Bon Jovi: boato sobre sua morte agita as redes sociais
Por Adriano Ribeiro
Fonte: dailynewbloginternational
Postado em 19 de dezembro de 2011
Uma notícia falsa. Diversos usuários desavisados que simplesmente a tomam como verdade e saem divulgando nas redes sociais. E outros tantos que também a tomam como verdade e saem compartilhando o link. É assim que se faz a bagunça. Ao acessar o Facebook na noite desta segunda feira, 19 de dezembro de 2011, deparei-me com usuários postando a seguinte notícia: "Lenda internacional do Rock, Jon Bon Jovi morre aos 49". Ao invés de simplesmente ser mais um a compartilhar a notícia, fui confirmar a veracidade da informação. A princípio, vim no Whiplash. Algo desta proporção já estaria publicado por aqui se fosse verdade. Mas nada. Nem mesmo na relação de matérias aguardando publicação. Em segundo lugar, caminho óbvio, fui ao site oficial. Lá não tinha nada, então fui ao perfil oficial no Facebook. E lá estava a foto que eliminava de vez qualquer boato, onde o próprio Bon Jovi segura um cartaz escrito "O céu parece um pouco com Nova Jersey - 19 de dezembro de 2011 06:00 hs".
A falsa matéria foi traduzida a grosso modo (para agilizar a publicação desta matéria de esclarecimento):
O rockstar Jon Bon Jovi (John Francis Bongiovi, Jr) foi declarado morto hoje, após paramédicos o encontrarem em coma no hotel Empress, em Asbury Park, New Jersey.
O capitão Douglas Gray, do Primeiro Departamento de Bombeiros de Nova Jersey disse ao "The Times" que os paramédicos responderam a uma chamada ao 911 mas, quando chegaram, Bon Jovi não estava mais respirando.
Os paramédicos realizaram CPR e levaram Bon Jovi ao centro médico "Jersey Shore", disse Ruda. Centenas de jornalistas se reuniram no hospital aguardando notícias de sua condição. As fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram que a equipe do músico correu para sua cabeceira, onde ele sofreu uma parada cardíaca.
Os detetives preparam-se para interrogar parentes, amigos e os médicos que atenderam Bon Jovi para tentar descobrir o que aconteceu. O escritório do legista do Condado de New Jersey vai determinar a causa da morte. Um representante do Departamento de Bombeiros de Nova Jersey disse ao "The Times" que Bon Jovi já estava em parada cardíaca completa quando chegaram as unidades de resgate.
O link da falsa notícia:
http://dailynewbloginternational.wordpress.com/2011/12/19/international-rockstar-legend-jon-bon-jovi-dead-at-49/
Portanto, antes de sair divulgando uma notícia desta proporção, certifique-se sempre de sua veracidade, não ajudando, desta maneira, na disseminação de um boato sem sentido algum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps