Legião Urbana: projeto inoportuno a volta da banda superestimada
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 31 de agosto de 2015
Marcelo Moreira, da Combate Rock, falou sobre a volta da Legião Urbana com o cantor e ator André Frateschi ocupando o posto que vocalista no lugar do saudoso Renato Russo e Formigão (Planet Hemp) no baixo, além dos dois integrantes originais, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos efeitos nefastos das comemorações dos 35 anos de carreira da Legião Urbana, como não poderia deixar de ser, é a enxurrada de produtos e subprodutos destinados a um público que continua venerando uma banda que se tornou importante menos por sua música, em sim por conta do culto ainda em vida em relação ao seu cantor, Renato Russo, um artista superestimado, assim como sua banda.
Fomos soterrados com uma montanha de produtos sonoros, visuais e "literários'' de valor questionável quando das comemorações dos 30 anos, e a coisa ressurge em forma de tsunami quatro anos depois – na verdade, os 35 anos serão completados no ano que veem, mas as celebrações já começaram.
(...)
Quando pensamos que não poderia haver fosso mais fundo no caso – a briga judicial pelo direito de uso da marca entre os ex-integrantes fundadores e o filho do vocalista – eis que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá anunciam que a Legião Urbana está de volta, com o cantor e ator André Frateschi nso vocais. Tempos atrás, o ator Wagner Moura cantou em um show especial com os dois ex-integrantes.
Mais do que a exumação de um cadáver que parecia definitivamente enterrado, a volta da Legião tem todas as características de oportunismo artístico.
(...)
Ainda que se questione a qualidade dos trabalhos e toda a aura de veneração (para mim absurda) em torno da banda, o fato é que a Legião Urbana deixou um legado, por mais que muita gente o despreze, ou ao menos não veja todos os méritos na Legião como muita gente – é o meu caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O dia que Raul Seixas e Wanderléa foram ao programa da Hebe Camargo celebrar amizade
O pedido do Gojira que organização das Olimpíadas negou, segundo Mario Duplantier
Saiba mais sobre as visões religiosas de Derrick Green, vocalista do Sepultura

A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest



