David Gilmour: campanha contra proibição de violões nos presídios
Por Jonathan Silva
Fonte: Uncut
Postado em 01 de maio de 2014
O guitarrista David Gilmour se uniu a outros músicos ingleses como Ed O'Brien e Philip Selway (Radiohead), Johnny Marr e Billy Bragg em uma petição contra um decreto na Inglaterra que visa a proibição do uso de violões com cordas de aço nas prisões. Em uma carta publicada no The Guardian, os 12 músicos envolvidos na campanha, incluindo Richard Hawley, Speech Debelle e Sam Duckworth, argumentam que "a música tem um papel importante a desempenhar no engajamento de prisioneiros no processo de reabilitação", e que haverá dificuldades para tal caso os detentos sejam impedidos de praticar com instrumentos adequados.
A preocupação principal do sistema carcerário da Inglaterra é a de que a liberação desse tipo de material em que contenha cordas de aço (além de violões, livros também foram proibidos) possibilitará que os presos possam se auto infligir. Billy Bragg, que por meio da sua instituição Jail Guitar Doors faz doações de violões para presídios, nega essa posição: "Nunca houve, que eu saiba, um incidente em uma prisão britânica, onde alguém foi atacado com uma corda de aço de um violão[...] Não faz sentido - onde está a lógica por trás disso ? Onde está o pensamento por trás disso?". O músico ainda questiona a relação entre a proibição que teve inicio em Novembro do ano passado e o aumento por mortes auto infligidas nesse mesmo período: "Tem havido um aumento preocupante do número de mortes auto-infligidas no período em que esta decisão foi introduzida. Desde outubro de 2013, quando apenas uma morte foi relatada, houve um total de 50 mortes auto-infligidas, mais que o dobro do ocorrido no mesmo período do ano passado".
Um porta-voz do Serviço Prisional Britânico relatou ao The Guardian sobre esta nova decisão do governo adotada nos presídios ingleses: "Como resultado das reformas deste governo, os prisioneiros que não se envolverem com sua própria reabilitação têm agora muito menos privilégios".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A música do Metallica com letra que lembra comercial de energético, segundo o UCR
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarrista
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!

Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O astro do rock que emprestou o cachorro ao Pink Floyd para uma gravação



