Lollapalooza: impressões sobre o line up do festival

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por David Oaski, Fonte: Ideologia Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 07/10/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Pra quem não sabe o Lollapalooza é um festival surgido em 1991 e criado pelo líder da banda americana Jane’s Addiction, Perry Farrell. Originalmente o evento seria apenas uma turnê de despedida da banda citada, porém com o sucesso da turnê, o festival acabou se alongando durante os anos 90 e retornando na década seguinte.

5000 acessosAs regras do Thrash Metal5000 acessosFotos de Infância: Arch Enemy

Nesses vinte e um anos de existência, o Lollapalooza contou com apresentações clássicas de bandas como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Nine Inch Nails, entre outros destaques do rock alternativo, além de ter se expandido para outros países como Chile e mais recentemente, o Brasil.

O primeiro festival ocorrido no Brasil foi nesse ano, tendo dois dias de apresentações no Jockey Club em São Paulo, trazendo como headliners, os britânicos do Arctic Monkeys e os americanos do Foo Fighters, destaque da edição. O sucesso foi enorme e o evento teve repercussão mundial, com direito à Farrell jurando fincar as raízes do festival no Brasil, ao que parece ele não estava blefando.

Até cinco, dez anos atrás seria inconcebível imaginar festivais de tamanha magnitude passando por terras tupiniquins, porém com a realização regular de festivais como o SWU, Rock in Rio e Planeta Terra no Brasil, entramos de vez na rota desse braço da indústria do entretenimento, o que é excelente, diga-se de passagem.

Nessa semana, saiu o line up oficial da edição brasileira do Lollapalooza 2013, trazendo um extrato do que há de melhor sendo produzido na música pop mundial. Confesso que fiquei surpreso com a quantidade de atrações de bom gabarito na lista de apresentações do festival. De forma que parece que Perry vem pra disputar de igual pra igual com o Rock in Rio o posto de festival mais importante do país.

Ano que vem, o festival ganha mais um dia, o que deve espalhar mais ainda as melhores apresentações, ‘forçando’ o interessado em comprar o ingresso para todos os dias do festival. Ainda não foram anunciadas as composições de cada dia do festival que ocorre dia 29, 30 e 31 de março no mesmo local da edição anterior, o Jockey Club de SP, mas ao que tudo indica os três headliners serão os experientes grunges e já clássicos por que não, do Pearl Jam; a sensação do mundo do rock nos últimos anos, The Black Keys; e o pop próprio para grandes arenas e festivais do The Killers.

Que teríamos bons headliners já era de se esperar, agora contar com atrações ‘secundárias’ de ótimas bandas como Queens Of The Stone Age, Franz Ferdinand, The Hives, Flaming Lips e Kaiser Chiefs credencia o Lolla BR 2013 como um dos melhores line ups de festivais no Brasil em todos os tempos. Claro que não há comparação com o Rock in Rio I, ocorrido em 1985, que teve como atrações Queen, ACDC, Iron Maiden, Ozzy, entre outros artistas clássicos, mas em termos de momento da música pop mundial atualmente, teremos algumas das melhores bandas no nosso país durante esses três dias.

É muito bom que o festival chegue ao nosso país com gás, da mesma forma que ocorre nos Estados Unidos. Ao que parece, esse ano foi um teste, um experimento com um país novo para o festival, ano que vem tem tudo pra ser a afirmação. Lá no meio, perdidos no imenso line up do festival é possível ver gente do calibre de Gary Clark Jr. e Alabama Shakes, um artista e uma banda que estão entre os mais elogiados dos últimos anos, por público e crítica especializada, ou seja, nem de longe teremos a reba dos festivais europeus e norte americanos, desta vez teremos a elite da música pop por aqui.

Esperamos que tudo corra bem e o festival ocorra da melhor forma possível, com grandes shows e uma boa organização, para que o Brasil possa se consolidar de forma definitiva na rota dos grandes festivais. E quem sabe também, os ingressos tenham um preço um pouco menos salgado, mas isso é assunto pra outra hora...

David Oaski

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com.br/2012/10/impressoes-do-l...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

HumorHumor
Não basta ouvir Master Of Puppets para ser Thrash

Fotos de infânciaFotos de infância
Angela Gossow, do Arch Enemy, muito antes da fama

VH1VH1
As 100 melhores músicas de hard rock

5000 acessosAs regras do Thrash Metal5000 acessosFotos de Infância: Arch Enemy5000 acessosVH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos5000 acessosSlash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?5000 acessosAC/DC: os atrasos de Axl, Steven Tyler estava na lista5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.

Mais matérias de David Oaski no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online