Tony Iommi: Falando novamente sobre fita gravada com o Led

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carol Manzatti, Fonte: BIMM Institute Birmingham
Enviar correções  |  Ver Acessos

O mestre dos riffs demoníacos, Tony Iommi, será o "padrinho" de uma bolsa de estudos no BIMM Institute Birmingham, uma faculdade de música aberta em 2001, na Inglaterra. Uma bolsa de estudos equivalente a £20.250 será concedida a um jovem sortudo, cujo talento e criatividade serão avaliados.

Bruce Dickinson: A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?Veja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A diretora-executiva da universidade, Dara Kilkenny, falou sobre a iniciativa de Iommi: "Tony nos concedeu a honra de dar seu nome a uma bolsa no valor de 20.250 libras para um estudante que poderá cursar qualquer disciplina de graduação".

Tony disse: "Música é algo fantástico. Você deve sim ir pra cima e estudar o máximo que puder. Acredite no que você está fazendo, trabalhe duro pra isso e ame o que faz".

Após anunciar oficialmente seu apoio à bolsa, Tony concedeu uma entrevista ao professor da universidade (que também é baterista do Orange Goblin) Chris Turner, falando sobre sua trajetória musical em geral e sobre sua carreira com o BLACK SABBATH. Iommi, que deixou realmente sua marca registrada na história do Heavy Metal, influenciando quase todas as bandas que vieram após o nascimento do Sabbath, conta sobre a grande influência dos filmes de terror na criação de seus melhores riffs.

"Éramos fascinados por filmes de terror. Geezer e eu costumávamos ir as sessões da meia noite no cinema pra ver os filmes. Um dia eu disse a Geezer 'Seria ótimo se pudéssemos escrever música para dar medo nas pessoas igual os filmes fazem'. E foi aí que tudo começou".

Falando sobre o som estrondoso do Sabbath, Tony Iommi falou sobre seus amplificadores Laney LA100BL e LA412 amp e os equipamentos vintage usados durante a gravação de seu primeiro álbum. Muitos tentaram 'recriar' esse som, incluindo o produtor Rick Rubin. "Ele trouxe alguns amplificadores Laney que eu nunca usei. Eu usei o Laney LA100BL, LA412. Só porque eles são vintage não significa que eles soam bem, mas ele estava tentando criar o som do amplificador antigo. O erro dele é que ele usava microfones modernos. Naquela época nós não tinhamos isso".

A pergunta que todos os alunos alí presentes durante a entrevista ansiavam por escutarem a resposta foi feita. "A tal fita gravada entre o Sabbath e o LED ZEPPELIN realmente existe? Isso realmente aconteceu?" e Tony respondeu: "John (Bonham e eu éramos bons amigos. Ele costumava me mostrar as coisas que ele escrevia e eu tocava também o que eu criava pra ele ouvir. Uma noite nós estávamos no estúdio, e eles chegaram. Estragaram nosso ensaio. John disse que iriamos tocar Supernaut, então começamos a tocar, e então começamos a inventar coisas. Eles mandaram bem. Essa fita existe guardada em algum lugar".

Comente: O quanto você gostaria de ouvir Iommi em uma jam com o Led Zeppelin?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Black Sabbath"Todas as matérias sobre "Tony Iommi"


Batalha de Riffs: Led Zeppelin contra Black SabbathBatalha de Riffs
Led Zeppelin contra Black Sabbath

Black Sabbath: 35 anos do acidente de TrashedBlack Sabbath
35 anos do acidente de "Trashed"


Bruce Dickinson: A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?Bruce Dickinson
A esposa o traiu com Nikki Sixx, do Motley Crue?

Veja SP: show do Iron Maiden eleito como pior de 2009Veja SP
Show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"


Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

adGoo336