PEsado: programa de rádio explora universo da música pesada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Rock CE
Enviar Correções  

Na estreia, o programa aborda a cena psicodélica pernambucana. PEsado é apresentado pelos jornalistas e músicos Wilfred Gadêlha e AD Luna

Wilfred e AD entrevistam Paulo André Pires (Abril Pro Rock) e Ajax Lins (Câmbio Negro HC e Os Cachorros)
Wilfred e AD entrevistam Paulo André Pires (Abril Pro Rock) e Ajax Lins (Câmbio Negro HC e Os Cachorros)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um espaço onde a música pesada não tenha amarras, em que possa circular sem preconceitos e barreiras. Esta é a proposta básica do programa de rádio PEsado, que estreia no próximo sábado 4 de julho, às 18h, na Universitária FM.

Apresentado pelos jornalistas e músicos Wilfred Gadêlha e AD Luna, a iniciativa pretende tratar o nicho de um jeito que ele nunca foi tratado. No primeiro programa, o PEsado vai abordar a psicodelia pernambucana, também conhecida como udigrudi - uma movimentação musical que tem origem nos anos 1970, e voltou a ganhar força nos dias atuais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ideia do programa é aliar informação em forma de conteúdo jornalístico e também musical. Ou seja, os temas que serão abordados pretendem estimular a discussão e o debate, de forma que o conhecimento seja difundido para um público mais amplo do que o senso comum tenta fazer acreditar. "Todas as formas de música pesada terão espaço", diz Gadêlha, autor do livro que dá nome ao programa. "Queremos construir pontes entre os estilos pesados", complemente AD Luna.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os estilos a que Luna se refere são variados: rock, metal, punk, hardcore, psychobilly, psicodélico, progressivo e até mesmo gêneros tidos como "estranhos" ao universo pesado, como o manguebeat e a música eletrônica. "Os programas serão temáticos. Podemos falar tanto do udigrudi quanto do papel da mulher no metal. E isso nos dá mais liberdade para escolher os assuntos que queremos discutir", complementa.

A produção independente PEsado segue a linha evolutiva do projeto guarda-chuva proposto por Gadêlha. Além do rádio, estão previstas outras iniciativas em diversas áreas e linguagens. "A ideia é movimentar isso, tendo como ‘grife’ o nome PEsado", destaca o apresentador.

PSICODELIA
No programa de estreia, o PEsado aborda a psicodelia pernambucana, também chamada de "udigrudi". O público vai ouvir músicas do Ave Sangria, JuveNil Silva, Flaviola, Zé da Flauta e ouvir entrevistas desses artistas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Wilfred Gadêlha (apresentador), Zé da Flauta (parceiro), Gustavo Augusto (editor) e AD Luna (apresentador)
Wilfred Gadêlha (apresentador), Zé da Flauta (parceiro), Gustavo Augusto (editor) e AD Luna (apresentador)

QUEM É QUEM

Wilfred Gadêlha nasceu em Goiana, Pernambuco, em 16 de junho de 1973. Atuou no Diario de Pernambuco e no Jornal do Commercio, assim como em campanhas eleitorais. Foi baterista das bandas Dark Fate e Cérbero e vocalista de Cruor e Câmbio Negro HC. Atualmente, responde pelos vocais no Will2Kill. Participou de duas pesquisas culturais sobre metal e música pesada no Estado e escreveu o livro PEsado - Origem e consolidação do metal em Pernambuco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

AD Luna (Adelson Luna) nasceu em Porto Alegre, mas cresceu no Recife. É baterista da ZMusique, tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras bandas. É apresentador do Mão na Massa, quadro do programa Showlivre, que será exibido na TV Cultura. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou como diretor de Internet da Prefeitura do Recife, durante a primeira gestão do prefeito João Paulo. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música. Foi repórter dos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco. Atualmente, é roteirista e repórter do programa Som na Rural e colaborador da Revista Continente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

PEsado na rede:
Facebook/PEsadoRadio
Soundcloud.com/pesado-2
Twitter.com/@RadioPesado
YouTube.com/Rádio PEsado




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pink Floyd: a história por trás de AnimalsPink Floyd
A história por trás de "Animals"

Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1Hard Rock
As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336