Facebook: número de 'Likes' é nova moeda corrente da música
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 01 de fevereiro de 2012
A questão é se essa moeda social se traduz em moeda real, ou seja, o tipo que você pode gastar. "Eu acho que há uma nova moeda que está emergindo na indústria musical, que é como muitas pessoas tem compartilhado certa música ou certo artista no Facebook", disse o vide-presidente de parcerias do Facebook, DAN ROSE na Midem segunda-feira passada. "Essa moeda vai se tornar a nova maneira pela qual as pessoas comentam se a música está pegando, e estamos no começo disso agora".
Isso pode não ser ‘papel moeda’, mas certamente há muito escambo. "Nós conversamos sobre CINCO BILHÕES DE MÚSICAS compartilhadas nos último quatros meses, você pode imaginar que esse número vai crescer exponencialmente ao longo dos próximos meses e anos".
Mas o Facebook é uma plataforma genuína de descoberta, ou apenas uma câmara de eco de músicas já populares? Hm... "Não é surpreendente, mas quando olhamos nas cem músicas mais compartilhadas no Facebook no final do ano passado, o que descobrimos é que muitas dessas mesmas músicas eram as mesmas na parada da Billboard", continuou Rose. "Mas os artistas que não famosos mundialmente, mas tem bolsões locais de fãs apareceram com destaque, e um desses artistas era o Skrillex, e é por isso sempre usamos o plural para exemplificar as coisas aqui".
Na verdade, Skrillex conseguiu duas das 10 músicas mais executadas no Facebook em 2011, de acordo com o jornal estadunidense NEW YORK TIMES. "Não é somente reforçar as mesmas músicas que todo mundo está escutando, isso vai possibilitar que novos artistas e novas músicas sejam descobertos em maneiras que nunca foram possíveis antes nessa amplitude".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
O dia que Calcinha Preta deu strike no Angra após Bittencourt tocar sua própria música
James Hetfield afirma que é "quase impossível" manter o ritmo do passado
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse



A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
Rock Brasileiro da Década de 70
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu



