Vinil: Sony voltará a fabricar discos depois de quase 30 anos
Por Mário Pescada
Fonte: Estadão
Postado em 30 de junho de 2017
Desde 1989 que a Sony Music suspendeu a fabricação de discos de vinil no Japão. Agora, o mega conglomerado musical decidiu retornar à produção ali depois de quase 30 anos, possivelmente já a partir de março de 2018.
O motivo: a crescente vendagem que os bolachões estão tendo ano após ano em diversos mercados, ao contrário da venda de cd´s e downloads (só o streaming tem crescido). Só para se ter uma ideia, as vendas no Japão chegaram a cerca de 800 mil unidades em 2016, oito vezes mais que em 2010. No Reino Unido, as vendas de vinis no ano passado superaram às de música em formato digital.
Apesar de serem números animadores, eles ainda estão muito aquém dos registrados na década de 70, onde o Japão registrou a produção de quase 200 milhões de discos por ano!
A fábrica da Sony fica situada do município de Shizuoka, ao sudeste de Tóquio - hoje existe apena um fabricante em todo Japão, a Toyokasei. A ideia é trabalhar tanto com melodias japonesas populares, como com os últimos grandes sucessos.
Com o mercado aquecido, a Panasonic relançou recentemente a marca de toca-discos Technics e novos modelos da linha SL-1200, enquanto a Sony comercializa um novo modelo.
Comente: O vinil voltou pra ficar?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps