Billboard: revista estaria perto da falência?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 06 de agosto de 2011
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande.
Os sinais têm sido dados desde o final do ano passado, apesar de fontes agora dizerem que mais atenção deve ser prestada nisso agora. Tudo porque a (revista estadunidense de entretenimento musical) Billboard poderia estar à beira de algo potencialmente sério – e não de maneira positiva.
Se tal publicação está ‘prestes a ter um colapso econômico’, como um executivo descreve, é difícil de descobrir. Mas informações do lado de dentro sugerem um clima de incerteza, com uma considerável ansiedade quando à direção futura. Isso inclui possíveis congelamentos em contratações e gastos, de acordo com outra fonte. É o mesmo imbroglio econômico de outrora, apesar de que, dessa vez, elementos piorados na publicidade, assinaturas, indústria e macro-economia poderiam estar levando tudo pro ralo.
Do lado de fora, um sem-número de problemas continua vindo à tona. Uma luz vermelha de fato acendeu na manhã da quinta-feira passada, quando a Billboard fez algo estranho. Apenas quatro meses depois de lançar o Billboard Pro, um serviço elaborado para os artistas independentes e sem contrato com gravadoras, foi subitamente suspenso. Mas a Billboard indicou que isso não é o fim: aparentemente, a publicação só está usando a pausa para ‘melhorar e relançar o site mais pro fim do ano, ’e as associações existentes não estão sendo automaticamente canceladas ou devolvidas.
Outros problemas não são difíceis de detectar. Isso inclui a abrupta remoção de Richard ‘Mad Dog’ Beckman das operações cotidianas do Prometheus Media Group, o grupo proprietário da Billboard e de várias outras revistas de negócios como a Hollywood Reporter e a AdWeek. O executivo da Prometheus Jimmy Finkelstein irá assumir as funções mais diretas, enquanto Beckman foca-se em criar uma divisão mais concentrada em marcas – pelo menos de acordo com a versão oficial fornecida pelo Prometheus.
O grupo Prometheus assumiu a propriedade da Billboard faz poucos meses. No fim do ano passado, a Billboard – junto com várias outras empresas – foi vendida pela Nielsen Company para o Prometheus por US$ 70 milhões, com o então pica-grossa Beckman tendo um papel fundamental em tudo. Beckman, um ex-superastro na (holding de editoras de periódicos) Conde Nast, chafurdou-se em uma abordagem ‘negócios e influência’ que almeja expandir o foco para além do público que só quer saber de assuntos de negócios (nesse caso, gravadoras, selos, promotores de shows, etc).
Isso significa mais publicações e marcas voltadas para consumidores, ao invés dos anúncios voltados tipicamente para a indústria. Isso também envolveu o relançamento do Billboard Music Awards, e até mesmo uma aliança com o MySpace, entre outras diversificações.
Mas o primeiro rato de laboratório não foi realmente a Billboard, foi a (revista) Hollywood Reporter. Aquela repaginada total envolveu uma custosa expansão do staff editorial, a contratação da superestrela das editoras Janice Min, e um relançamento com anúncios em papel caro e pomposo, dentre outras mudanças. Mas, meses depois, as fontes dizem que a estratégia usada na THR não está sendo frutífera. "Eles a relançaram como uma revista voltada para o consumidor final, e deram com os burros n’água", uma fonte disse pelo telefone ao site Digital Music News.
Esta matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show:
http://lokaos.net/billboard-revista-pode-estar-proxima-da-falencia/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Como foi ver de perto o surgimento dos Mamonas Assassinas, segundo Edu Falaschi
Em 1994, Max Cavalera alfinetou Engenheiros do Hawaii durante entrevista a João Gordo
O erro das bandas de rock brasileiras dos anos 60 e 70 que causou uma década de atraso


Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"



