Tommy Bolin: veja trailer de tributo ao guitarrista

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nathália Plá, Fonte: blabbermouth.net, Tradução
Enviar Correções  

Nos anais da história do rock, Tommy Bolin ocupou um breve, mas notável posto como brilhante guitarrista que fascinava os que o conheciam com sua maestria em muitos gêneros — rock, fusion, funk, reggae e heavy metal dentre outros. Juntamente com uma louvada carreira solo que ultrapassou as barreiras do rock/jazz fusion, Bolin tocou com THE JAMES GANG e DEEP PURPLE, que o levou ao estrelato como guitarrista solo que foi interrompido por sua prematura morte em 1976.

publicidade

Vale lembrar, muito se escreveu sobre o prodígio da guitarra e agora um rol de primeira linha de guitarristas marcou presença para prestar tributo a Bolin no "Great Gypsy Soul". Produzido por Greg Hampton e Warren Haynes, é um projeto memorável que reúne grandes guitarristas que de fato tocam como se estivessem ao lado de Tommy Bolin, por meio de tomadas retiradas das gravações de seu álbum solo "Teaser". Peter Frampton, Warren Haynes (um incentivador chave do projeto), Nels Cline, Steve Lukather, Steve Morse, Brad Whitford, Joe Bonamassa, John Scofield, Derek Trucks, Glenn Hughes e Myles Kennedy contribuíram com esse projeto incrível.

publicidade

"Great Gypsy Soul" foi lançado pela 429 Records em 27 de março em formato de CD único e CD duplo com faixas bônus. O set estará disponível na Europa em 18 de maio pela earMUSIC.

Veja abaixo o "teaser trailer" de cinco minutos e meio do lançamento.

publicidade

Tommy Bolin foi a quintessência de prodígio da guitarra que focou seus talentos nos cenários florescentes do rock/metal do início da década de 70 bem como dominou uma técnica altamente elogiada no jazz fusion, chamando a atenção de formadores de opinião do rock e de lendas da guitarra. Foi apenas uma questão de tempo até que Bolin estivesse fazendo seu próprio nome tocando em diversos projetos como "Spectrum" do Billy Cobham (considerado um dos maiores registros do jazz fusion de todos os tempos), substituiu Joe Walsh no THE JAMES GANG, trabalhou nos seminais projetos fusion MOXY e ALPHONSE MOUZON, substituiu Ritchie Blackmore no DEEP PURPLE. Com o lançamento de seu segundo álbum solo, "Private Eyes", o que devia ter sido um momento crucial para Bolin, que ia abrir para Jeff Beck em Miami, infelizmente tornou-se trágico pois Bolin foi encontrado morto por uma overdose logo após a apresentação.

publicidade

Disse Warren Haynes: "Muitos dos convidados foram chamados pelo fato de ter uma conexão pessoal com Tommy — todos reconhecem o lugar dele na história do rock. Ver (e ouvir) isso tudo se realizar 35 anos depois foi uma jornada por si só — que valeu muito a viagem."

Track list do "Great Gypsy Soul":

Disc 1

01. The Grind (c/ Peter Frampton)
02. Teaser (c/ Warren Haynes)
03. Dreamer (c/ Myles Kennedy e Nels Cline)
04. Savannah Woman (c/ John Scofield)
05. Smooth Fandango (c/ Derek Trucks)
06. People People (c/ Big Sugar e Gordie Johnson)
07. Wild Dogs (c/ Brad Whitford)
08. Homeward Strut (c/ Steve Lukather)
09. Sugar Shack (c/ Glenn Hughes e Sonny Landreth)
10. Crazed Fandango (c/ Steve Morse)
11. Lotus (c/ Joe Bonamassa, Glenn Huges e Nels Cline)

publicidade

Disc 2 Bonus CD

01. Flying Fingers (c/ Oz Noy e Nels Cline)
02. Marching Bag - Movement One (c/ Nels Cline, Bolin, Greg Hampton, John Scofield, Sonny Landreth)
03. Marching Bag - Movement Two (c/ Nels Cline, Bolin, Steve Lukather, Derek Trucks, Peter Frampton)
04. Marching Bag - Movement Three (c/ Gordie Johnson, Bolin, Nels Cline, Oz Noy, Steve Lukather, Steve Morse, Joe Bonamassa)
05. Marching Bag - Movement Four (c/ Nels Cline, Bolin, Warren Haynes, Joe Bonamassa, Oz Noy, Brad Whitford, Peter Frampton)

publicidade

Confira audio samples no link abaixo.

www.429records.com (http://www.429records.com/sites/429records/429details/d_tommybolin.asp

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Tommy Bolin: Os excessos estavam acabando com aquele caraTommy Bolin
Os excessos estavam acabando com aquele cara

Pré-Clube dos 27: 10 astros do rock que morreram antes dos 27 anosPré-Clube dos 27
10 astros do rock que morreram antes dos 27 anos


Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise CityGuns e Sabbath
Semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições


Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin