Facebook: número de 'Likes' é nova moeda corrente da música
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 01 de fevereiro de 2012
A questão é se essa moeda social se traduz em moeda real, ou seja, o tipo que você pode gastar. "Eu acho que há uma nova moeda que está emergindo na indústria musical, que é como muitas pessoas tem compartilhado certa música ou certo artista no Facebook", disse o vide-presidente de parcerias do Facebook, DAN ROSE na Midem segunda-feira passada. "Essa moeda vai se tornar a nova maneira pela qual as pessoas comentam se a música está pegando, e estamos no começo disso agora".
Isso pode não ser ‘papel moeda’, mas certamente há muito escambo. "Nós conversamos sobre CINCO BILHÕES DE MÚSICAS compartilhadas nos último quatros meses, você pode imaginar que esse número vai crescer exponencialmente ao longo dos próximos meses e anos".
Mas o Facebook é uma plataforma genuína de descoberta, ou apenas uma câmara de eco de músicas já populares? Hm... "Não é surpreendente, mas quando olhamos nas cem músicas mais compartilhadas no Facebook no final do ano passado, o que descobrimos é que muitas dessas mesmas músicas eram as mesmas na parada da Billboard", continuou Rose. "Mas os artistas que não famosos mundialmente, mas tem bolsões locais de fãs apareceram com destaque, e um desses artistas era o Skrillex, e é por isso sempre usamos o plural para exemplificar as coisas aqui".
Na verdade, Skrillex conseguiu duas das 10 músicas mais executadas no Facebook em 2011, de acordo com o jornal estadunidense NEW YORK TIMES. "Não é somente reforçar as mesmas músicas que todo mundo está escutando, isso vai possibilitar que novos artistas e novas músicas sejam descobertos em maneiras que nunca foram possíveis antes nessa amplitude".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
A música do Aerosmith que ajudou a "salvar o planeta" e conquistou algo que nunca conseguiram
O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
O defeito que estragava o rock brasileiro nos anos 70 e que as bandas dos 80 corrigiram
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock



Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL
Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?
Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz
Pela 1ª vez, Aquiles Priester conta em detalhes como e por que foi demitido do Angra



