Cogumelo 30 anos: festival comemorativo do catálogo
Por Márcio Siqueira
Fonte: MS BHz Comunicação
Postado em 16 de outubro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A loja, produtora e gravadora Cogumelo Records acabou de lançar um Catálogo comemorando seus 30 anos de fundação. A Cogumelo, sediada em Belo Horizonte, inscreveu a cidade na história da música pesada mundial. Sepultura, Overdose e Sarcófago são algumas das inúmeras bandas cujo talento a Cogumelo disseminou para o Brasil e o mundo. O livro retrata o trabalho das bandas que a gravadora lançou nesse período, e vem acompanhado de uma coletânea com 18 das mais representativas músicas lançadas neste período. O Catálogo Cogumelo 30 anos teve o apoio e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
O design gráfico do Catálogo ficou a cargo de Tiago Capute, cujo trabalho já foi premiado na Alemanha com o Red Dot Design Award Junior em 2007. Além do destaque para as dezenas de capas lançadas ao longo da história da gravadora, o designer buscou dar relevo para o rico acervo de imagens da Cogumelo, que inclui fotos, releases e reportagens. São fragmentos de memórias que, juntos, colocam em perspectiva o trabalho criativo desenvolvido por várias gerações de bandas que escreveram a história do underground mineiro e brasileiro.
Para comemorar o lançamento do Catálogo, foi confirmado para o dia 21 de Outubro, domingo, um festival que reunirá cinco bandas do selo: Drowned, Scourge, Lustful, Arkebeltz e The Tray of Gift. O evento terá início às 15 horas no tradicional bar de rock n’ roll da cidade, o Stonehenge Rock Bar.
A banda Drowned foi formada em 1994 e possui sete álbuns pela gravadora. O grupo de Belo Horizonte segue divulgado seu último material lançado em 2011, intitulado "Beligerent II’.
Scourge é uma banda de death metal clássica formada na cidade de Uberlândia. O grupo tocará pela segunda vez em Belo Horizonte, desta vez pela tour do álbum "...On the Sin, Death, Lust and Hate...", lançado em 2010.
O grupo Lustful recentemente completou vinte e dois anos de carreira. Nesse período a banda lançou dois álbuns expressivos pela gravadora, sendo o último intitulado "Profane", de 2008. A banda será a representante mais antiga do selo no evento.
Arkebeltz foi formada no final da década de noventa. O grupo de old school black metal de Belo Horizonte segue divulgando seu segundo trabalho, o álbum "Arkebeltz Coven Rising", lançado em 2011.
A atração mais nova do evento é a banda The Tray of Gift da cidade de Varginha. O grupo é formado por integrantes da clássica banda de folk metal Tuatha de Danann e lançará neste mês seu primeiro registro pela Cogumelo. O CD "The Tray of Gift" será o primeiro álbum com influência folk lançado pela gravadora.
Além das cinco bandas, será apresentado ao público um show histórico da lendária banda Sarcófago. O show aconteceu em 1991, no Ginástico, quando a banda dividiu o palco com a maior banda de death metal do mundo, o Morbid Angel. Cenas inéditas e exclusivas, que fazem parte do acervo da Cogumelo, abrirão o evento com um momento para relembrar da época mais marcante do heavy metal no Brasil.
O evento fará parte do projeto Stone Metal Festival, que vem resgatando e valorizando as bandas nacionais de Heavy Metal.
O Stonehenge Rock Bar é a sede e o coração da cena de rock em BH. Um lugar que sonoriza clima e sons dos anos 60, 70 e 80. A casa é localizada na Rua Tupis, 1448 – Barro Preto. A entrada para o evento custará R$ 20,00. O Catálogo estará à venda no dia, bem como outros itens do vasto acervo da gravadora.
Informações: 31 3271.3476
Imprensa: 31 8886.9622
Censura: 18 anos.
Realização: Stonehenge Rock Bar – MS BHz
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A canção do Queen que ninguém sabe bem o que significa, e se parece muito com um hit dos 70s
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Pink Floyd: Stephen Hawking participou em música
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Guns N' Roses: as dez melhores (segundo a Loudwire)
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008



