Tony Iommi: Falando novamente sobre fita gravada com o Led
Por Carol Maiden
Fonte: BIMM Institute Birmingham
Postado em 26 de maio de 2017
O mestre dos riffs demoníacos, Tony Iommi, será o "padrinho" de uma bolsa de estudos no BIMM Institute Birmingham, uma faculdade de música aberta em 2001, na Inglaterra. Uma bolsa de estudos equivalente a £20.250 será concedida a um jovem sortudo, cujo talento e criatividade serão avaliados.
Black Sabbath - Mais Novidades
A diretora-executiva da universidade, Dara Kilkenny, falou sobre a iniciativa de Iommi: "Tony nos concedeu a honra de dar seu nome a uma bolsa no valor de 20.250 libras para um estudante que poderá cursar qualquer disciplina de graduação".
Tony disse: "Música é algo fantástico. Você deve sim ir pra cima e estudar o máximo que puder. Acredite no que você está fazendo, trabalhe duro pra isso e ame o que faz".
Após anunciar oficialmente seu apoio à bolsa, Tony concedeu uma entrevista ao professor da universidade (que também é baterista do Orange Goblin) Chris Turner, falando sobre sua trajetória musical em geral e sobre sua carreira com o BLACK SABBATH. Iommi, que deixou realmente sua marca registrada na história do Heavy Metal, influenciando quase todas as bandas que vieram após o nascimento do Sabbath, conta sobre a grande influência dos filmes de terror na criação de seus melhores riffs.
"Éramos fascinados por filmes de terror. Geezer e eu costumávamos ir as sessões da meia noite no cinema pra ver os filmes. Um dia eu disse a Geezer 'Seria ótimo se pudéssemos escrever música para dar medo nas pessoas igual os filmes fazem'. E foi aí que tudo começou".
Falando sobre o som estrondoso do Sabbath, Tony Iommi falou sobre seus amplificadores Laney LA100BL e LA412 amp e os equipamentos vintage usados durante a gravação de seu primeiro álbum. Muitos tentaram 'recriar' esse som, incluindo o produtor Rick Rubin. "Ele trouxe alguns amplificadores Laney que eu nunca usei. Eu usei o Laney LA100BL, LA412. Só porque eles são vintage não significa que eles soam bem, mas ele estava tentando criar o som do amplificador antigo. O erro dele é que ele usava microfones modernos. Naquela época nós não tinhamos isso".
A pergunta que todos os alunos alí presentes durante a entrevista ansiavam por escutarem a resposta foi feita. "A tal fita gravada entre o Sabbath e o LED ZEPPELIN realmente existe? Isso realmente aconteceu?" e Tony respondeu: "John (Bonham e eu éramos bons amigos. Ele costumava me mostrar as coisas que ele escrevia e eu tocava também o que eu criava pra ele ouvir. Uma noite nós estávamos no estúdio, e eles chegaram. Estragaram nosso ensaio. John disse que iriamos tocar Supernaut, então começamos a tocar, e então começamos a inventar coisas. Eles mandaram bem. Essa fita existe guardada em algum lugar".
Comente: O quanto você gostaria de ouvir Iommi em uma jam com o Led Zeppelin?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps