Detonautas: vocalista comenta sobre Tributo à Legião Urbana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por André Nascimento, Fonte: Bloglog -Tico Santa Cruz
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 03/06/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Tico Santa Cruz, vocalista do DETONAUTAS RQOUE CLUBE, escreveu em seu blog sobre o Tributo à Legião Urbana e a perfomance do ator Wagner Moura nos vocais e o post na íntegra pode ser lido abaixo.

343 acessosRenato Russo: começam a ser vendidos ingressos para a exposição5000 acessosKiss: as 10 músicas mais "demoníacas" da banda

"Escrito em:30/5/2012

Assisti a partes do Tributo ao Legião Urbana.

Não pediram minha opinião, mas darei mesmo assim:

O que vi foi a celebração de uma banda que é atemporal, que transcende modismos, tendências e intolerâncias. Músicas que podem ser e são cantadas por qualquer pessoa que goste de boas canções. Muito diferente do Uga Uga que prospera há tempos pelo Brasil.

Legião Urbana é sinônimo de resistência, de poesia, de literatura, de conhecimento. Questões que parecem não interessar muito na Era da pulverização de chamados Sensacionalistas e pobres de vocabulário.

Renato Russo escreveu provavelmente a versão de boa parte dos conflitos, incertezas e questionamentos de uma geração. E isso não sucumbiu as mudanças do comportamento mais de vinte anos depois.

Tecnicamente falando Wagner Moura desafinou algumas vezes, mas quem não desafina? Muitas pessoas Celebradas atualmente não desafinam só nos palcos, mas desafinam na vida. Wagner é um ator ímpar, um profissional comprometido, um ARTISTA que tem voz política e social. Um cara de coragem que assumiu a responsabilidade de cantar hinos que marcaram a vida de muitas pessoas.

Responsabilidade que tem um preço e consequências, mas que exige acima de tudo coragem, e todos os que saem de seu campo de conforto e partem para expressões que exigem coragem tem minha admiração, acertando ou errando.

Foi deixado CLARO o tempo inteiro que não era a VOLTA do Legião Urbana com outro vocalista e sim uma homenagem, não a Renato Russo mas a TODOS os integrantes do grupo. Dado e Bonfá continuam firmes e fortes e são remanescentes do tempo em que o ROCK ainda era ROCK e não esse salão de beleza que se tornou as custas de uma outra LEGIÃO, a legião dos lobotomizados.

Poucos cantores no Brasil tem capacidade vocal para chegar ao nível do Renato Russo, portanto é bobagem julgar por essa visão. A meu ver o único que poderia fazer esse alcance vocal com competência seria Toni Platão. Mas este é outro assunto. O Tributo ao Legião Urbana é também um produto feito para TV e por isso precisa de polêmicas para se espalhar.

O público cantou. Como eu já cantei, como você que gosta dessa banda já cantou no banheiro, no carro, no Karaokê ou em qualquer lugar. Porque a MÚSICA é maior que tudo isso e é pela MÚSICA que aquelas pessoas se reuniram para celebrar.

Wagner se arriscou, assumiu como fã o lugar no palco que era do seu ídolo. Mas não se colocou como se fosse o seu ídolo, fez do seu jeito o que acreditou e cantando bem ou mal o fez com verdade. Verdade é outra coisa em falta nos comandos artísticos atuais. Tudo muito produzido e combinado para render notinhas nos sites de fofoca ou Trending Topics do Twitter.

O que me deixou estarrecido foi a falta de respeito das pessoas com os artistas.

Como se fosse uma vingança cega pelos anos em que artistas eram blindados em seus mundos irreais.

As Redes Sociais foram tomadas de Canibais Pelados de Miami sedentos por desfigurar a imagem daquelas pessoas sem dó nem piedade, alguns só pelo prazer.

Uma Coisa é fazer uma crítica. Gostei por essas razões, não gostei por estas outras razões. Outra completamente diferente é ofender, humilhar e espezinhar com aqueles que estavam ali.

Os Canibais Pelados do Twitter e do FaceBook estavam cuspindo carne para todos os lados enquanto eram aplaudidos, curtidos e repassados adiante.

Uma prática que vem se tornando recorrente não só contra artistas, mas entre as pessoas em geral. A prática do desrespeito gratuito.

Na posição de "tuiteiro" qualquer um pode falar sobre qualquer coisa mesmo quando não tem talento nem para sair de casa!

As Redes Sociais deram voz a muita gente que antes tinha medo e vergonha de falar em público, mas alguns provaram que estavam certos!

Temos que estar atentos ao comportamento que esta sendo estimulado e como isso vem se refletindo entre os jovens. Não significa controlar, nem calar, nem censurar, nem tirar a voz dessas pessoas, apenas estar atento para não ser contaminado sem perceber pelo mesmo sentimento e reproduzi-lo em troca de alguns RTs ou Curtições.

Concluo então com um questionamento do Próprio Renato Russo que certa vez cantou: “Me diz porque que o céu é azul, explica a GRANDE FÚRIA DO MUNDO...”

Tico Sta Cruz"

Santa Cruz já participou de um tributo à Renato Russo em 2005, quando o DETONAUTAS ROQUE CLUBE gravaram "Daniel na Cova dos Leões" para o CD e DVD "Renato Russo: Uma Celebração", que foi lançado no ano seguinte e rendeu um especial para o canal pago Multishow.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 03 de junho de 2012
Post de 03 de junho de 2012
Post de 04 de junho de 2012

343 acessosRenato Russo: começam a ser vendidos ingressos para a exposição801 acessosTitãs, Lobão, Ultraje, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos1567 acessosLobão: confira a capa de Guia politicamente incorreto dos anos 801034 acessosJoesley Batista: trajetória vira paródia de Faroeste Caboclo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Legião Urbana"

Legião UrbanaLegião Urbana
Como seria "Tempo Perdido" em outros estilos?

Legião UrbanaLegião Urbana
Semelhanças com faixas dos Ramones e Stooges?

Legião UrbanaLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Detonautas"0 acessosTodas as matérias sobre "Legião Urbana"

KissKiss
As 10 músicas mais "demoníacas" da banda

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Led ZeppelinLed Zeppelin
Perguntas e respostas e curiosidades

5000 acessosEmos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist5000 acessosDave Navarro: conheça a filha atriz pornô do músico5000 acessosAndreas Kisser: "Eloy Casagrande talvez não seja humano"5000 acessosPink Floyd: Nick Mason compara saída de Waters à morte de Stalin5000 acessosDave Mustaine: detratores são cruéis, mas não burros5000 acessosCopa do Mundo: Mojo elege as 15 canções mais incríveis do Brasil

Sobre André Nascimento

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Nascimento no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online