Higher: ainda é possível ser criativo no heavy metal?
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 07 de maio de 2015
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Importantes eventos como o Monster Of Rock que foi realizado no Brasil recentemente, levantam importantes questões. Por que o cast de um festival como esse é quase totalmente voltado para bandas antigas, com pouco espaço pra novos grupos e nenhum espaço para bandas brasileiras? Falta apoio dos produtores ou interesse do público? Ou é uma questão de falta de qualidade e criatividade das novas bandas nacionais?
Segundo opinião da imprensa especializada e do próprio público, qualidade e originalidade musical são atributos da banda paulista de metal Higher que os credenciariam com sobras para qualquer festival como o Monsters Of Rock.
O disco de estreia da banda, autointitulado, foi lançado no segundo semestre de 2014 e vem colecionando declarações calorosas como: "Nove canções perfeitas" (Metal Samsara); "Surpreendente" (Portal Reidjou); "Som único" (Galeria Musical); "Pesado e criativo, difícil de rotular" (A Música Continua A Mesma); "Indispensável" (Metal Revolution). O álbum também entrou para a lista de Melhores do Ano de diversos jornalistas e críticos respeitados. Na eleição realizada entre os leitores do site Heavynroll, Cezar Girardi foi considerado o segundo "Melhor Vocalista de Metal do Brasil" e Gustavo Scaranelo o terceiro "Melhor Guitarrista".
O resultado dessa recepção pra lá de positiva que o Higher vem conquistando com seu primeiro álbum está diretamente alinhada à qualidade e originalidade do trabalho, o que, alguns, atribuem ao fato da banda ter sido formada por músicos profissionais que tocam jazz e música instrumental brasileira. Para Gustavo Scaranelo, por mais que a experiência em outros campos musicais contribua muito para isso, não há como se obter originalidade sem sinceridade artística.
"Durante a produção do trabalho tentamos de todas as formas nos ater aos resultados que expressavam o lado mais honesto de nossa musicalidade, aquilo que nos desse vontade de ouvir muitas vezes", declara o guitarrista. "Eu mesmo evitei solos cheios de notas, são os que eu menos gosto de ouvir, e tentei trabalhar motivos mais interessantes, tentei compor material que eu tivesse prazer em revisitar. O mesmo pode se dizer dos arranjos e melodias. Nem sempre esse resultado vinha rapidamente, algumas ideias sempre chegam antes, mas raramente são as melhores, e aí você tenta encontrar o "outside the box" dentro de você mesmo. A verdade é que existe um milhão de maneiras distintas para se fazer algo, mas dá trabalho abandonar o piloto automático, mas nós não recusamos o desafio, foi um processo lento, mas ao final, tínhamos orgulho do resultado. Quando me deparei com a primeira resenha que nos atribuiu originalidade, fiquei emocionado. Não por ter sido essa a intenção, mas por ter sido um trabalho tão honesto e tão do nosso gosto, e que agora é respeitado e encarado como um projeto que carrega alguma originalidade."
O Higher, que além de Gustavo e Cezar conta também com Andrés Zúñiga (baixo), Pedro Rezende (bateria) e Felipe Martins (guitarra), lançou no início do ano o videoclipe pára a música "Lie".
No momento a banda planeja o lançamento do segundo vídeo para seu álbum de estreia.
O Higher é uma entre várias bandas do metal nacional que transbordam qualidade e originalidade. Portanto, a pergunta permanece sem resposta: por que elas não tocam no Monsters Of Rock?
Mais Informações:
www.higherband.com
www.facebook.com/highermetal
www.twitter.com/highermetal
www.soundclound.com/highermetal
www.youtube.com/highermetalband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A canção complicada do Dire Straits que Mark Knopfler considera seu maior desafio para tocar
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O hit da Legião Urbana inspirado em Dalí e acusado por Folha de não fazer sentido
A obra-prima dos Beatles que Paul McCartney acha que Yoko Ono compôs na encolha
Os 19 músicos que já estiveram no Slipknot na ordem de entrada na banda






