Nirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar Correções  

A canção nasceu de uma grande confusão feita por Kurt Cobain, ao achar que a frase "Kurt Smells Like Teen Spirit" [Kurt cheira a "Espírito Juvenil"], escrita em spray na sua parede pela amiga Kathleen Hanna, tinha algum significado revolucionário ligado ao anarquismo ou coisa do tipo, e na verdade, era apenas uma referência ao desodorante "Teen Spirit" usado por sua namorada daquela época, Tobi Vail.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O inesperado sucesso de "Smells Like Teen Spirit" levou o álbum "Nevermind" para o topo das tabelas de vendas no início de 1992 e alcançou o 6º lugar na Billboard Hot 100. O videoclipe da canção, que apresentava um concerto em uma escola que acabava em tumulto, foi inspirado no filme "Over The Edge", lançado em 1979, e que contava na trilha sonora com bandas como Cheap Trick, The Cars e The Ramones.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em uma entrevista concedida para a Revista Kerrang!, no ano de 2002, Dave Grohl fez alguns comentários interessantes a respeito da referida canção:

"Escrevemos essa música em janeiro ou fevereiro de 1991. Estávamos ensaiando em um celeiro no fundo de uma casa em Tacoma, Washington. Naquela época, estávamos experimentando a dinâmica de verso calmo e refrão alto, e muito disso veio do Pixies e do Sonic Youth. Pra ser sincero, não pensei muita coisa a respeito dessa canção. Era só mais uma das que estávamos fazendo, e tínhamos várias desse estilo, que gravamos e acabamos perdendo as fitas cassetes. Mas "Teen Spirit" sempre voltava a ser trabalhada, porque a linha de guitarra era tão simples e tão memorável. E então fizemos um show em Seattle, num lugar chamado Ok Hotel, para conseguirmos dinheiro pra gasolina e irmos até Los Angeles gravar o álbum. Foi um show a tarde, tocamos a música pela primeira vez e o público foi a loucura. Não sei se é o ritmo da música, ou a melodia, mas as pessoas se ligaram nela muito rápido."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Em "Nevermind", achei que "Lithium" ou "In Bloom" seriam o grande sucesso. Achei que "Smells Like Teen Spirit" fosse só mais uma música do álbum. Nós a gravamos muito rápido. Eu acho que foi uma das preferidas do Butch Vig, e acabou ficando claro que seria uma música especial no álbum. Você tem que entender, que naquela época, não pensamos que algo aconteceria com o disco – era como lançar um álbum do Jesus Lizard, ou algo do tipo. Não existia nenhum tipo de ambição de dominar o mundo, isso simplesmente não poderia acontecer. Eu achei que a música nos faria aparecer no "120 Minutes" da MTV, ou nos daria a chance de sair em turnê com o Sonic Youth, ou sermos os headliners do Brixton Academy, ou algo do tipo. Mas ninguém imaginou que seria um single de muito sucesso, era inimaginável. Naquela época, o clipe foi a chave para a música virar um hit. As pessoas ouviam a música na rádio e pensavam "Essa é legal". Mas então os adolescentes viam o clipe na MTV e pensavam: "Essa é legal, e eles são meio feios e estão quebrando uma escola", acho que isso teve muito a ver com o sucesso."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Não acho que essa canção seja a melhor de todos os tempos, com certeza não. Não acho nem que seja a melhor do Nirvana. Fico lisonjeado por alguém pensar isso, e me sinto honrado por ter participado desse pequeno marco na história, mas me poupe, cara. Escute "Revolution" dos Beatles, ou "God Only Knows" do Beach Boys, essas sim. "Smells Like a Teen Spirit" foi um ótimo momento na história, mas tem coisa melhor."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vale lembrar que a canção foi indicada para dois "Grammy Awards" nas categorias "Best Hard Rock Performance" e "Best Rock Song", tendo perdido as duas batalhas para "Give it Away" do Red Hot Chili Peppers e "Layla" do Eric Clapton, respectivamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Lista: músicas que farão 30 anos em 2021 (e você nem percebeu)Lista
Músicas que farão 30 anos em 2021 (e você nem percebeu)

Dave Grohl: por que ele raramente fala dos estranhos últimos dias de Kurt CobainDave Grohl
Por que ele raramente fala dos estranhos últimos dias de Kurt Cobain

Lista: álbuns de rock e metal que são incontestáveis - Parte 2Lista
álbuns de rock e metal que são incontestáveis - Parte 2

Nirvana: Ouça álbum-tributo online

Loudwire: 50 álbuns de rock e metal que mudaram a históriaLoudwire
50 álbuns de rock e metal que mudaram a história

Nirvana: assista à primeira vez em que tocaram Smells Like Teen Spirit em showNirvana
Assista à primeira vez em que tocaram "Smells Like Teen Spirit" em show

Kurt Cobain: a única vez em que ele dividiu o palco com a esposa Courtney LoveKurt Cobain
A única vez em que ele dividiu o palco com a esposa Courtney Love

AC/DC e Foo Fighters: Brian Johnson e Dave Grohl estarão juntos em breveAC/DC e Foo Fighters
Brian Johnson e Dave Grohl estarão juntos em breve

Foo Fighters: a única música que Dave Grohl compôs sobre Kurt CobainFoo Fighters
A única música que Dave Grohl compôs sobre Kurt Cobain

Grunge: por que as músicas do estilo trazem tanta angústia, segundo Eddie VedderGrunge
Por que as músicas do estilo trazem tanta angústia, segundo Eddie Vedder


João Gordo: Nunca vi alguém cheirar tanto como Kurt CobainJoão Gordo
"Nunca vi alguém cheirar tanto como Kurt Cobain"

Rock in Rio: Grohl, que chorou com cover do Weezer, relembra Nirvana no Hollywood RockRock in Rio
Grohl, que chorou com cover do Weezer, relembra Nirvana no Hollywood Rock


Demonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1Demonstrações de afeto
Fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1

Zakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarristaZakk Wylde
Cinco momentos insanos do guitarrista


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336