Morre Wagner Giudice, ex-vocalista da banda Abutre
Por Ricardo Batalha
Fonte: Roadie Crew
Postado em 18 de setembro de 2016
Wagner Giudice, ex-vocalista da banda Abutre, faleceu aos 52 anos, vítima de ataque cardíaco na manhã deste sábado (17), em Fernando de Noronha (PE), onde passava férias com a família.
Giudice, que registrou duas faixas na coletânea "SP Metal" (1985), foi um dos fundadores do Abutre, que surgiu em junho de 1982. No começo do Abutre, Wagner Giudice seria o baterista. Pouco tempo depois, Tomas Catafay (baixo) apresentou Adalberto Flavio Rosado Jr. aos irmãos Wagner e Ricardo Giudice (guitarra) com a ideia de formar uma banda. Adalberto acabou ficando com o posto, deixando Wagner livre para se dedicar aos vocais.
Os quatro começam a compor músicas próprias e ensaiá-las, mesclando com alguns covers de bandas que admiravam. Desta forma, o Abutre montou seu repertório e começou a se apresentar no circuito underground de São Paulo. Como a boa receptividade dos shows, foram convidados por Luiz Calanca a integrar a coletânea "SP Metal 2". As duas faixas eternizadas pelo Abutre foram "Quando o Fogo Começa a Arder" e "Rock Rock Rock".
Wagner (vocal), Ricardo Giudice (guitarra), Tomas Catafay (baixo) e Adalberto Flavio Rosado Jr. (bateria) encerraram as atividades em maio de 1986, após um show apoteótico no festival "Metal 4", ao lado do Centúrias, Salário Mínimo e A Chave do Sol, realizado no ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras. Wagner então se dedicou ao Direito. Ex-diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), se destacou na Divisão Antissequestro do Deic e atualmente era delegado seccional do Centro (Decap).
O Abutre, por sua vez, retomou atividades para um evento comemorativo, "SP METAL - 30 ANOS", realizado em julho de 2015 no SESC Belenzinho. Na ocasião, foram acompanhados pelo vocalista Ramon Risso, substituindo Wagner Giudice, e com a presença de mais um dos irmãos, o guitarrista Adriano Giudice - membro do Centúrias na época do EP "Última Noite" (1986). Esta formação voltou aos palcos no último dia 6 de agosto, no evento "SP Metal Revival", realizado no Manifesto Bar (SP) e que contou com a presença do Salário Mínimo e Vírus. Wagner estava entre os presentes no público. "No filme/documentário 'Brasil Heavy Metal' eu falei justamente do Abutre, em especial da música 'Quando o Fogo Começa a Arder', que vi pela primeira vez ao vivo com Wagner Giudice pulando e detonando no vocal na Praça do Rock, no Parque da Aclimação", comentou Ricardo Batalha, redator-chefe da ROADIE CREW. "Sempre tive um carinho especial por esta música. Falei isso várias vezes para eles e para Wagner, que pude rever recentemente no Manifesto Bar durante o evento 'SP Metal Revival', em 6 de agosto último. Eu não segui no Direito, como Wagner fez de forma brilhante, se tornando uma autoridade respeitada e conhecida em todo o País. Mas eu segui no Heavy Metal e prometo que farei de tudo para que jamais esqueçam o nome dele. Rock, Rock, Rock!", completou Batalha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot


Tetsu Yamauchi, ex-baixista do Free e Faces, morre aos 79 anos
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial


