Ano Luz: última música de 1984 está disponível
Por Willba Dissidente
Fonte: Youtube
Postado em 22 de julho de 2012
O grupo brasileiro de Heavy Metal tradicional ANO LUZ é costumeiramente lembrado como a banda que o vocalista Fran teve antes de entrar na instituição do Hard Rock nacional A CHAVE DO SOL. Durando meteoricamente entre 1983 e 1984, a banda de som pesado e letras carregadas de mensagens misteriosas realizou inúmeros shows ao lado das bandas mais promissoras da então embrionária cena metal underground paulista. Quando um alto contrato com a RCA / Victor foi negado sob alegação que o som da banda era "fora dos padrões esperado" pela gravadora, o grupo acabou.
Ainda assim quatro canções foram oficialmente gravadas, só sendo re-descobertas, gradualmente, de 2008 em diante (após um vídeo de fã de Willba Dissidente passar a se destacar no Youtube). A última das quatros músicas do ANO LUZ estava numa master tape guardada pelo guitarrista do grupo, Olavo Jafet. "Corvos e Abutres", o nome da canção, foi recentemente disponibilizada na internet e um vídeo comemorativo foi feito. Confira abaixo:
Nas palavras de Willba Dissidente, que publicou a música no youtube, "encerramos a 'arqueologia do heavy metal' em busca do EP perdido do grupo ANO LUZ." "Quero aproveitar para agradecer pessoalmente Sandra, Osvaldo e Olavo por todos esforços para manter a banda viva e a todos os fãs que cruzaram esses espaços misteriosos conosco. Essa produção é dedicada à memória do Fran (falecido no dia de natal de 2008): que sua voz seja eternamente ouvida entre as estrelas", finaliza o autor do vídeo.
ANO LUZ:
Francisco "Fran" Alves - Vocais
Olavo Jafet - guitarra
Osvaldo Jr. - baixo
Jefferson - bateria
Após o ANO LUZ e A CHAVE DO SOL, Fran se desligou da música para se dedicar à família e outras atividades. Ainda que seguindo carreiras separadas e distantes do som pesado de outrora, tanto Olavo como Osvaldo são músicos profissionais. A última vez que o baterista Jefferson foi visto pelos amigos foi no casamento do Fran, sendo um total mistério como ele construiu sua vida desde então.
A música Corvos e Abutres foi composta pelos quatro membros do ANO LUZ e a letra teve participação do ocultista Rick Swanson; que foi vocalista do grupo antes da entrada do Fran.
Todo material gravado pelo ANO LUZ estará em breve disponível no blog: A CHAVE DO SOL (http://achavedosol.blogspot.com.br/); apesar do site tratar de outra banda, as duas compartilharam os mesmo vocalista e atualmente possuem o mesmos fãs.
Sites relacionados (em português):
http://www.facebook.com/pages/Vamos-fazer-a-banda-Ano-Luz-ter-mais-f%C3%A3s-que-o-Restart/151207034947001
http://anoluz.bravehost.com/
http://www.olavojafet.com.br/guitarrista/ano-luz.html/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Medicina, Direito e Comunismo: Rafael Bittencourt explica a origem de seu nome artístico
Um amigo, cerveja e o exército; a curiosa origem do nome Creedence Clearwater Revival
Todos os discos do Iron Maiden, do pior ao melhor, em lista do Loudwire


Linkin Park: Chester Bennington abre o jogo sobre seu vício
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
Em vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano
Dave Mustaine, do Megadeth, abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes
O recadinho provocante que vocalista do Huntress deixou ao Megadeth
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro



