Cinema: indo na mesma direção das gravadoras
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 27 de outubro de 2011
A indústria fonográfica perdeu mais da metade de seu valor desde 2001, e essa é provavelmente uma estimativa modesta. É uma história longa e complicada, apesar de que as grandes gravadoras devam ser lembradas por continuamente recusarem-se a autorizar uso de músicas e processar fãs. E por saquearem as empresas que elas deveriam ter salvado (no caso da WMG). "É uma perda catastrófica", disse um dos maiores desmanteladores da indústria, o co-fundador do NAPSTER, Sean Parker.
Mas espere: não acabou ainda. Na verdade, essa história ainda está em progresso, as lições ainda estão frescas. Então, porque é que parece que Hollywood está caminhando para a mesma perigosa direção? Ontem, o jornal Financial Times revelou que o mega-estúdio WARNER BROTHERS está tentando impedir que a (rede de locadoras de vídeo) BLOCKBUSTER alugue títulos mais novos. Ao invés disso, a Warner quer que a Blockbuster somente VENDA DVDs, e não os alugue, pelos primeiros 30 dias.
Então aquela ‘Blockbuster Night’ pode ter que esperar um mês. Ou não: todo mundo vai provavelmente começar a baixar filmes do (site de Torrents) Pirate Bay, trocar via RapidShare, ou achar algum método alternativo de aquisição. Porque não só os títulos da Warner vão ficar escassos na Blockbuster, mas você também terá dificuldade em alugá-los via Redbox, Netflix, e outros canais de distribuição de filmes.
E então, claro, muitos usuários piratas serão processados, já que os estúdios estão cada vez mais acionando pessoas juridicamente. Tal qual as grandes gravadoras o fizeram com os fãs que compartilhavam arquivos musicais.
Enquanto isso, as vendas de DVDs estão começando a cair à medida que os consumidores migram para o fornecimento digital. Mas plataformas emergentes como Netflix ainda lutam para obterem conteúdo de ponta: na verdade, diz-se que a Warner está aumentando o período de janela para lançamentos para mais de 30 dias no caso deles.
Parece-lhe familiar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
Bruce Dickinson: quando ele misturou bebida e baseado e foi salvo pelo seu ídolo
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"

A opinião de Gene Simmons, do Kiss, sobre quem faz downloads ilegais
Mike Portnoy: "eu baixo músicas o tempo todo"



