Legião Urbana: projeto inoportuno a volta da banda superestimada
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 31 de agosto de 2015
Marcelo Moreira, da Combate Rock, falou sobre a volta da Legião Urbana com o cantor e ator André Frateschi ocupando o posto que vocalista no lugar do saudoso Renato Russo e Formigão (Planet Hemp) no baixo, além dos dois integrantes originais, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos efeitos nefastos das comemorações dos 35 anos de carreira da Legião Urbana, como não poderia deixar de ser, é a enxurrada de produtos e subprodutos destinados a um público que continua venerando uma banda que se tornou importante menos por sua música, em sim por conta do culto ainda em vida em relação ao seu cantor, Renato Russo, um artista superestimado, assim como sua banda.
Fomos soterrados com uma montanha de produtos sonoros, visuais e "literários'' de valor questionável quando das comemorações dos 30 anos, e a coisa ressurge em forma de tsunami quatro anos depois – na verdade, os 35 anos serão completados no ano que veem, mas as celebrações já começaram.
(...)
Quando pensamos que não poderia haver fosso mais fundo no caso – a briga judicial pelo direito de uso da marca entre os ex-integrantes fundadores e o filho do vocalista – eis que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciam que a Legião Urbana está de volta, com o cantor e ator André Frateschi nso vocais. Tempos atrás, o ator Wagner Moura cantou em um show especial com os dois ex-integrantes.
Mais do que a exumação de um cadáver que parecia definitivamente enterrado, a volta da Legião tem todas as características de oportunismo artístico.
(...)
Ainda que se questione a qualidade dos trabalhos e toda a aura de veneração (para mim absurda) em torno da banda, o fato é que a Legião Urbana deixou um legado, por mais que muita gente o despreze, ou ao menos não veja todos os méritos na Legião como muita gente – é o meu caso.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
Fotos de Infância: Slayer
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos
A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


