Banda Sinfônica: contando a história do Rock'n'Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Amanda Sena, Fonte: Secretaria de Estado da Cultur, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/12/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Pelo terceiro ano consecutivo Banda Sinfônica mescla popular e erudito para contar a história do Rock’n’Roll

Guitarra elétrica, clarinetes, bateria e piano. A mistura pode parecer inusitada, mas na verdade é uma fórmula que deu certo. Há dois anos o maestro titular da Banda Sinfônica do Estado - corpo artístico da Secretaria da Cultura - Marcos Sadao Shirakawa convidou Kid Vinil e a banda Dr. Sin para um projeto ousado: contar a história do rock com tratamento sinfônico.

5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"5000 acessosO Whiplash.Net protege algumas bandas e prejudica outras?

Já na primeira edição, em 2010, o concerto tornou-se um sucesso, lotando a Sala São Paulo. De lá para cá, os pedidos para reedição do projeto foram constantes e agora, mais de um ano desde a última apresentação, a Banda Sinfônica volta aos palcos nos dias 06 de dezembro, às 20h, no Teatro Geo e domingo, 09 de dezembro, às 17h, no Memorial da América Latina, para apresentar seu Rock Sinfônica.

No repertório, que vai desde a origem do gênero, nos anos 50, até os hits de bandas mais recentes, clássicos como “Jailhouse Rock”, sucesso de Elvis Presley, “Tutti Frutti“, de Little Richard, “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry, e “Rock Around The Clock”, de Bill Halley.

O músico e radialista Kid Vinil será o narrador da apresentação, que conta ainda com a participação da banda Dr. Sin e arranjos de Alexandre Dalóia.

Nessa edição, a Banda Sinfônica ainda traz uma novidade: o arranjo inédito da música “Rock and Roll All Night”, de Gene Simmons e Paul Stanley, que ficou famosa com o grupo Kiss.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país tendo, em 1997, conquistado reconhecimento internacional ao participar da 8ª Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão da Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Marcos Sadao Shirakawa

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários Festivais de Música no Brasil (Campos do Jordão, Tatuí, Prados), na Argentina e Áustria.
Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno, e em 2005 atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2009.
Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

Serviço:

Banda Sinfônica – Rock Sinfônica
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Narrador: Kid Vinil
Banda convidada: Dr. SIN
Arranjos: Alexandre Dalóia
Quinta-feira (6/12), às 20h, no Teatro Geo - www.teatrogeo.com.br
Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Tel.: (11) 3728 4930
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Bilheteria: Terça a domingo das 12h às 20h ou até o início do espetáculo. Venda efetuada com cartões de crédito (Visa, MasterCard, Diners Club), cartões de débito (Visa Electron e Redeshop) ou dinheiro.
Por telefone: Call Center 4003 9949 Segunda a sexta das 9h às 20h e sábado das 9h às 15h (compra sujeita a cobrança de taxa de conveniência).
Pela internet: acesse www.showcard.com.br (compra sujeita a cobrança de taxa de conveniência).

Capacidade: 627 lugares
Classificação: livre

Banda Sinfônica – Rock Sinfônica
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Narrador: Kid Vinil
Banda convidada: Dr. SIN
Arranjos: Alexandre Dalóia
Domingo, às 17h, no Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Entrada franca
Capacidade: 1.600 lugares
Classificação: livre

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Van HalenVan Halen
Eddie explica os segredos do seu modo de tocar

Whiplash.NetWhiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Iron MaidenIron Maiden
O histórico (e atrapalhado) show no 1º Rock in Rio

5000 acessosMetallica: noiva toca "Master..." na bateria no casamento5000 acessosMegadeth: Electra mostra para Kiko como está fera no Português5000 acessosEm 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio5000 acessosDave Grohl: "foi o melhor desastre da história da banda"5000 acessosRegis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"5000 acessosPaul Stanley: A dor e o drama de ser corno de um Caça-Fantasmas

Sobre Amanda Sena

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online