De U2 a Iron Maiden: 5 biografias que você deveria conhecer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Pedro Zambarda de Araújo, Fonte: Pedro Zambarda de Araújo
Enviar correções  |  Ver Acessos

O mercado de livros é rico em biografias dos seus rockstars favoritos. Entre depoimentos oficiais e não-oficiais, você pode conferir as histórias de grandes grupos roqueiros, de ídolos que arriscaram na carreira solo e até as histórias sobre guitarristas famosos.

Iron Maiden: Nicko McBrain não usa pedal duplo pois já acha um difícil o bastanteMetallica: James Hetfield explica suas tatuagens preferidas

Nada é poupado nesses textos, desde bastidores das bandas até envolvimentos com groupies e drogas.

Você pode conferir, aqui na Whiplash.net, pelo menos cinco biografias brasileiras boas que estão no mercado, atualmente. Veja abaixo:


1. U2 - A Biografia (Editora Universo dos Livros): Percorrendo os quase 40 anos do quarteto irlandês na música, este livro conta tanto as histórias dos álbuns e das músicas, quanto das turnês. Bono, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton chegaram ao topo do faturamento de shows com a turnê 360º. E, quando o U2 surgiu, era apenas uma banda de Dublin inspirada em grupos de punk inglês, sem nenhuma pretensão de explodir como um sucesso global. Há capítulos separados com as histórias de cada integrante, boxes informativos e as bandas influenciadas pelo estilo do U2. O livro conta também com um prefácio exclusivo do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, que fez um cover de "Bullet The Blue Sky".


2. Raul Seixas - a História que Não Foi Contada (Editora Irmãos Vitale): Escrita por Elton Frans, o livro pretende abordar tanto a história deste roqueiro que marcou a vida nacional quanto como foram desenvolvidas suas ideias em suas músicas. De acordo com o autor, é uma biografia dedicada aos fãs de Raul e aos estudiosos da música popular brasileira.


3. 50 anos a mil - Lobão (Editora Nova Fronteira): Biografia escrita em parceria com o jornalista Cláudio Tognolli, este livro aborda a história de Lobão nos anos da Ditadura Militar, seus sucessos como Rádio Blá e detalhes de sua vida pessoal. Para quem gosta ou reconhece o papel de Lobão na música brasileira, vale uma olhada.


4. Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir a Sua Praia (Editora Belas Letras): A história de Roger e seu grupo, que tira sarro de todas as pessoas, é retratada em detalhes pela autora Andréa Ascenção. A jornalista mostra episódios cômicos relatados pelos próprios roqueiros em suas diferentes fases.


5. Iron Maiden - Biografia Ilustrada (Editora Universo dos Livros): Escrito por Renata Vilela, o texto percorre quase 40 anos da Donzela contados, principalmente, pelas trocas de vocalista. O livro relembra as vidas pessoais de Bruce Dickinson e Steve Harris, contando inclusive sobre a atual carreira solo do baixista com o disco "British Lion". É um texto atual e indispensável para metaleiros.

Por que destacamos matérias antigas?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "U2"Todas as matérias sobre "Raul Seixas"Todas as matérias sobre "Lobão"Todas as matérias sobre "Ultraje A Rigor"Todas as matérias sobre "Iron Maiden"


Iron Maiden: Nicko McBrain não usa pedal duplo pois já acha um difícil o bastanteIron Maiden: cinco versões do clássico "Hallowed Be Thy Name"Iron Maiden: Nicko McBrain toca bateria em banda tributo em Nashville; assistaBruce Dickinson: review da autobiografia Pra Que Serve Esse Botão?Iron Maiden: o brilhante e conceitual Seventh Son of a Seventh Son (vídeo)Vlog Rock: A saga de Charlotte, a prostituta do Iron MaidenCollectors Room: a controversa volta às raízes do Iron Maiden (vídeo)Iron Maiden: local do show diz que fã agrediu segurança antes de ser espancado

Iron Maiden: Dickinson relata em show que seguranças agrediram fã na plateia; vídeoIron Maiden
Dickinson relata em show que seguranças agrediram fã na plateia; vídeo

Iron Maiden: banda fecha parceria com cervejaria curitibana BodebrownIron Maiden
Banda fecha parceria com cervejaria curitibana Bodebrown

Rock in Rio 2019: Iron Maiden prefere tocar mais cedo, diz guitarrista do ScorpionsRock in Rio 2019
Iron Maiden prefere tocar mais cedo, diz guitarrista do Scorpions

Rock in Rio: festival explica por que o Iron Maiden toca antes do ScorpionsRock in Rio
Festival explica por que o Iron Maiden toca antes do Scorpions

Rock in Rio 2019: Iron Maiden abrirá para o Scorpions; veja horários de todos os showsRock in Rio 2019
Iron Maiden abrirá para o Scorpions; veja horários de todos os shows

Em 03/09/1984: Iron Maiden lançava Powerslave, o seu maior clássicoEm 03/09/1984
Iron Maiden lançava Powerslave, o seu maior clássico

Collectors Room: o nascimento de um novo Iron Maiden em Brave New World (vídeo)

Iron Maiden: uma merda, diz batera do Cryptosy sobre Book Of SoulsIron Maiden
"uma merda", diz batera do Cryptosy sobre Book Of Souls

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Bruce Dickinson: Led Zeppelin ou Deep Purple?Bruce Dickinson
Led Zeppelin ou Deep Purple?


Metallica: James Hetfield explica suas tatuagens preferidasMetallica
James Hetfield explica suas tatuagens preferidas

Massacration: saiba quem é o baterista que tocava de verdadeMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"

Heavy Metal: diagrama explica a origem dos nomes de bandasHeavy Metal
Diagrama explica a origem dos nomes de bandas

Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estradaMTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy MetalMax Cavalera e Lemmy: A relação teve um começo tempestuosoButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy

Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.

Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336