Foo Fighters: Sonic Highways e documentários musicais
Por Ricardo Souza Sant Anna
Fonte: wikipedia
Postado em 03 de fevereiro de 2015
Se você não gosta de FOO FIGHTERS não deve estar mais aguentando reportagens, redes sociais, blogs, textos como esse, falando sobre os mesmos, afinal os caras estão no Brasil e seus hits são muito populares por aqui.
Mas se você é um amante de música não deixe de assistir a série documental SONIC HIGHWAYS. A série é dividida em 8 capítulos que passam por 8 cidades americanas com uma cena musical importante (Chicago, Washington, Nashville, Austin, Los Angeles, New Orleans, Seatle e Nova York). A série se baseia em mostrar a história da música em cada um dos locais, ao final de cada episódio um clip com a música criada pela banda na cidade é exibido (essa é a parte que se você não for fã, deve pular).
Os episódios são sensacionais, impossível não se emocionar com o depoimento da lenda do blues BUDDY GUY no episódio sobre Chicago, ou não se empolgar em ver a combustão musical que eram as cidades de Washington e Seatle, ou ficar alucinado para fazer as malas e passar uma semana em Nova Orleans, ou se lamentar de nunca poder ter ido tomar uma cerveja, curtir um show e ter que utilizar o banheiro fétido do CBGB em Nova York.
Paralelamente a história da música sempre é dado um destaque aos estúdios de gravação lendários das cidades, é interessante observar esta cultura de "estúdios lendários", cada um com sua peculiaridade, lugares exóticos (como um estúdio subterrâneo ou um com um rio correndo por baixo), além é claro dos produtores sempre com grandes histórias.
Gosto muito de documentários musicais, deixo aqui humildemente a dica de dois docs internacionais, e três nacionais, mas acalme-se nenhum específico sobre o estúdio Midas de Rick Bonadio:
Sound City: Primeiro documentário produzido por DAVE GROHL também sobre um estúdio lendário americano, vale muito para ver a "jam session" com os integrantes remanescentes do NIRVANA e PAUL MCCARTNEY que acabou originando o som vencedor de Grammy "Cut me some slack".
Metal: A Headbanger's Journey: Dirigido pelo antropólogo fã de Heavy Metal SAM DUNN, mostra o mesmo viajando pelo mundo pesquisando a origem, o amor e a lealdade dos fãs pelo Metal em cada país, alguns bem inusitados como a Índia, imperdível. Posteriormente SAM DUNN também dirigiu o excelente documentário "Flight 666" do Iron Maiden.
Botinada, a origem do punk no Brasil: Produzido por GASTÃO MOREIRA, conta o início do movimento punk no Brasil, vale muito pelas imagens raras do período e as histórias geniais contadas por figuras como JOÃO GORDO, CLEMENTE, e tantos outros que viveram aquela época.
NAPALM, o som da cidade industrial: Dirigido pelo jornalista RICARDO ALEXANDRE, conta a história da casa noturna NAPALM, que durou apenas cinco meses, mas foi palco dos primeiros shows em São Paulo de bandas que depois se tornariam clássicas como IRA, LEGIAO URBANA, ULTRAJE A RIGOR e muitas outras. Conta com depoimentos de frequentadores, músicos e pessoas que trabalhavam no local (JOAO GORDO cuidava da portaria e CLEMENTE era segurança, dá pra entender porque durou tão pouco tempo), muitas histórias hilariantes.
Woodstock, mais que uma loja: incrível documentário sobre a loja de disco paulistana e seu proprietário WALCIR CHALAS, que devido ao seu amor e dedicação a música acabou ajudando a fomentar, ou até criar a cena Heavy Metal no Brasil. Grandes histórias são contadas como o dia que JAMES HETFIELD do METALLICA quis conhecer a loja que vendera inúmeros ingressos do show de sua banda e teve que fugir sem descer do Fiat 147 que o levou para não correr o risco de ser devorado pelos fãs no Vale do Anhangabaú.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps