Legião Urbana: projeto inoportuno a volta da banda superestimada
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 31 de agosto de 2015
Marcelo Moreira, da Combate Rock, falou sobre a volta da Legião Urbana com o cantor e ator André Frateschi ocupando o posto que vocalista no lugar do saudoso Renato Russo e Formigão (Planet Hemp) no baixo, além dos dois integrantes originais, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos efeitos nefastos das comemorações dos 35 anos de carreira da Legião Urbana, como não poderia deixar de ser, é a enxurrada de produtos e subprodutos destinados a um público que continua venerando uma banda que se tornou importante menos por sua música, em sim por conta do culto ainda em vida em relação ao seu cantor, Renato Russo, um artista superestimado, assim como sua banda.
Fomos soterrados com uma montanha de produtos sonoros, visuais e "literários'' de valor questionável quando das comemorações dos 30 anos, e a coisa ressurge em forma de tsunami quatro anos depois – na verdade, os 35 anos serão completados no ano que veem, mas as celebrações já começaram.
(...)
Quando pensamos que não poderia haver fosso mais fundo no caso – a briga judicial pelo direito de uso da marca entre os ex-integrantes fundadores e o filho do vocalista – eis que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciam que a Legião Urbana está de volta, com o cantor e ator André Frateschi nso vocais. Tempos atrás, o ator Wagner Moura cantou em um show especial com os dois ex-integrantes.
Mais do que a exumação de um cadáver que parecia definitivamente enterrado, a volta da Legião tem todas as características de oportunismo artístico.
(...)
Ainda que se questione a qualidade dos trabalhos e toda a aura de veneração (para mim absurda) em torno da banda, o fato é que a Legião Urbana deixou um legado, por mais que muita gente o despreze, ou ao menos não veja todos os méritos na Legião como muita gente – é o meu caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Wacken Open Air anuncia Judas Priest, Arch Enemy e mais de 50 atrações da edição 2026
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Kurt Cobain: por que ele se sentia ofendido por bandas como Pearl Jam e Alice in Chains
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley
No AC/DC todos recebiam instruções do que devia fazer, ninguém criava nada
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
Como namorado de Renato Russo e feijoada inspiraram hit da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot



