Cinema: indo na mesma direção das gravadoras

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar Correções  

A indústria fonográfica perdeu mais da metade de seu valor desde 2001, e essa é provavelmente uma estimativa modesta. É uma história longa e complicada, apesar de que as grandes gravadoras devam ser lembradas por continuamente recusarem-se a autorizar uso de músicas e processar fãs. E por saquearem as empresas que elas deveriam ter salvado (no caso da WMG). "É uma perda catastrófica", disse um dos maiores desmanteladores da indústria, o co-fundador do NAPSTER, Sean Parker.

publicidade

Mas espere: não acabou ainda. Na verdade, essa história ainda está em progresso, as lições ainda estão frescas. Então, porque é que parece que Hollywood está caminhando para a mesma perigosa direção? Ontem, o jornal Financial Times revelou que o mega-estúdio WARNER BROTHERS está tentando impedir que a (rede de locadoras de vídeo) BLOCKBUSTER alugue títulos mais novos. Ao invés disso, a Warner quer que a Blockbuster somente VENDA DVDs, e não os alugue, pelos primeiros 30 dias.

publicidade

Então aquela ‘Blockbuster Night’ pode ter que esperar um mês. Ou não: todo mundo vai provavelmente começar a baixar filmes do (site de Torrents) Pirate Bay, trocar via RapidShare, ou achar algum método alternativo de aquisição. Porque não só os títulos da Warner vão ficar escassos na Blockbuster, mas você também terá dificuldade em alugá-los via Redbox, Netflix, e outros canais de distribuição de filmes.

publicidade

E então, claro, muitos usuários piratas serão processados, já que os estúdios estão cada vez mais acionando pessoas juridicamente. Tal qual as grandes gravadoras o fizeram com os fãs que compartilhavam arquivos musicais.

Enquanto isso, as vendas de DVDs estão começando a cair à medida que os consumidores migram para o fornecimento digital. Mas plataformas emergentes como Netflix ainda lutam para obterem conteúdo de ponta: na verdade, diz-se que a Warner está aumentando o período de janela para lançamentos para mais de 30 dias no caso deles.

publicidade

Parece-lhe familiar?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pirataria: enquanto isso, em uma loja de CDs na Rússia...Pirataria
Enquanto isso, em uma loja de CDs na Rússia...

Pirataria: o nascer de uma indústria alternativaPirataria
O nascer de uma indústria alternativa


Axl Rose: a primeira ficha policial aos 18 anosAxl Rose
A primeira ficha policial aos 18 anos

Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin