Detonautas: vocalista comenta sobre Tributo à Legião Urbana
Por André Nascimento
Fonte: Bloglog -Tico Santa Cruz
Postado em 03 de junho de 2012
Tico Santa Cruz, vocalista do DETONAUTAS RQOUE CLUBE, escreveu em seu blog sobre o Tributo à Legião Urbana e a perfomance do ator Wagner Moura nos vocais e o post na íntegra pode ser lido abaixo.
"Escrito em:30/5/2012
Assisti a partes do Tributo ao Legião Urbana.
Não pediram minha opinião, mas darei mesmo assim:
O que vi foi a celebração de uma banda que é atemporal, que transcende modismos, tendências e intolerâncias. Músicas que podem ser e são cantadas por qualquer pessoa que goste de boas canções. Muito diferente do Uga Uga que prospera há tempos pelo Brasil.
Legião Urbana é sinônimo de resistência, de poesia, de literatura, de conhecimento. Questões que parecem não interessar muito na Era da pulverização de chamados Sensacionalistas e pobres de vocabulário.
Renato Russo escreveu provavelmente a versão de boa parte dos conflitos, incertezas e questionamentos de uma geração. E isso não sucumbiu as mudanças do comportamento mais de vinte anos depois.
Tecnicamente falando Wagner Moura desafinou algumas vezes, mas quem não desafina? Muitas pessoas Celebradas atualmente não desafinam só nos palcos, mas desafinam na vida. Wagner é um ator ímpar, um profissional comprometido, um ARTISTA que tem voz política e social. Um cara de coragem que assumiu a responsabilidade de cantar hinos que marcaram a vida de muitas pessoas.
Responsabilidade que tem um preço e consequências, mas que exige acima de tudo coragem, e todos os que saem de seu campo de conforto e partem para expressões que exigem coragem tem minha admiração, acertando ou errando.
Foi deixado CLARO o tempo inteiro que não era a VOLTA do Legião Urbana com outro vocalista e sim uma homenagem, não a Renato Russo mas a TODOS os integrantes do grupo. Dado e Bonfá continuam firmes e fortes e são remanescentes do tempo em que o ROCK ainda era ROCK e não esse salão de beleza que se tornou as custas de uma outra LEGIÃO, a legião dos lobotomizados.
Poucos cantores no Brasil tem capacidade vocal para chegar ao nível do Renato Russo, portanto é bobagem julgar por essa visão. A meu ver o único que poderia fazer esse alcance vocal com competência seria Toni Platão. Mas este é outro assunto. O Tributo ao Legião Urbana é também um produto feito para TV e por isso precisa de polêmicas para se espalhar.
O público cantou. Como eu já cantei, como você que gosta dessa banda já cantou no banheiro, no carro, no Karaokê ou em qualquer lugar. Porque a MÚSICA é maior que tudo isso e é pela MÚSICA que aquelas pessoas se reuniram para celebrar.
Wagner se arriscou, assumiu como fã o lugar no palco que era do seu ídolo. Mas não se colocou como se fosse o seu ídolo, fez do seu jeito o que acreditou e cantando bem ou mal o fez com verdade. Verdade é outra coisa em falta nos comandos artísticos atuais. Tudo muito produzido e combinado para render notinhas nos sites de fofoca ou Trending Topics do Twitter.
O que me deixou estarrecido foi a falta de respeito das pessoas com os artistas.
Como se fosse uma vingança cega pelos anos em que artistas eram blindados em seus mundos irreais.
As Redes Sociais foram tomadas de Canibais Pelados de Miami sedentos por desfigurar a imagem daquelas pessoas sem dó nem piedade, alguns só pelo prazer.
Uma Coisa é fazer uma crítica. Gostei por essas razões, não gostei por estas outras razões. Outra completamente diferente é ofender, humilhar e espezinhar com aqueles que estavam ali.
Os Canibais Pelados do Twitter e do FaceBook estavam cuspindo carne para todos os lados enquanto eram aplaudidos, curtidos e repassados adiante.
Uma prática que vem se tornando recorrente não só contra artistas, mas entre as pessoas em geral. A prática do desrespeito gratuito.
Na posição de "tuiteiro" qualquer um pode falar sobre qualquer coisa mesmo quando não tem talento nem para sair de casa!
As Redes Sociais deram voz a muita gente que antes tinha medo e vergonha de falar em público, mas alguns provaram que estavam certos!
Temos que estar atentos ao comportamento que esta sendo estimulado e como isso vem se refletindo entre os jovens. Não significa controlar, nem calar, nem censurar, nem tirar a voz dessas pessoas, apenas estar atento para não ser contaminado sem perceber pelo mesmo sentimento e reproduzi-lo em troca de alguns RTs ou Curtições.
Concluo então com um questionamento do Próprio Renato Russo que certa vez cantou: "Me diz porque que o céu é azul, explica a GRANDE FÚRIA DO MUNDO..."
Tico Sta Cruz"
Santa Cruz já participou de um tributo à Renato Russo em 2005, quando o DETONAUTAS ROQUE CLUBE gravaram "Daniel na Cova dos Leões" para o CD e DVD "Renato Russo: Uma Celebração", que foi lançado no ano seguinte e rendeu um especial para o canal pago Multishow.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Slash explica porque o Guns N' Roses faz shows de 3 horas e meia
A resposta do Sepultura a jornalista que perguntou como banheiros funcionavam no Brasil

Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon



