Liar Symphony: "Se vão baixar de graça, que seja com qualidade"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Richard Navarro, Fonte: BMU / ASE Press Music, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Que a indústria fonográfica vem passando por uma crise na última década não é segredo para ninguém. No Brasil, onde muitos ainda não aderiram à compra de MP3, baixar os álbuns completos de forma gratuita se tornou a prática mais comum. Os amantes do Heavy Metal também usam desse artifício, seja para conhecer novos grupos, para saber se aprovam o novo álbum de uma banda que já acompanham ou se vale à pena ou não o investimento no CD físico na sequência.

Metallica: A reação de James a famosos usando camisetas da bandaMike Mangini: um dos bateristas mais rápidos do mundo?

Vamos pegar o exemplo do experiente grupo Liar Symphony que, nas vésperas do lançamento de seu quinto álbum de estúdio, mostra um outro lado dessa realidade. "Lógico que preferíamos que todos comprassem nossos CDs, mas eu sei que muita gente que vai aos nossos shows hoje e canta nossas músicas nos conheceu baixando nossos discos nesses provedores ilegais", explica o vocalista Nuno Monteiro.

Quando as gravadoras deixam de investir nos artistas que, por sua vez, não possuem estrutura profissional para fazer uma distribuição e divulgação abrangente, o download ilegal acaba ao menos fazendo com que o trabalho da banda alcance um público que não alcançaria do modo legal. Se existe um lado positivo da pirataria digital, é esse. Entretanto, a qualidade que esses álbuns são ripados e disponibilizados ilegalmente, muitas vezes é ruim. Pensando nisso, muitos artistas resolvem disponibilizar seus próprios álbuns de graça de forma voluntária, para que a qualidade do seu trabalho não seja comprometida. "Depois de uma busca rápida na net, descobri que todos nossos discos estavam para baixar de graça em vários provedores diferentes, alguns com qualidade muito ruim. Como não podemos lutar contra isso, achamos melhor disponibilizarmos no nosso site, pois pelo menos quem baixar por lá terá a mesma qualidade do CD oficial", diz o guitarrista Pedro Esteves. "Já que vão baixar de graça, que seja com qualidade", acrescenta.

Afirmar se o bônus dos downloads ilegais supera o ônus, é relativo. Mas uma coisa é fato: num país onde os impostos sobre produtos e serviços são superfaturados, será muito difícil as pessoas escolherem pagar por MP3, depois de tantos anos baixando as músicas de graça. "Se o cara baixa nossos CDs de graça e por acaso gosta do que ouviu, aparece num show nosso e acaba comprando o CD oficial ou uma camiseta, eu acho válido. Isso já aconteceu conosco algumas vezes", conclui o frontman Nuno.

Prestes a colocar no mercado seu novo álbum "Before the End", que já está na fábrica e será lançado pela gravadora Encore Records, o Liar Symphony disponibilizou toda sua discografia anterior na pagina principal de seu site oficial. Para baixar gratuitamente, e com o consentimento da banda, basta acessar:

www.liarsymphony.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pirataria"Todas as matérias sobre "Liar Symphony"


Kiss: A opinião de Gene Simmons sobre quem faz downloads ilegaisKiss
A opinião de Gene Simmons sobre quem faz downloads ilegais

Pirataria: enquanto isso, em uma loja de CDs na Rússia...Pirataria
Enquanto isso, em uma loja de CDs na Rússia...

Gene Simmons: Os fãs estão matando aquilo que mais amamGene Simmons
"Os fãs estão matando aquilo que mais amam"


Metallica: A reação de James a famosos usando camisetas da bandaMetallica
A reação de James a famosos usando camisetas da banda

Mike Mangini: um dos bateristas mais rápidos do mundo?Mike Mangini
Um dos bateristas mais rápidos do mundo?

Queen: uma interpretação da letra de Bohemian RhapsodyQueen
Uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"

Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Demonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1Demonstrações de afeto
Fotos de rockstars que já se beijaram, parte 1

Musas: Dez das maiores beldades do Heavy MetalMusas
Dez das maiores beldades do Heavy Metal

Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlistEmos
23 músicas que já estiveram na sua playlist


Sobre Richard Navarro

Jornalista e Produtor de Eventos, responsável pelo festival ¨BMU¨ (Brasil Metal Union) e o antigo fanzine Heavy Melody. Foi co-fundador da Brasil Music Press, e por muitos anos colaborador oficial da revista Roadie Crew, onde se especializou em matérias com bandas nacionais.

Mais matérias de Richard Navarro no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336