Legião Urbana: projeto inoportuno a volta da banda superestimada
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 31 de agosto de 2015
Marcelo Moreira, da Combate Rock, falou sobre a volta da Legião Urbana com o cantor e ator André Frateschi ocupando o posto que vocalista no lugar do saudoso Renato Russo e Formigão (Planet Hemp) no baixo, além dos dois integrantes originais, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos efeitos nefastos das comemorações dos 35 anos de carreira da Legião Urbana, como não poderia deixar de ser, é a enxurrada de produtos e subprodutos destinados a um público que continua venerando uma banda que se tornou importante menos por sua música, em sim por conta do culto ainda em vida em relação ao seu cantor, Renato Russo, um artista superestimado, assim como sua banda.
Fomos soterrados com uma montanha de produtos sonoros, visuais e "literários'' de valor questionável quando das comemorações dos 30 anos, e a coisa ressurge em forma de tsunami quatro anos depois – na verdade, os 35 anos serão completados no ano que veem, mas as celebrações já começaram.
(...)
Quando pensamos que não poderia haver fosso mais fundo no caso – a briga judicial pelo direito de uso da marca entre os ex-integrantes fundadores e o filho do vocalista – eis que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciam que a Legião Urbana está de volta, com o cantor e ator André Frateschi nso vocais. Tempos atrás, o ator Wagner Moura cantou em um show especial com os dois ex-integrantes.
Mais do que a exumação de um cadáver que parecia definitivamente enterrado, a volta da Legião tem todas as características de oportunismo artístico.
(...)
Ainda que se questione a qualidade dos trabalhos e toda a aura de veneração (para mim absurda) em torno da banda, o fato é que a Legião Urbana deixou um legado, por mais que muita gente o despreze, ou ao menos não veja todos os méritos na Legião como muita gente – é o meu caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
A improvável música pop que coloca um sorriso no rosto de Dave Mustaine há 30 anos
O cantor sertanejo raiz que influenciou cantores de metal, segundo Rafael Bittencourt

Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
A imposição de Renato Russo na Legião Urbana que deu certo, segundo Regis Tadeu
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Renato Russo obrigou Skank a cancelar horário no estúdio porque não queria dividir local
A banda de Rock que foi a "Legião Urbana" dos anos 2000



