Higher: ainda é possível ser criativo no heavy metal?
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 07 de maio de 2015
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Importantes eventos como o Monster Of Rock que foi realizado no Brasil recentemente, levantam importantes questões. Por que o cast de um festival como esse é quase totalmente voltado para bandas antigas, com pouco espaço pra novos grupos e nenhum espaço para bandas brasileiras? Falta apoio dos produtores ou interesse do público? Ou é uma questão de falta de qualidade e criatividade das novas bandas nacionais?
Segundo opinião da imprensa especializada e do próprio público, qualidade e originalidade musical são atributos da banda paulista de metal Higher que os credenciariam com sobras para qualquer festival como o Monsters Of Rock.
O disco de estreia da banda, autointitulado, foi lançado no segundo semestre de 2014 e vem colecionando declarações calorosas como: "Nove canções perfeitas" (Metal Samsara); "Surpreendente" (Portal Reidjou); "Som único" (Galeria Musical); "Pesado e criativo, difícil de rotular" (A Música Continua A Mesma); "Indispensável" (Metal Revolution). O álbum também entrou para a lista de Melhores do Ano de diversos jornalistas e críticos respeitados. Na eleição realizada entre os leitores do site Heavynroll, Cezar Girardi foi considerado o segundo "Melhor Vocalista de Metal do Brasil" e Gustavo Scaranelo o terceiro "Melhor Guitarrista".
O resultado dessa recepção pra lá de positiva que o Higher vem conquistando com seu primeiro álbum está diretamente alinhada à qualidade e originalidade do trabalho, o que, alguns, atribuem ao fato da banda ter sido formada por músicos profissionais que tocam jazz e música instrumental brasileira. Para Gustavo Scaranelo, por mais que a experiência em outros campos musicais contribua muito para isso, não há como se obter originalidade sem sinceridade artística.
"Durante a produção do trabalho tentamos de todas as formas nos ater aos resultados que expressavam o lado mais honesto de nossa musicalidade, aquilo que nos desse vontade de ouvir muitas vezes", declara o guitarrista. "Eu mesmo evitei solos cheios de notas, são os que eu menos gosto de ouvir, e tentei trabalhar motivos mais interessantes, tentei compor material que eu tivesse prazer em revisitar. O mesmo pode se dizer dos arranjos e melodias. Nem sempre esse resultado vinha rapidamente, algumas ideias sempre chegam antes, mas raramente são as melhores, e aí você tenta encontrar o "outside the box" dentro de você mesmo. A verdade é que existe um milhão de maneiras distintas para se fazer algo, mas dá trabalho abandonar o piloto automático, mas nós não recusamos o desafio, foi um processo lento, mas ao final, tínhamos orgulho do resultado. Quando me deparei com a primeira resenha que nos atribuiu originalidade, fiquei emocionado. Não por ter sido essa a intenção, mas por ter sido um trabalho tão honesto e tão do nosso gosto, e que agora é respeitado e encarado como um projeto que carrega alguma originalidade."
O Higher, que além de Gustavo e Cezar conta também com Andrés Zúñiga (baixo), Pedro Rezende (bateria) e Felipe Martins (guitarra), lançou no início do ano o videoclipe pára a música "Lie".
No momento a banda planeja o lançamento do segundo vídeo para seu álbum de estreia.
O Higher é uma entre várias bandas do metal nacional que transbordam qualidade e originalidade. Portanto, a pergunta permanece sem resposta: por que elas não tocam no Monsters Of Rock?
Mais Informações:
www.higherband.com
www.facebook.com/highermetal
www.twitter.com/highermetal
www.soundclound.com/highermetal
www.youtube.com/highermetalband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"




