Cinema: indo na mesma direção das gravadoras
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 27 de outubro de 2011
A indústria fonográfica perdeu mais da metade de seu valor desde 2001, e essa é provavelmente uma estimativa modesta. É uma história longa e complicada, apesar de que as grandes gravadoras devam ser lembradas por continuamente recusarem-se a autorizar uso de músicas e processar fãs. E por saquearem as empresas que elas deveriam ter salvado (no caso da WMG). "É uma perda catastrófica", disse um dos maiores desmanteladores da indústria, o co-fundador do NAPSTER, Sean Parker.
Mas espere: não acabou ainda. Na verdade, essa história ainda está em progresso, as lições ainda estão frescas. Então, porque é que parece que Hollywood está caminhando para a mesma perigosa direção? Ontem, o jornal Financial Times revelou que o mega-estúdio WARNER BROTHERS está tentando impedir que a (rede de locadoras de vídeo) BLOCKBUSTER alugue títulos mais novos. Ao invés disso, a Warner quer que a Blockbuster somente VENDA DVDs, e não os alugue, pelos primeiros 30 dias.
Então aquela ‘Blockbuster Night’ pode ter que esperar um mês. Ou não: todo mundo vai provavelmente começar a baixar filmes do (site de Torrents) Pirate Bay, trocar via RapidShare, ou achar algum método alternativo de aquisição. Porque não só os títulos da Warner vão ficar escassos na Blockbuster, mas você também terá dificuldade em alugá-los via Redbox, Netflix, e outros canais de distribuição de filmes.
E então, claro, muitos usuários piratas serão processados, já que os estúdios estão cada vez mais acionando pessoas juridicamente. Tal qual as grandes gravadoras o fizeram com os fãs que compartilhavam arquivos musicais.
Enquanto isso, as vendas de DVDs estão começando a cair à medida que os consumidores migram para o fornecimento digital. Mas plataformas emergentes como Netflix ainda lutam para obterem conteúdo de ponta: na verdade, diz-se que a Warner está aumentando o período de janela para lançamentos para mais de 30 dias no caso deles.
Parece-lhe familiar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
A resposta de Prince após Caetano Veloso o confrontar: "Escuta, isso é desagradável"
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin
A empresa que fez Engenheiros do Hawaii se tornar fenômeno, segundo Thunderbird


A opinião de Gene Simmons, do Kiss, sobre quem faz downloads ilegais
Mike Portnoy: "eu baixo músicas o tempo todo"



