Roça 'n' Roll: documentário sobre personagem mítico mineiro
Por Ivanei Salgado
Fonte: Artepress
Postado em 04 de junho de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Não foi por acaso que o cartaz oficial do Roça ‘n’ Roll deste ano estampou um personagem sombrio com uma guitarra nas costas. Essa figura, retrata Januário Garcia Leal, conhecido como "O Sete Orelhas". Para divulgar essa figura mítica mineira, a Cangaço Produções vai exibir o documentário "Sete Orelhas: herói bandido" no intervalo dos shows do dia 16 de junho (sábado).
Com direção de Bruno Maia, idealizador do festival, a proposta do vídeo documentário, patrocinado pela Prefeitura de São Bento Abade/MG, é re-circular a história do "Sete Orelhas" no Brasil. "Esse personagem tem estado obscuro nos últimos anos. Com o documentário, essa lenda mineira poderá ser conhecida por um maior número de pessoas", destaca o diretor.
O vídeo "Sete Orelhas: herói bandido" apresenta a lenda em torno da história de Januário Garcia Leal, um justiceiro vingador que atuou na região do Sul de Minas Gerais entre o final do século XVIII e início do século XIX. A permanência da lenda no imaginário popular por mais de duzentos anos conferiu ao personagem o estatuto de mito, digno de uma estátua na cidade São Bento Abade/MG.
O personagem central do documentário foi fazendeiro e Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores (hoje Alfenas-MG), mas teve o curso da vida alterado depois do brutal assassinato de seu irmão João Garcia Leal. Os assassinos, sete irmãos, amarraram João Garcia em uma árvore e retiraram toda pele do corpo do irmão de Januário Garcia Leal.
Diante da ineficácia do sistema jurídico da época, os culpados pela barbárie não foram levados à justiça e isso motivou Januário Garcial Leal puni-los com as próprias mãos. O Capitão de Ordenanças caçou e matou os assassinos. A cada morte consumada, Januário cortou uma orelha de cada criminoso. Esse macabro troféu foi exibido no pescoço de Januário como um colar. E dessa atitude surgiu o apelido "O Sete Orelhas".
A ideia do documentário surgiu dos estudos do organizador do Roça ‘n’ Roll sobre o personagem. A pesquisa sobre o mito também vai gerar um longa-metragem com roteiro de Bruno Maia e Jovany Sales Rey.
Além da exibição do vídeo e da utilização da figura do "Sete Orelhas" no cartaz, a ligação da lenda com a 14ª expedição do Roça ‘n’ Roll se estendeu aos dois palcos, intitulados de "Sete Orelhas" e "Tira Couro". "O Roça nunca ficou restrito à música. A proposta sempre foi difundir a arte de uma forma geral, e neste ano, nosso foco foi o cinema", ressalta Bruno Maia.
A programação do sábado (16 de junho) destaca shows com as bandas Samael (Suíça) e Grave (Suécia), Dr. Sin, Shaman, Carro Bomba, Dominus Praelii, Lothlöryen, Goatlove, Kernunna, DZK, Maestrick, Tormento, Nervosa, Motosserra Truck Clube, Demonic War Front, Deadliness, Magika, Reviolence e Svartland. O festival ainda oferece atrações nos dias 14 e 15 de junho.
O Roça ‘n’ Roll 2012 conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural do Município de Varginha, do COMIC – Conselho Municipal de Incentivo à Cultura, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Speed Life Energético, Fruty Refrigerantes e Autotrans, apoio cultural da Roadie Crew, Consulado do Rock, Meteoro Amplifier, Programa Combate, W Outdoor, Castelli Romani, Rádio Clube, K2 Lanches, Paranoid Records, Lady Snake, Tendas Online, Castelar Novo Hotel, Via Cabo, Espaço Livre, Frigorífico São Francisco e Chromos Design.
Os ingressos para a 14ª expedição do Roça ‘n’ Roll já estão à venda. As reservas podem ser feitas pelo email [email protected].
Outras informações no site: www.rocainroll.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
A história por trás do nome AC/DC segundo Dave Evans, primeiro vocalista da banda
Os 5 álbuns essenciais para compreender o rock nacional anos 1980, segundo Regis Tadeu
"Love Hurts", a música que inspirou uma das canções mais tristes de todos os tempos

Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours
Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal



