Arpejos e sweep picking: por que sempre falamos neles ?
Por Evandro Vuono
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 21 de agosto de 2015
Sweep picking ou somente sweep, é o nome em inglês para uma forma de execução de arpejos e escalas na guitarra utilizando palheta. Essa técnica pode ser descrita com um movimento da palheta em um sentido fixo para cima ou para baixo entre as cordas da guitarra. O movimento se assemelha a varrer (do inglês sweep: varrer); isto, combinado com o movimento correspondente da mão esquerda (ou mão dos trastes que sempre tenta abafar sons indesejados) produz uma série de notas de sonoridade rápida e fluida. É necessário total sincronismo entre as duas mãos para se obter o efeito de forma perfeita.
O sweep é amplamente utilizado para execução de arpejos sendo menor a frequencia de uso em escalas.
Esta técnica tem como objetivo principal economizar movimentos de palheta entre as cordas. Portanto, é uma forma bastante especifica para tocar frases em alta velocidade. A palhetada alternada é uma outra técnica de guitarra indispensável para qualquer guitarrista, sendo que a maioria dos guitarristas tem a opnião que a palhetada alternada é a técnica mais dificil de se chegar a perfeição, seu desenvolvimento requer paciência e perseverança, porque exige muita precisão e esforço físico do músico. O sweep também necessita de precisão, mas nem tanto esforço físico para ser executado. Além disso, os resultados aparecem rapidamente. A combinação eficiente das duas técnicas leva a ótimos resultados e muitos guitarristas são famosos por dominar uma técnica perfeitamente ou a combinação delas. No caso da guitarra, o guitarrista que alcançou maior exposição com essa técnica foi o Frank Gambale utilizando com perfeições em músicas e improvisações.
O sweep também é conhecido como economic picking, pois economiza movimentos de mão diretia para tocar a mesma quantodade de notas musicais. Como explicamos, o princípio é manter a direção da palhetada quando você muda a corda. Devemos lembrar que a técnica e a velocidade devem sempre estar sempre a serviço da música e os excessos normalmente levam a composições pobres.
Arpejos, o que são e por que se fala tanto neles e sweep ? Se você toca violão, guitarra ou algum instrumento de cordas, já deve ter lido ou ouvido falar em arpejos. Bom, na verdade arpejos fazem parte do vocabulário de qualquer instrumento musical. Se você não sabe o que são não se preocupe, você não está sozinho. Felizmente, os arpejos são bem fáceis de entender, eles são acordes quando suas notas são executadas uma de cada vez. Bom, precisamos saber o que é um acorde mas, por hora vamos somente entender que acorde são quando 3 ou mais notas musicais são executadas simultâneamente.
O diagrama abaixo mostra os acordes maiores maiores no braço da guitarra em sua forma mais simples. Se possível, toque os acordes abaixo no violão ou guitarra, pois facilita muito aprender enquanto você ouve e vê as coisas acontecendo.
Arpejos e sweep picks
Você está tocando esse acorde ? Ótimo. Agora, temos uma pergunta. Que notas você está tocando? Em outras palavras, quais notas estão sendo utilizadas para formar o acorde C? Conseguiu? Fantástico. Se você conseguiu descobrir as notas, provavelmente chegou à essas:
Do – Mi – Sol – Do – Mi
Essas são as Notas umapor corda da mais grave para a mais aguda. Quando tocadas ao mesmo tempo temos o acrode de Dó maior e quando tocadas uma de cada vezes temos o arpejo de Dó Maior.
A guitarra elétrica possui formatos de arpejos que facilitam sua execuação com palheta quando todas as notas são atacadas no mesmo sentido. Esse é o famoso sweep picking e o motivo pelo qual sempre falamos em arpejos e técnica de sweep.
Dominar a técnica de sweep picking leva algum tempo. O guitarpedia tem aulas especificas sobre essa técnica que vão desde os movimentos elementares até estudos avançados. Também abordamos um ponto muito importante, como transformar essa técnica em música nos seus improvisos e solos.
Não espere mais, faça parte agora mesmo de nossa comunidade e aproveite os ensinamentos de profissionais no assunto. Acesse www.guitarpedia.com.br
Fique atento ao nosso www.blog.guitarpedia.com.br em breve aboradaremos assuntos como acordes, harmonia funcional, re-harmonização, melodia. Caso você tenha alguma sugestão, entre em contato conosco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
A lenda do Rock que apavorou Chris Cornell com uma performance vocal impossível de atingir
Punk Rock: Os 25 maiores discos de todos os tempos segundo o Loudwire
Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?


Robert Plant culpa a si mesmo por ter "estragado" o maior sucesso do Led Zeppelin
Porque "O Trem das Sete" de Raul Seixas é "o último do sertão"
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado
Como foi a entrada de Melissa Reese no Guns N' Roses
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas



