Cartoon: Entrevista no New Horizons Zine
Por João Messias Jr.
Fonte: New Horizons Zine
Postado em 15 de janeiro de 2016
A técnica é importante na música, mas ela não é tudo. De que adianta notas complicadas e inusitadas se elas não comovem o ouvinte? Esse é o ponto de partida para falar dos mineiros do Cartoon. Contando hoje com Khadhu Campanema (baixo e voz), Khykho Garcia (guitarra), Bhydhu Campanema (bateria) e Raphael Rocha (teclados), exímios músicos, que preferem deixar o virtuosismo de lado e explorar a emoção das canções, algo evidenciado em todos os seus trabalhos, em especial "Unbeatable" (2013), que é recheado de melodias e climas suaves e vocais hipnotizantes. Nessa entrevista feita com Khadhu, o músico nos conta da repercussão do trabalho, shows no exterior e a amizade com o pessoal do Tuatha de Danaan.
NEW HORIZONS ZINE: Como eu disse numa resenha feita para o mais recente trabalho de vocês, "Unbeatable" (2013), o álbum é guiado pela emoção, focado nas melodias, climas e suaves linhas vocais. O que pensam sobre a comparação e o que as pessoas vêm achando do trabalho passado mais de um ano do seu lançamento?
Khadhu Capanema: Trabalhar com a emoção sempre foi nosso objetivo principal. Ao longo da carreira usamos métodos diferentes, mas o objetivo sempre foi este, emocionar. Este novo disco foi muito bem recebido, mesmo com tantas mudanças que introduzimos no som e acredito que o motivo principal é este. Continuamos trabalhando com a emoção, dizendo as nossas verdades da maneira que melhor conseguirmos expressa-la no momento.
NHZ: "Unbeatable" foi financiado por um fundo de cultura, que ao lado do crowdfunding vem sendo a saída para as bandas independentes lançarem seus trabalhos. Sabendo que deve-se seguir alguns trâmites, como foi essa parte burocrática para conseguirem bancar "Unbeatable"?
Khadhu: Sempre trabalhamos a música primeiro e, paralelamente, buscamos a maneira mais viável pra realizar as gravações e lançamentos. Já lançamos dois trabalhos usando a Lei de Incentivo a Cultura e dois trabalho usando recursos próprios. O "Unbeatable" foi através da Lei Municipal de BH. Aprovamos o projeto e conseguimos captar o recurso junto a empresas da cidade. Dá bastante trabalho cumprir toda a burocracia, mas vale muito a pena, pois conseguimos fazer uma gravação e mixagem de altíssimo nível.
NHZ: Alguns destaques ficam por conta de "Promises", "Until I Found You" e principalmente "On the Judgement Day", que inclusive tem um vídeo de promoção. Além dessas há alguma outra faixa que tem se destacado no gosto das pessoas?
Khadhu: "Down on the Road Ahead", faixa que abre o CD, é uma canção obrigatória em nossos shows, mesmo antes de lançarmos o disco. Foi o primeiro vídeo clipe que fizemos para este CD. The Golden Chariot e Time is running também ganham muito destaque, especialmente nos show fora do Brasil.
Outros momentos da entrevista você acompanha aqui:
http://www.newhorizonszine.blogspot.com.br/2016/01/cartoon-trabalhar-com-emocao-sempre-foi.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal
Por que o Whiplash.Net publica notas estilo Contigo ou TV Fama?
O álbum que para Andreas Kisser tem "a maior música já escrita no Rock"

A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith



