MTV Brasil: Acervo antigo da emissora está abandonado e se perdendo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Ver Acessos

No dia 20 de outubro de 1990 a programação de TV aberta no Brasil ganhou um diferencial que já estava na hora de acontecer. Entrou no ar a Music Television Brasil, a MTV. Um canal voltado principalmente aos jovens da época, por ter um entretenimento exclusivamente focado a música. Com isso, o novo canal ganhou afeto do público descolado da década de 90, porque agora eles iriam contar com um canal totalmente ligado aos gostos musicais da galera. Os video-clipes de artistas consagrados dos anos 90 iram ser transmitidos gratuitamente em TV aberta, em uma época que o Youtube estava bem longe de existir.

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comTatuagens: Homenagens ao Guns N' Roses na pele dos fãs

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o decorrer do sucesso da emissora, a programação foi ganhando novos programas, não se limitando a apenas video-clipes. Programas de auditório, interativos, e humor foram os grandes responsáveis pela boa fase da MTV. Os apresentadores, os chamados VJ's, comandavam a programação e forneciam uma interação maior com os telespectadores, através dos contatos por telefone. Uma novidade para a época, onde você podia ligar para o programa e pedir o seu video clipe preferido, um trabalho um pouco entediante ao invés de apenas ir no Youtube e dar o play, mas que por sua vez era gratificante.

A MTV revelou apresentadores que hoje estão em grandes emissoras de televisão, como a Globo e Record. Zeca Camargo, Didi Wagner, Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Sarah Oliveira, Rita Lobo, Maria Paula, Fernanda Lima, Cazé são alguns dos nomes que começaram apenas fazendo a chamada dos videos-clipes, mas hoje são grandes apresentadores.

Mas todo este tempo de glória do canal foi esquecido, deixado as traças, literalmente. Hoje o antigo acervo da MTV Brasil, material contendo os momentos mais importantes da emissora, desde a sua estréia até os tempos mais recentes, tudo está se perdendo. O arquivo da emissora está apodrecendo no antigo prédio que ficava a sede da MTV, e isso poderá destruir toda a história do canal. Entre o que está se perdendo nesse arquivo estão grandes entrevistas com astros internacionais como Axl Rose, Madonna, Kurt Cobain, e nacionais também, como Renato Russo, entre outros. Os acústicos de artistas nacionais como Roberto Carlos, Titãs, Marcelo D2, Lulu Santos, Cássia Eller, também estão a beira do esquecimento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Muito arquivo está se perdendo, muito mesmo, se você se lembrar de qualquer momento que presenciou no horário nobre, enquanto assistia a MTV, saiba que grande parte deste material original pode deixar de existir. Da apresentação história dos Racionais MC's ao chilique do Caetano Veloso, tudo está abandonado.

A Abril, antiga dona da MTV Brasil, chegou a tentar um acordo com a Viacom, que toma conta da marca nos dias de hoje, mas foi em vão, e desde 2013 o acervo segue abandonado até que haja uma resolução. Devido aos direitos autorais de alguns programas já terem sido vendidos, a chances de recuperação deste acervo são ainda mais complicadas. Pode levar anos até que o processo de legalização destes arquivos seja finalmente decidido. Além do material mais antigo, como fitas gravadas e SD's, uma parte que já havia sido digitalizada também corre o risco de se perder. Pouca coisa deste material conseguiu ser salva, como no caso em que a galera do Hermes e Renato conseguiu botar as mãos em algumas relíquias do passado.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Metal norueguês: as dez melhores bandas segundo o About.comMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

Tatuagens: Homenagens ao Guns N' Roses na pele dos fãsTatuagens
Homenagens ao Guns N' Roses na pele dos fãs


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280