Facebook: número de 'Likes' é nova moeda corrente da música
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 01 de fevereiro de 2012
A questão é se essa moeda social se traduz em moeda real, ou seja, o tipo que você pode gastar. "Eu acho que há uma nova moeda que está emergindo na indústria musical, que é como muitas pessoas tem compartilhado certa música ou certo artista no Facebook", disse o vide-presidente de parcerias do Facebook, DAN ROSE na Midem segunda-feira passada. "Essa moeda vai se tornar a nova maneira pela qual as pessoas comentam se a música está pegando, e estamos no começo disso agora".
Isso pode não ser ‘papel moeda’, mas certamente há muito escambo. "Nós conversamos sobre CINCO BILHÕES DE MÚSICAS compartilhadas nos último quatros meses, você pode imaginar que esse número vai crescer exponencialmente ao longo dos próximos meses e anos".
Mas o Facebook é uma plataforma genuína de descoberta, ou apenas uma câmara de eco de músicas já populares? Hm... "Não é surpreendente, mas quando olhamos nas cem músicas mais compartilhadas no Facebook no final do ano passado, o que descobrimos é que muitas dessas mesmas músicas eram as mesmas na parada da Billboard", continuou Rose. "Mas os artistas que não famosos mundialmente, mas tem bolsões locais de fãs apareceram com destaque, e um desses artistas era o Skrillex, e é por isso sempre usamos o plural para exemplificar as coisas aqui".
Na verdade, Skrillex conseguiu duas das 10 músicas mais executadas no Facebook em 2011, de acordo com o jornal estadunidense NEW YORK TIMES. "Não é somente reforçar as mesmas músicas que todo mundo está escutando, isso vai possibilitar que novos artistas e novas músicas sejam descobertos em maneiras que nunca foram possíveis antes nessa amplitude".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nevermore anuncia sua nova formação
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
Os 5 discos que Regis Tadeu levaria para ilha deserta, incluindo brasileiro pouco famoso
A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica


Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"



