Roça 'n' Roll: confirmadas mais seis bandas para a edição 2015
Por Ivanei Salgado
Fonte: Roça 'n' Roll
Postado em 01 de abril de 2015
Após a chamada para inscrições realizada no mês de fevereiro e março, a Cangaço Produções divulga as bandas escolhidas para integrar a programação da 17ª expedição do Roça ‘n’ Roll. Este ano, os escolhidos foram os grupos Facção Caipira (Niterói/RJ), Hagbard (Juiz de Fora/MG), Mattilha (São Paulo/SP), Mork (Brasilia/DF), Noturna (Belo Horizonte/MG) e Rastros de Ódio (Belo Horizonte/BH).
De acordo com a organização do festival, os parâmetros de escolha dessas bandas levaram em consideração, principalmente, os fatores como logística e estilo. "Nossa proposta não é promover uma competição, mas sim um mapeamento de grupos musicais com interesse em participar do Roça ‘n’ Roll", explica Bruno Maia, da Cangaço Produções.
Este ano, o festival teve mais de 300 bandas inscritas de todas as regiões brasileiras e de diversos segmentos dentro do Rock e Metal. Essa diversidade reflete nos estilos musicais dos grupos escolhidos.
A banda Facção Caipira desenvolve uma musicalidade irreverente baseada no Blues e no Rock ‘n’ Roll. O brasiliense Mork investe na linha agressiva e sinfônica do Black Metal. O belo-horizontino Noturna aborda o estilo Gothic Metal com vocais femininos. Já o Rastros de Ódio é uma banda que mescla elementos de Hardcore, Punk e Thrash Metal. Outro representante do Rock, com fortes tendências ao Hard Rock, é o paulista Mattilha. Enquanto o Hagbard é um grupo de Folk Metal.
Segundo o organizador, foi possível conhecer diversos grupos ainda desconhecidos no cenário musical nacional por meio do mapeamento. "Temos muitas bandas com grande potencial e aquelas que não foram escolhidas neste ano serão apreciadas novamente em 2016", ressalta Bruno Maia.
"Ter um festival como o Roça fazendo com que bandas nacionais autorais possam mostrar seu trabalho junto a grandes nomes do Metal nacional e internacional é incrível. Ultimamente, oportunidades como a que o Roça proporciona está cada fez mais difícil de encontrar", revela Ed Zimerer, baixista do Noturna.
Essa percepção sobre a proposta do Roça ‘n’ Roll é compartilhada por Foizer, guitarrista do Mork. "É extremamente maravilhosa a iniciativa de abrir esse espaço para quem batalha pelo mercado nacional. É um ato de respeito e confiança com as bandas que lutam arduamente para mostrar seu trabalho num país onde simplesmente não valorizam e não levam a sério a indústria do Metal/Rock ‘n’ Roll", completa.
A 17ª expedição do Roça ‘n’ Roll será realizada no dia 6 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, na Fazenda Estrela, zona rural de Varginha/MG. Já estão confirmadas as bandas internacionais Pain of Salvation (Suécia), Vader (Polônia) e os brasileiros Dark Avenger (Brasília) e Worst (São Paulo) para a 17ª expedição do Roça ‘n’ Roll.
O Roça ‘n’ Roll tem o patrocínio da Fruty Refrigerantes e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural do Município de Varginha e do COMIC – Conselho Municipal de Incentivo à Cultura. As informações da 17ª expedição do Roça ‘n’ Roll podem ser acompanhadas pelos canais oficiais do festival nas redes sociais e no site oficial: www.rocainroll.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992


O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?



