David Gilmour: campanha contra proibição de violões nos presídios
Por Jonathan Silva
Fonte: Uncut
Postado em 01 de maio de 2014
O guitarrista David Gilmour se uniu a outros músicos ingleses como Ed O'Brien e Philip Selway (Radiohead), Johnny Marr e Billy Bragg em uma petição contra um decreto na Inglaterra que visa a proibição do uso de violões com cordas de aço nas prisões. Em uma carta publicada no The Guardian, os 12 músicos envolvidos na campanha, incluindo Richard Hawley, Speech Debelle e Sam Duckworth, argumentam que "a música tem um papel importante a desempenhar no engajamento de prisioneiros no processo de reabilitação", e que haverá dificuldades para tal caso os detentos sejam impedidos de praticar com instrumentos adequados.
A preocupação principal do sistema carcerário da Inglaterra é a de que a liberação desse tipo de material em que contenha cordas de aço (além de violões, livros também foram proibidos) possibilitará que os presos possam se auto infligir. Billy Bragg, que por meio da sua instituição Jail Guitar Doors faz doações de violões para presídios, nega essa posição: "Nunca houve, que eu saiba, um incidente em uma prisão britânica, onde alguém foi atacado com uma corda de aço de um violão[...] Não faz sentido - onde está a lógica por trás disso ? Onde está o pensamento por trás disso?". O músico ainda questiona a relação entre a proibição que teve inicio em Novembro do ano passado e o aumento por mortes auto infligidas nesse mesmo período: "Tem havido um aumento preocupante do número de mortes auto-infligidas no período em que esta decisão foi introduzida. Desde outubro de 2013, quando apenas uma morte foi relatada, houve um total de 50 mortes auto-infligidas, mais que o dobro do ocorrido no mesmo período do ano passado".
Um porta-voz do Serviço Prisional Britânico relatou ao The Guardian sobre esta nova decisão do governo adotada nos presídios ingleses: "Como resultado das reformas deste governo, os prisioneiros que não se envolverem com sua própria reabilitação têm agora muito menos privilégios".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
Como foram os complicados últimos meses de vida de Raul Seixas, segundo Rick Ferreira
O hit dos anos 2000 com letra mórbida que ultrapassou 1 bilhão no Youtube
A música do Led Zeppelin pela qual Jimmy Page quer ser lembrado; "É uma das minhas favoritas"


O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos
David Gilmour surpreende ao responder se concordaria com show de hologramas do Pink Floyd



