Ano Luz: última música de 1984 está disponível

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente, Fonte: Youtube
Enviar Correções  

O grupo brasileiro de Heavy Metal tradicional ANO LUZ é costumeiramente lembrado como a banda que o vocalista Fran teve antes de entrar na instituição do Hard Rock nacional A CHAVE DO SOL. Durando meteoricamente entre 1983 e 1984, a banda de som pesado e letras carregadas de mensagens misteriosas realizou inúmeros shows ao lado das bandas mais promissoras da então embrionária cena metal underground paulista. Quando um alto contrato com a RCA / Victor foi negado sob alegação que o som da banda era "fora dos padrões esperado" pela gravadora, o grupo acabou.

Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"

Varg Vikernes: ele diz odiar o Brasil e cita brasileiros como "inferiores"

ANO LUZ em foto promocional de 1984
ANO LUZ em foto promocional de 1984

Ainda assim quatro canções foram oficialmente gravadas, só sendo re-descobertas, gradualmente, de 2008 em diante (após um vídeo de fã de Willba Dissidente passar a se destacar no Youtube). A última das quatros músicas do ANO LUZ estava numa master tape guardada pelo guitarrista do grupo, Olavo Jafet. "Corvos e Abutres", o nome da canção, foi recentemente disponibilizada na internet e um vídeo comemorativo foi feito. Confira abaixo:

Nas palavras de Willba Dissidente, que publicou a música no youtube, "encerramos a 'arqueologia do heavy metal' em busca do EP perdido do grupo ANO LUZ." "Quero aproveitar para agradecer pessoalmente Sandra, Osvaldo e Olavo por todos esforços para manter a banda viva e a todos os fãs que cruzaram esses espaços misteriosos conosco. Essa produção é dedicada à memória do Fran (falecido no dia de natal de 2008): que sua voz seja eternamente ouvida entre as estrelas", finaliza o autor do vídeo.

ANO LUZ:

Francisco "Fran" Alves - Vocais
Olavo Jafet - guitarra
Osvaldo Jr. - baixo
Jefferson - bateria

Após o ANO LUZ e A CHAVE DO SOL, Fran se desligou da música para se dedicar à família e outras atividades. Ainda que seguindo carreiras separadas e distantes do som pesado de outrora, tanto Olavo como Osvaldo são músicos profissionais. A última vez que o baterista Jefferson foi visto pelos amigos foi no casamento do Fran, sendo um total mistério como ele construiu sua vida desde então.

A música Corvos e Abutres foi composta pelos quatro membros do ANO LUZ e a letra teve participação do ocultista Rick Swanson; que foi vocalista do grupo antes da entrada do Fran.

Todo material gravado pelo ANO LUZ estará em breve disponível no blog: A CHAVE DO SOL (http://achavedosol.blogspot.com.br/); apesar do site tratar de outra banda, as duas compartilharam os mesmo vocalista e atualmente possuem o mesmos fãs.

Sites relacionados (em português):

http://www.facebook.com/pages/Vamos-fazer-a-banda-Ano-Luz-te...
http://anoluz.bravehost.com/
http://www.olavojafet.com.br/guitarrista/ano-luz.html/




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos sem quererHard Rock e Heavy Metal
Os 10 videos mais toscos "sem querer"

Varg Vikernes: ele diz odiar o Brasil e cita brasileiros como inferioresVarg Vikernes
Ele diz odiar o Brasil e cita brasileiros como "inferiores"


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin