De U2 a Iron Maiden, cinco biografias que você deveria conhecer
Por Pedro Zambarda de Araújo
Fonte: Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 10 de junho de 2013
O mercado de livros é rico em biografias dos seus rockstars favoritos. Entre depoimentos oficiais e não-oficiais, você pode conferir as histórias de grandes grupos roqueiros, de ídolos que arriscaram na carreira solo e até as histórias sobre guitarristas famosos.
Nada é poupado nesses textos, desde bastidores das bandas até envolvimentos com groupies e drogas.
Você pode conferir, aqui na Whiplash.net, pelo menos cinco biografias brasileiras boas que estão no mercado, atualmente. Veja abaixo:
1. U2 - A Biografia (Editora Universo dos Livros): Percorrendo os quase 40 anos do quarteto irlandês na música, este livro conta tanto as histórias dos álbuns e das músicas, quanto das turnês. Bono, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton chegaram ao topo do faturamento de shows com a turnê 360º. E, quando o U2 surgiu, era apenas uma banda de Dublin inspirada em grupos de punk inglês, sem nenhuma pretensão de explodir como um sucesso global. Há capítulos separados com as histórias de cada integrante, boxes informativos e as bandas influenciadas pelo estilo do U2. O livro conta também com um prefácio exclusivo do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, que fez um cover de "Bullet The Blue Sky".
2. Raul Seixas - a História que Não Foi Contada (Editora Irmãos Vitale): Escrita por Elton Frans, o livro pretende abordar tanto a história deste roqueiro que marcou a vida nacional quanto como foram desenvolvidas suas ideias em suas músicas. De acordo com o autor, é uma biografia dedicada aos fãs de Raul e aos estudiosos da música popular brasileira.
3. 50 anos a mil - Lobão (Editora Nova Fronteira): Biografia escrita em parceria com o jornalista Cláudio Tognolli, este livro aborda a história de Lobão nos anos da Ditadura Militar, seus sucessos como Rádio Blá e detalhes de sua vida pessoal. Para quem gosta ou reconhece o papel de Lobão na música brasileira, vale uma olhada.
4. Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir a Sua Praia (Editora Belas Letras): A história de Roger e seu grupo, que tira sarro de todas as pessoas, é retratada em detalhes pela autora Andréa Ascenção. A jornalista mostra episódios cômicos relatados pelos próprios roqueiros em suas diferentes fases.
5. Iron Maiden - Biografia Ilustrada (Editora Universo dos Livros): Escrito por Renata Vilela, o texto percorre quase 40 anos da Donzela contados, principalmente, pelas trocas de vocalista. O livro relembra as vidas pessoais de Bruce Dickinson e Steve Harris, contando inclusive sobre a atual carreira solo do baixista com o disco "British Lion". É um texto atual e indispensável para metaleiros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show



O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge


