Legião Urbana: projeto inoportuno a volta da banda superestimada
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 31 de agosto de 2015
Marcelo Moreira, da Combate Rock, falou sobre a volta da Legião Urbana com o cantor e ator André Frateschi ocupando o posto que vocalista no lugar do saudoso Renato Russo e Formigão (Planet Hemp) no baixo, além dos dois integrantes originais, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos efeitos nefastos das comemorações dos 35 anos de carreira da Legião Urbana, como não poderia deixar de ser, é a enxurrada de produtos e subprodutos destinados a um público que continua venerando uma banda que se tornou importante menos por sua música, em sim por conta do culto ainda em vida em relação ao seu cantor, Renato Russo, um artista superestimado, assim como sua banda.
Fomos soterrados com uma montanha de produtos sonoros, visuais e "literários'' de valor questionável quando das comemorações dos 30 anos, e a coisa ressurge em forma de tsunami quatro anos depois – na verdade, os 35 anos serão completados no ano que veem, mas as celebrações já começaram.
(...)
Quando pensamos que não poderia haver fosso mais fundo no caso – a briga judicial pelo direito de uso da marca entre os ex-integrantes fundadores e o filho do vocalista – eis que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciam que a Legião Urbana está de volta, com o cantor e ator André Frateschi nso vocais. Tempos atrás, o ator Wagner Moura cantou em um show especial com os dois ex-integrantes.
Mais do que a exumação de um cadáver que parecia definitivamente enterrado, a volta da Legião tem todas as características de oportunismo artístico.
(...)
Ainda que se questione a qualidade dos trabalhos e toda a aura de veneração (para mim absurda) em torno da banda, o fato é que a Legião Urbana deixou um legado, por mais que muita gente o despreze, ou ao menos não veja todos os méritos na Legião como muita gente – é o meu caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Oasis vai lançar um novo álbum após a reunião? Liam Gallagher responde em rede social
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
O dia que Mick Jagger citou Megadeth e Led Zeppelin como exemplos do que não queria ser
Bruce Dickinson: quando ele viu o Iron Maiden percebeu que a banda precisava dele
Humberto Gessinger explica sua opinião sobre a banda Rush e o formato power trio

O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
O hit da Legião Urbana inspirado em Dalí e acusado por Folha de não fazer sentido
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"



