nowak, acusou o Behemoth de insultar as suas crenças religiosas. (Segundo a lei polonesa, deve haver pelo menos duas queixas formais antes de uma acusação ser feita. A queixa anterior foi feita em 2008, e recentemente um número não especificado de outras queixas haviam sido arquivados.)
Em uma entrevista de 2009 com a revista Decibel, o baixista Tomasz "Orion" Wroblewski explicou que o incidente com Bíblia rasgada foi de modo algum uma explosão espontânea. "Nós estávamos fazendo isso por dois anos em turnê antes de fazer na Polônia", disse ele. "Bem, nós tínhamos discutido isso muitas vezes antes. Um show do BEHEMOTH é um show do BEHEMOTH, e os fãs do BEHEMOTH estão indo a um show do BEHEMOTH. Fãs do BEHEMOTH sabem o que é o BEHEMOT é, sabem o que a letra fala, e conhecem pelo menos um pouco da filosofia por trás da banda. Então, é meio surpreendente que existam pessoas que vêm para os shows e se sentem ofendidos com o que fazemos no palco. Se uma pessoa vem para um show, ele vem com o propósito de ser ofendido, eu acho, e não deve ser assim. Tentamos não ofender qualquer pessoa em particular. Estamos apenas ofendendo a religião na qual nós crescemos."
Confira o vídeo abaixo de Adam Nergal rasgando a Bíblia "Sagrada".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que o Slayer era satanista
As atitudes do metaleiro que impedem estilo de crescer, segundo influencer Raphael Casotto
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Festival Beyond The Gates anuncia as primeiras 21 bandas da edição de 2026
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Behemoth: as bandas de metal extremo não tem "espírito de rock"



