Gojira: "A minha conta bancária está completamente vazia!"
Por Mayara Puertas
Fonte: A Ilha do Metal
Postado em 18 de janeiro de 2012
A Radio Metal recentemente conduziu uma entrevista com Joe Duplantier, guitarrista / vocalista do GOJIRA. Mesmo sendo uma das maiores bandas do metal francês, o vocalista fala sobre a quase impossível possibilidade de se viver da venda de CDs na realidade musical atual. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
Radio Metal: Mesmo você estando a frente da maior banda da cena metal francesa, a alguns anos atrás você não poderia ganhar a vida com sua música. O que você pode falar sobre sua situação financeira atual?
Joe: Bem, isso é bastante simples: a minha conta bancária está completamente vazia! Eu estou esperando por um avanço da gravadora para que eu possa poupar algum dinheiro para os meses que virão, porque basicamente se não estamos em turnê, nós não temos nenhum dinheiro. Então, quando você assina um contrato de gravação, você obtem um adiantamento da gravadora, mas você tem que pagar toneladas de comissões em todos os lugares: a gestão, os advogados, os encargos diferentes para produzir o disco e assim por diante. O que resta no final é ridículo, da pra se sustentar por um mês. OK nós estamos um pouco famosos, mas nós não vendemos muitos discos. Discos simplesmente não vendem. Os que vendem basicamente financiam a gravação do álbum. É uma realidade dos negócios da música em geral, metal não é o único a sofrer com isso. Nós não tivemos a chance de viver durante a grande era quando as pessoas faziam dinheiro com vendas de discos, isso não existe mais.
Agora, a maneira de ganhar dinheiro é com a venda de merchandising e de turismo. Ele vai ser o próximo passo para nós, um passo que nos permitirá ganhar dinheiro, mas não fazemos fortunas. Nós ganhamos dinheiro suficiente para viver e trabalhar em tempo integral no GOJIRA, e isso é muito. Alguns meses são um pouco melhores e nós podemos ter recursos para uma nova guitarra ou algo assim, mas, por exemplo, é muito difícil comprar um carro ou um apartamento porque não temos um contrato de um empregador ou um seguro. Temos contratos de música, mas quando você tem que conversar com um banqueiro... alguns anos atrás eu estava tipo, 'Porra, eu gostaria de comprar uma casa! O que devo fazer?' E na verdade, eu ainda não consegui isso .
Leia a entrevista completa (em inglês) na Radio Metal:
http://www.radiometal.com/en/article/gojira-joe-duplantier-answers-your-questions,55150
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Frases de bandas: o que eles realmente querem dizer?
Classic Rock elege a melhor música do Guns N' Roses (e não é "Sweet Child O' Mine")
A banda que Phil Collins considerava uma paródia do Genesis: "Não desejo isso a ninguém"


Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno dos shows do Metallica



