Morre Johnny Winter, lenda do blues, aos 70 anos
Por Adriano Ribeiro
Fonte: BLABBERMOUTH.NET
Postado em 17 de julho de 2014
A lenda do blues JOHNNY WINTER faleceu aos 70 anos em 16 de julho de 2014. Jenda Derringer, esposa do ex-companheiro de banda, Rick Derringer, publicou no Facebook: "[Johnny] morreu no início desta manhã em Zurique, na Suíça. Ele não estava bem de saúde e estava muito fraco e frágil."
Johnny sempre foi um dos cantores e guitarristas mais respeitados do rock e na clara relação entre o blues-rock britânico e do rock sul americano. Nos anos 70 e 80, além de tocar, Winter trabalhou como produtor em álbuns de Muddy Waters e John Lee Hooker.
Falando ao JournalStar.com, no mês passado, Winter disse: "Quando eu tinha uns 12 anos, eu sabia que queria ser um músico. O blues tem tanta emoção e tanto sentimento. Se você não tem isso, você não será bom para ele."
Perguntado se ainda havia algo mais a fazer, Winter disse: "Eu nunca ganhei um Grammy por conta própria — eu gostaria de fazer isso. O que eu tenho foi com o Muddy. Fui indicado um monte de vezes, mas nunca ganhei."
Sobre o que ele gostaria que fosse seu legado, Winter disse: "Eu só espero ser lembrado como um bom músico de blues."
A carreira de Winter, que era irmão do também músico Edgar Winter, alavancou em 1968, quando os redatores Larry Sepulvado e John Burks, da revista "Rolling Stone", destacaram suas performances na cena musical texana. Isso desencadeou uma guerra de ofertas entre as gravadoras, que a Columbia acabou vencendo. Seu primeiro álbum, "The Progressive Blues Experiment", foi lançado em 1968 e, no ano seguinte, o guitarrista se apresentou no Woodstock.
Winter permaneceu ativo até sua morte e o lançamento de um novo álbum de estúdio, "Step Back", estava programado para o próximo dia 2 de setembro, através da gravadora Megaforce. Seu álbum mais recente, "Roots", lançado em 2011, trouxe uma série de convidados especiais, incluindo Eric Clapton, Ben Harper, Billy Gibbons, Joe Perry, Dr. John, Leslie West, Brian Setzer e Joe Bonnamassa. Winter tinha um show agendado em São Paulo, no Clube Atlético Juventus, no próximo 12 de outubro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
O álbum de estreia do rock nacional que capa só é compreendida se inverter 180º
A banda que deixou o Aerosmith confuso em 1974; "É isso que o rock vai virar?"
A música de Ozzy Osbourne que Rob Trujillo considera uma das mais completas do Metal


Sly Dunbar, icônico músico e produtor jamaicano, morre aos 73 anos
Billy Bass, baixista do Parliament-Funkadelic, morre aos 74 anos
Em 16/08/1938: Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de blues



