ECAD: PLS129 é aprovado no Senado
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Uol
Postado em 04 de julho de 2013
Segundo o UOL, o colegiado da Câmara de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto de lei 129/12, que muda as regras de arrecadação dos direitos autorais e interfere no funcionamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O relatório foi aprovado e será encaminhado ainda nesta tarde ao plenário do Senado em regime de urgência. Ainda segundo o UOL, o projeto, concede ao Ministério da Cultura o poder de fiscalização sobre o Ecad. Com relatoria do senador Humberto Costa, o projeto é resultado da CPI realizada em 2012, que investigou supostas irregularidades na arrecadação e distribuição de direitos por execução de músicas por parte do órgão.
A votação foi acompanhada presencialmente tanto por artistas contrários ao projeto, como o músico JAIR RODRIGUES, quanto por integrantes do grupo "Procure Saber", representado na ocasião por CARLINHOS BROWN, EMICIDA, ROBERTA MIRANDA e GABY AMARANTOS.
Além destes, grandes medalhões da música brasileira como CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, CHICO BUARQUE e o "Rei" ROBERTO CARLOS também já tinham se manifestado favoráveis ao projeto em redes sociais.
https://www.facebook.com/procuresabermusica
A lista de artistas que apoiam o PLS é extensa e traz, além dos já citados, nomes de artistas de diversos estilhos musicais, roqueiros, sertanejos, pagodeiros e até mesmo o Maestro João Carlos Martins. Confira abaixo alguns nomes de personalidades ligadas ao rock brasileiro que apoiam o grupo "Procure Saber".
Amaudson Ximenes (OBSKURE)
ARNALDO ANTUNES
CPM 22
Frejat (BARÃO VERMELHO)
Herbert Vianna (PARALAMAS DO SUCESSO)
JOTA QUEST
Lucio Maia (NAÇÃO ZUMBI)
NANDO REIS
RITA LEE
Samuel Rosa (SKANK)
TITÃS
Outro lado:
O ECAD divulgou uma nota em que acusa o projeto de ser "tendencioso, tecnicamente insustentável e apresentar inconstitucionalidades flagrantes". A entidade completa "Por isso, é preciso que seja incansavelmente discutido pelos setores envolvidos na cadeia produtiva da música, em particular, os mais de 500 mil titulares de música que têm seus direitos preservados pelas atividades desempenhadas pelo ECAD." Leia a nota na íntegra no endereço abaixo:
http://www.ecad.org.br/documentos/pls129/ComunicadoPLS129.pdf
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
A música que Bruce Springsteen escreveu tentando criar o maior rock de todos os tempos
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O grave erro do Pink Floyd que há décadas complica a vida de um renomado cientista
A resposta do Sepultura a jornalista que perguntou como banheiros funcionavam no Brasil
Zeppelin? Who? Sabbath? Keith Richards preferia um nome menos lembrado e que era puro talento

Quando Roberto Carlos foi alfinetado por Raul Seixas, mas o Rei gostou do que ouviu
Iron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema



