Ano Luz: última música de 1984 está disponível

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: Youtube
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 22/07/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O grupo brasileiro de Heavy Metal tradicional ANO LUZ é costumeiramente lembrado como a banda que o vocalista Fran teve antes de entrar na instituição do Hard Rock nacional A CHAVE DO SOL. Durando meteoricamente entre 1983 e 1984, a banda de som pesado e letras carregadas de mensagens misteriosas realizou inúmeros shows ao lado das bandas mais promissoras da então embrionária cena metal underground paulista. Quando um alto contrato com a RCA / Victor foi negado sob alegação que o som da banda era "fora dos padrões esperado" pela gravadora, o grupo acabou.

5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All5000 acessosLady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"

ANO LUZ em foto promocional de 1984
ANO LUZ em foto promocional de 1984

Ainda assim quatro canções foram oficialmente gravadas, só sendo re-descobertas, gradualmente, de 2008 em diante (após um vídeo de fã de Willba Dissidente passar a se destacar no Youtube). A última das quatros músicas do ANO LUZ estava numa master tape guardada pelo guitarrista do grupo, Olavo Jafet. "Corvos e Abutres", o nome da canção, foi recentemente disponibilizada na internet e um vídeo comemorativo foi feito. Confira abaixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Nas palavras de Willba Dissidente, que publicou a música no youtube, "encerramos a 'arqueologia do heavy metal' em busca do EP perdido do grupo ANO LUZ." "Quero aproveitar para agradecer pessoalmente Sandra, Osvaldo e Olavo por todos esforços para manter a banda viva e a todos os fãs que cruzaram esses espaços misteriosos conosco. Essa produção é dedicada à memória do Fran (falecido no dia de natal de 2008): que sua voz seja eternamente ouvida entre as estrelas", finaliza o autor do vídeo.

ANO LUZ:

Francisco "Fran" Alves - Vocais
Olavo Jafet - guitarra
Osvaldo Jr. - baixo
Jefferson - bateria

Após o ANO LUZ e A CHAVE DO SOL, Fran se desligou da música para se dedicar à família e outras atividades. Ainda que seguindo carreiras separadas e distantes do som pesado de outrora, tanto Olavo como Osvaldo são músicos profissionais. A última vez que o baterista Jefferson foi visto pelos amigos foi no casamento do Fran, sendo um total mistério como ele construiu sua vida desde então.

A música Corvos e Abutres foi composta pelos quatro membros do ANO LUZ e a letra teve participação do ocultista Rick Swanson; que foi vocalista do grupo antes da entrada do Fran.

Todo material gravado pelo ANO LUZ estará em breve disponível no blog: A CHAVE DO SOL (http://achavedosol.blogspot.com.br/); apesar do site tratar de outra banda, as duas compartilharam os mesmo vocalista e atualmente possuem o mesmos fãs.

Sites relacionados (em português):

http://www.facebook.com/pages/Vamos-fazer-a-banda-Ano-Luz-te...
http://anoluz.bravehost.com/
http://www.olavojafet.com.br/guitarrista/ano-luz.html/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "A Chave do Sol"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Ano Luz"0 acessosTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"

MetallicaMetallica
Jason explica o baixo apagado de And Justice For All

Lady GagaLady Gaga
"O Iron Maiden mudou a minha vida!"

Ozzy x SharonOzzy x Sharon
Conheça a mulher que supostamente causou a separação

5000 acessosSeparadas no nascimento: Pitty e Amy Winehouse5000 acessosEmo: gênero que todos amam odiar sem conhecer absolutamente nada5000 acessosMax Cavalera: Explicando à Billboard o que houve com seus dentes5000 acessosPink Floyd: Nick Mason compara saída de Waters à morte de Stalin5000 acessosDave Mustaine: detratores são cruéis, mas não burros5000 acessosCopa do Mundo: Mojo elege as 15 canções mais incríveis do Brasil

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online